segunda-feira, 4 de julho de 2011

Curiosidades: A contagem no Ténis.


Como já perceberam este blog dá também algum destaque ao Ténis.
Uma modalidade que eu gosto muito e que o Schumi adora.

Sempre me perguntei o porquê da contagem dos pontos ser: 15 - 30 - 40.

Fui então à procura e encontrei duas respostas possíveis:

Quanto a contagem estranha do jogo (15-30-40-game), as primeiras notícias sobre isso nos esportes de raquete que deram origem ao tênis são de procedência medieval, baseando-se no sistema horário, através da utilização de relógios que ficavam próximos aos locais de jogo. Em 1876, tentou-se realmente padronizar a contagem do jogo de tênis, dividindo-se o games "em 4 partes iguais, fechando um círculo como no mostrador do relógio, ou seja: 15 para o primeiro ponto, 30, 45 e 60 para o quarto e último ponto do game", que correspondia a toda uma volta do ponteiro do relógio. Esta contagem foi usada no primeiro torneio de Winbledon, em 1877. Com o passar dos anos, para simplificar a contagem, substituiu-se o 45 por 40, talvez por ser mais fácil de se falar e ouvir e eliminou-se o 60, ficando apenas "game".

Fonte:www.lattinmedia.com.br



Antes das Regras Oficiais, quando o tênis era praticado dentro dos palácios ou nos vistosos gramados dos jardins, pela realeza européia, existia o seguinte:

. O primeiro ponto era sacado da linha de base, este sendo vencido pelo sacador, ela obtinha o direito de sacar o segundo ponto, 15 polegadas à frente. Vencendo este ponto, novo avanço de mais 15 polegadas, somado ao primeiro então teríamos 30 polegadas. Vencendo novamente ela vai à frente em mais 10 polegadas, totalizando 40 polegadas, do o sacador realizava o saque.

Então vejamos: Existiam mais três linhas o fundo da quadra, que só valiam para o serviço. A linha de base (fundo), outra linha à 15 polegadas, outra à 30 polegadas e mais uma à 40 polegadas.

Teoricamente, quem era o sacador obtinha uma enorme vantagem e dificilmente o seu serviço era quebrado.


Fonte:www.tenisdecampo.com

2 comentários:

  1. Interessante, talvez a 2ª resposta seja a mais credível mas as duas têm alguma lógica.

    ResponderEliminar
  2. também desconhecia o porquê de se utilizar "love" quando se quer designar zero:

    " Os estudiosos dizem que foi introduzido à linguagem do tênis por dois motivos: O primeiro deles é o fato de que se o jogador está com zero, significa que ele só joga por amor, em inglês Love. O segundo dele é o fato de na língua francesa, l'oeuf significar ovo, que parece um zero."

    ResponderEliminar