quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mourinho Vs Jesus


Ponto prévio, longe de mim querer comparar os 2 treinadores.

Um, Mourinho, é o melhor treinador do Mundo, sem qualquer dúvida, um líder nato!

O outro, Jorge Jesus, mais conhecido como Mestre da Táctica, sem dúvida o melhor treinador, de campo, que vi no Benfica, mas do mais arrogante que se pode ser e que no fim de uma época só não tem contra ele os jogadores que têm tanta pancada como ele, tipo Maxi, Javi Garcia e Coentrão.

Mas o que eu quero comparar é evolução das suas equipas.

Esta época vemos um Real Madrid completamente diferente, para melhor, nos confrontos directos com o Barça.
Vê-se que Mourinho procurou apetrechar a equipa de jogadores e de uma estrutura que lhes permita discutir palmo a palmo os jogos com o Barça.

Ok, perderam a Super Taça espanhola, mas nas 2 mãos não foi em nada inferior ao Barça.
O Barça tem aqueles 3 jogadores, Iniesta, Xavi e Messi que são do outro Mundo e que resolvem um jogo a qualquer momento, mas viu-se um Real Madrid muito mais competente em relação aos jogos da época passada.

E o que me faz confusão no Benfica e em Jesus, que, e fora de brincadeiras, percebe muito de bola, é que de um ano para o outro não se vê qualquer evolução ao nível táctico da equipa.

O Benfica continua a sofrer imensos golos, continua sem conseguir controlar o jogo, continua a jogar em velocidade o jogo todo, continua a estar a ganhar e a não conseguir "parar" o jogo, ou seja, dos defeitos identificados na época passada não se vê em nada um melhoria para esta época.
A única diferença é que esta época jogamos com Guarda Redes!!!

Enquanto nas equipas de Mourinho se vê evolução, já no Inter foi a mesma coisa, no Benfica de Jesus, descobriu-se a fórmula para o 1º ano e a partir daí, evolução, ZERO!!!
Para mim, parte da evolução táctica da equipa prende-se com uma coisa muito simples, jogar SEMPRE, mas SEMPRE com Witsel ou Ruben Amorim junto a Javi Garcia.

4 comentários:

  1. Assim de repente em 2 jogos oficiais o Madrid sofre 5 golos.

    Está de facto a evoluir, o ano passado sofreu os 5 num só jogo!

    ResponderEliminar
  2. ...e assim de repente em 2 jogos marcou 4, mais que em todos os jogos da época passada ;)

    ResponderEliminar
  3. desculpem lá, mas o real madrid contra o barça virou uma equipa de caceteiros, onde pepe e marcelo destacam-se dos demais sérgio ramos, alonso e até ricardo carvalho(quem diria) nos 2 jogos da supertaça.

    marcelo no bernabéu deu 2 entradas sem bola e cometeu um penalty escandaloso, também sem bola e não foi expulso de campo.e o cr7 ainda tentou "cavar" um penalty com o valdez:-)

    pepe ontem na 2ª parte foi um festival de cotoveladas sem bola e parece-me que no próximo encontro entre as 2 equipas, só expulsam alguém do real se este fizer uma entrada igual ou pior à de marcelo em fabregas, ou quiçá, alguém dê um tiro ou uma facada em algum jogador culé.

    a pergunta que não quer calar:quem pára este barça?
    sinceramente e independente de clubites, não vejo ninguém.
    talvez o sporting, segundo o visionário e iluminado carlos barbosa:-)
    cumprimentos.
    keith richards.

    ResponderEliminar
  4. keith richards,
    mas a questão é que o Mourinho faz o que pode para combater a supremacia do Barça.

    Para parar aquela equipa tem de se jogar no limite da agressividade, se não então coitados, levam baile os 90 minutos...

    E Mourinho faz o que pode, inventa tácticas, joga no limite e o que é certo é que já vimos 2 jogos muito mais equilibrados...

    Abraço

    ResponderEliminar