quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Benfica na champions! A evolução...

O Benfica venceu e convenceu esta noite.
Em termos de beleza e volume de jogo fez, quanto a mim, a melhor 1ª parte desde que o Jesus chegou ao Benfica. O Resultado foi 3-1, mas podia facilmente ter marcado 6 ou 7.

Quando se põe em causa a evolução do sistema de jogo de Jorge Jesus... E quando se diz que pouco ou nada melhorou em relação a anos anteriores, eu pergunto:

Não foi o jogo de hoje um espelho de uma evolução no sistema de jogo?

Apresentámos um sistema táctico diferente 4x2x3x1
Fizemos um jogo bastante forte defensivamente. E este sistema ajuda a que isso aconteça pois defendemos com mais gente.
Fomos pressionantes, fomos mandões, circulámos bem a bola e tivémos bastantes oportunidades de golo (contei umas 14 só na 1ª parte).

Mostrámos hoje que estamos preparado para jogar, e bem, com 2 sistemas tácticos.
Enquanto no passado apenas podíamos usar o 4x1x3x2.

Isto não é uma evolução?

Não ganhámos a uma equipa qualquer... ganhámos a uma equipa que tem um orçamento superior ao nosso, uma equipa que lutará pelo título na Holanda.

É verdade que na 1ª época de JJ sofremos poucos golos e para isso bastante contribuía o ramires que tinha características que faziam com que o Benfica defendesse com mais gente e consequentemente com mais segurança.

Na 2ª época não conseguimos colmatar bem a sua saída com um jogador de características semelhantes, por isso, e pela pouca segurança que o garda redes dava, sofremos bastantes golos, pois estávamos mais expostos.

Mas parece-me que há claramente uma melhoria grande esta época. Quanto mais os 2 novos defesas, capdevilla e garay, estiverem adaptados ao que pretende o treinador mais forte seremos, portanto tudo aponta para que continuemos a melhorar nesse aspecto.

Este Benfica convence-me.
Nolito, Witsel, Artur e Garay convencem-me.
O Plantel convence-me.
Os 2 novos reforços para o ataque Rodrigo e Nélson oliveira, convencem-me.
Este treinador convence-me, resiste no cemitério de treinadores, está pela 3ª época consecutiva no Benfica, coira rara na história do clube, e vai trilhando o seu caminho com vitórias, com qualidade, frustrando os milhões que o querem dali para fora.

Tenho grande fé numa boa época do Benfica.

23 comentários:

  1. Gravessen, percebi essa "indirecta" do sistema de jogo, mas eu apenas quis comparar a 1ª com a 2ª época e nisso digas e digam o que disserem não houve melhorias nenhumas.
    Quanto ao sistema táctico utilizado, o próprio JJ acabou de afirmar mais que uma vez que é o mesmo do ano passado, ou seja, 4-1-3-2.
    Sem dúvida que com Witsel a transição defensiva é executada de outra forma.

    ResponderEliminar
  2. Granda Jota Jota, és o maior.

    Gostei mais uma vez das declarações do mestre da táctica:

    "De relembrar que o Benfica vai estar COMIGO na Liga dos Campeões em dois anos".

    Mai nada Jota, TU é que conseguiste.

    CONTIGO é que nós fomos lá, duas vezes na Champions.

    Tinhas de ser TU a levar o Benfica à Champions, coisa nunca antes vista no Benfica...

    TU JOTA, SÓ TU JOTA...

    ResponderEliminar
  3. Quanto à evolução da equipa, não pude ver o jogo de hoje, em que tu deixas uma pergunta, pertinente aliás, gostava que me esclarecesses alguma dúvidas que tenho:

    Essa evolução táctica já tinha acontecido com o Feirense?
    E com o Gil Vicente?
    E com o Twente lá?

    Ou só aconteceu hoje?

    ResponderEliminar
  4. "Quando se põe em causa a evolução do sistema de jogo de Jorge Jesus... E quando se diz que pouco ou nada melhorou em relação a anos anteriores, eu pergunto: "
    shumi, não foi nenhuma indirecta, foi bastande directo até... eu acho que estamos melhores.

    Shumi há 2 coisas distintas. sistema de jogo e sistema táctico são 2 coisas diferentes.

    O JJ diz que o SISTEMA DE JOGO se mantém e isso é verdade. As ideias dele, a forma como defende, ataca e pressiona alto é a mesma dos outros anos. As ideias sãos as mesmas pode é faze-las de maneiras mais eficiente ou nao.

    Já o SISTEMA TÁCTICO neste jogo foi diferente e este tem a ver com o posicionamento dos jogadores mas não impede que o sistem de jogo seja o mesmo das outras épocas.

    Foi isto que ele quis dizer aos jornalistas...

    ResponderEliminar
  5. "Quanto à evolução da equipa, não pude ver o jogo de hoje, em que tu deixas uma pergunta, pertinente aliás, gostava que me esclarecesses alguma dúvidas que tenho:

    Essa evolução táctica já tinha acontecido com o Feirense?
    E com o Gil Vicente?
    E com o Twente lá?

    Ou só aconteceu hoje?"

    Essa evolução não se consegue de um dia para o outro, ainda depende da adaptação dos mais novos ás ideias do treinador.

    Com o Gil Vicente voltámos a ter o memso problema da época passada e que já referi. Jogámos com 5 homens de ataque e que pouco defendem NOLITO, GAITAN, AIMAR, SAVIOLA, JARA...
    COm o Feirense a equipa não fez um grande jogo.

    Mas lá com o Twente tal como na 2a parte contra o Arsenal ou na pre da champions com os turcos, no jogo fora, notaram-se alguns diferenças fruto da evolução no sitema táctico.

    De uma coisa podes ter a certeza o Jota Jota é mesmo o maior... o fanfarrão do Co adriense dizia que era mais forte que o Benfica, e olha o que ele disse hoje:

    "A qualidade do Benfica foi superior. Não perdemos contra uma equipa qualquer, perdemos contra uma grande equipa.Se tivesse começado mais tarde ao ataque, ainda tínhamos sofrido mais golos. Esta vitória foi mérito do Benfica, foram mais rápidos, pensavam o jogo mais rápido, reagiram bem e foram superiores", disse."

    "«O Benfica é uma equipa muito completa, com excelentes jogadores. Mereceu o apuramento, com toda a certeza. Gosto da maneira como joga, e mesmo estando do lado derrotado, tenho de reconhecer que foi um belo espectáculo."

    a 1a parte do Benfica hoje foi um hino ao futebol.

    ResponderEliminar
  6. bem me parecia... que tanta evolução táctica não podia ser apreendida em tão pouco tempo...com o Feirense os jogadores ainda não tinham aprendido tudo.

    Daí talvez o post do Schumi... digo eu!

    Quando um adepto do Benfica que vê a sua equipa investir como nunca, com o melhor treinador de sempre, e nas 2 primeiras jornadas contra equipas que acabaram de subir de divisão vê um empate e uma vitória sofridíssima, é natural que se pergunte pela tal evolução táctica, penso eu de que...

    ... pode ser que sim, que a partir de hoje a equipa tenha percebido bem o que é que o Mestre da Táctica pretende.

    ... E realmente esse Co Adriense é um fanfarrão de primeira, pode ser que tenha aprendido a ser um pouquinho mais humilde com o Jota.

    ResponderEliminar
  7. O Benfica fez, efectivamente, um grande jogo. A Equipa equlibra-se muito melhor com Witsel em campo, com e sem bola. Tenho pena é que para isso seja o Saviola o sacrificado.

    Não há nenhuma Equipa na Europa que jogue com uma Dupla Atacante; 1 Dez puro e 2 Extremos que só vão para a frente, nenhuma e esse era o Esquema do SLB desde que perdeu Ramires. Agora, com Witsel, ainda por cima a ocupar uma Posição mais Central do que a do Ramires, as coisas serão bem melhores. Hoje já se viu a Equipa a recuperar a Bola a 20 metros da Área adversária!!!

    ResponderEliminar
  8. Mas ó Tryni, somos nós que somos muito espertos e ele muito burro?

    Não me parece...

    Toda a gente vê que o Benfica não pode jogar apenas com Aimar e Javi Garcia no meio.

    Para ganhar ao Feirense dá, à rasquinha mas dá, agora em jogos mais equilibrados alguma vez se pode jogar com 2 extremos e 2 avançados?

    ResponderEliminar
  9. "... E realmente esse Co Adriense é um fanfarrão de primeira, pode ser que tenha aprendido a ser um pouquinho mais humilde com o Jota."

    Eu sei que nºao achas o JJ humilde mas pelo menos não disse que era melhor que o Twente, nem disse que era favorito, como fez o Co Adriense...

    Enquanto tiver o prazer de ter o JJ no benfica, estou-me pouco a lixar se é mto ou pouco humilde... para mim é o maior e faz-me feliz por meter o benfica a dar espectáculo como eu nunca tinha visto...

    ResponderEliminar
  10. Então fico sem perceber o teu azedume com a falta de humildade dos outros...

    Ou só o Jota, o grande Jota é que pode ser fanfarrão?

    Pimenta no cu dos outros é refresco...

    ResponderEliminar
  11. azedume?

    Comentei um facto, o JJ foi sempre cauteloso a falar do twente, o Co Adriense disse que era melhor e era favotiro... É só isso.

    Mas por falar em azedume... eu não percebo é porque é que até na hora da vitória e depois do Benfica ter feito um hino ao futebol tem de existir azedume contra o nosso treinador.

    o Futebol é lixado. No Braga e na 1a época do Benfica era um Deus, hoje em dia é como a burra do cigano, tudo é pretexto para dar porrada na coitada da burrinha...

    ResponderEliminar
  12. Mas foi preciso mais de uma época para o mestre da táctica ter alterado o sistema táctico?
    Acho que TODA a gente já tinha percebido que aquele sistema não nos levava a lado nenhum, principalmente com as características de jogadores que tinhamos.
    Acho que o problema foi que Jota Jota em vez de ter visto DVD's das ligas mexicanas e do Uruguai, andou a ver DVD's dos anos 50. Aí sim jogava-se em 4x1x5, que foi como o Benfica jogou a época passada.

    ResponderEliminar
  13. shumi dá um cadinho de descanso ao homem....

    pelos vistos a época passada ele acahva que não tinhas jogadores com características para jogar de forma diferente...

    Agora é fácil dizer que witsel é bom mas eu bem me lembro das criticas feitas à direcçao por ter ido buscar mais um médio por 7.5 milhões.

    Eu acho que em determinados jogos e contra determinadas equipas, podemos jogar com 2 na frente e isso vai acontecer algumas vezes esta época.

    ResponderEliminar
  14. "o Futebol é lixado. No Braga e na 1a época do Benfica era um Deus, hoje em dia é como a burra do cigano, tudo é pretexto para dar porrada na coitada da burrinha... "

    Mas Gravessen isto não tem nada a ver com bater ou deixar de dar porrada. O JJ é o melhor treinador que passou pelo Benfica que eu tenha visto mas após uma época como a passada não tem que se andar a vangloriar que ELE é que levou o Benfica à Champions 2 vezes.
    Qdo tenho que elogiar elogio mas JJ quer queiram quer não na época passada também errou e muito.

    ResponderEliminar
  15. Tem a ver que é fácil dizer mal, e difícil dizer bem...

    ele diz o que diz para se proteger, e faz bem em defender-se dos milhões que o criticam todos os dias...

    ResponderEliminar
  16. Mas quer dizer que agora se tivermos 3 anos sem ganhar com o JJ, não podemos criticar algo que parece óbvio porque nos deu o título em 2010?
    Então sendo assim, ainda o camacho era treinador do benfica. Fez 2 épocas RAZOÁVEIS com uma taça.
    Já disse que é o melhor treinador que vi no Benfica mas os benfiquistas que metam na cabeça que o Jota Jota não é eterno e não fica cá eternamente, por isso aqueles que dizem que por haver criticas o "estamos" a mandar para o porto não têm fundamento nenhum.
    Por mais anos que Jorge Jesus fique no Benfica tenho quase a certeza que ELE ainda irá treinar o porto.

    ResponderEliminar
  17. Podes críticar o que quiseres...

    Se fosses adepto do Arsenal ou do man utd já tinhas despedido os treinadores quantas vezes?


    Se tiver 3 anos sem ganhar? lol ainda so teve um... Já falas em 3.

    Fiquem desansados que caso não sejamos campeões vai o Jesus e o Veira embora...

    já enjoa sempre a mesma conversa, é os erros, é a forma como fala, é porque inventa é porque tem o cabelo branco é porque masca pastilha. É porque os jogadores não gostam dele. (mas continuam lá todos e cada vez jogam melhor)

    É porque é arrogante, é porque é o mestre. Já me custa ler e ouvir sempre o mesmo.

    No fim da época há eleições e ele cumpre o 3º ano como treinador, custa assim tanto esperar... fazer força para que tudo corra bem e no final avaliar?

    ResponderEliminar
  18. Mas alguém está a despedir o Jorge Jesus?

    Eu falei dos 3 anos como uma forma de dizer que ninguém é imune a críticas e volto a repetir que o sucesso do JJ é o "meu", "nosso" sucesso. É o sucesso do Benfica e é isso que eu quero!!

    Em relação ao Arsenal e United, estás a comparar com realidades distintas que é o futebol inglês e os outros.
    Se fosse por aí também podia comparar com o Bayern. Van Gaal fez a dobradinha e foi à final da Champions em 2010. O ano passado fez uma época miserável e o que Bayern fez?

    Agora o que quero é que ele ganhe e qdo ele ganha é o BENFICA que ganha!!

    ResponderEliminar
  19. O que o Bayern fez era o que Benfica fazia antigamente todas as épocas! E que todos criticavam.

    E... não o faz agora porque não consegue! porque o treinador é tão bom, e o seu trabalho é tão bom que não conseguem despedi-lo.

    Eu também não concordo com tudo o que o JJ faz. ontem tinha medito o saviola mais cedo por exemplo... e em outros jogos tinha feito coisas diferentes.

    Mas quem tem categoria para lá estar, quem está habilitado para isso, e quem tem de comandar a equipa é o JJ.

    Mas lá por não concordar com alguns coisas, não vou andar constantemente a enxovalhar o homem, a falar da sua personalidade, a questionar todas as suas opções... A falar com desdém daquele que é o meu treinador.

    ResponderEliminar
  20. O problema não foi não termos ganho quase nada! O problema foi termos sido ENXUVALHADOS" pelo PRCOS lá de cima. 5-0 no Dragão; Eliminados da Taça na Luz trazendo uma vantagem de 2 golos lá de cima, afastados duma final europeia por um Braga que nunca tinha chegado a uma 1/2 final, início de Época apática (depois de uma Época a 200 à hora, etc etc etc!!!

    ResponderEliminar
  21. isso é tudo verdade Tryini. Veremos como é este ano.

    O mourinho também foi enxovalahdo pelo Barça e continua lá... sem ter de ser enxovalhado pelos próprios adeptos.

    ResponderEliminar
  22. O Mourinho foi enxovalhado pelo Barça num só jogo e ponto final. Ganhou a taça a eles e não ficou a 21 pontos do 1º. Na Champions perdeu nas meias para o mesmo Barça, com alguma infelicidade no 2º jogo.
    É totalmente diferente!

    A grande diferença é que o Mourinho no fim da época disse que foi uma má época e JJ veio perguntar há quantos anos o Benfica não ia às meias da taça e meias da UEFA. Ou seja, para ele parece que foi uma boa época...

    ResponderEliminar