terça-feira, 17 de novembro de 2009

Paulo Sérgio e o actual Benfica

Gosto muito do actual treinador do Vitória de Guimarães. Paulo Sérgio tem um discurso que me agrada bastante e gosto das equipas que ele treina. Em relação ao Vitória penso que é notória a melhoria da equipa desde a sua chegada.
Mas o que me leva a "postar" sobre o Paulo é a sua recente apreciação ao actual Benfica. Diz ele que o grande mérito do Jorge Jesus e a grande melhoria do Benfica desta época para o Benfica da época passada, ao contrário do que a maioria pensa, não é a maneira como a equipa ataca mas sim a maneira como defende. E quanto a mim tem toda a razão.
A grande diferença deste Benfica para o Benfica, não só do ano passado mas dos últimos "n" anos, é a forma rápida como recupera a bola. Só desta maneira é possível massacrar os adversários que têm ido à Luz. Eles não conseguem fazer 3 passes seguidos, são imediatamente abafados. E desta maneira vão ficando cada vez mais atrás, cada vez mais sem profundidade no seu jogo, e quando a procuram saiem normalmente com poucos homens, o que os leva a jogadas inconsequentes.
Penso que um dos principais motivos que leva a que o Benfica recupere rápido a posse de bola é a maneira como joga ofensivamente. As jogadas normalmente envolvem vários jogadores num curto espaço, o que leva a que quando a equipa perde a bola haja muitos jogadores naquela zona para a recuperar. Juntando esta situação a um bom posicionamento da restante equipa faz com que a equipa esteja equilibrada para recuperar a bola rapidamente.
O Paulo Sérgio ao perceber isto mostra que está atento e que percebe o actual Benfica, e prevejo um jogo bastante difícil frente ao Vitória.

2 comentários:

  1. http://www.fintaeremata.com/os-10-primeiros-jogos-de-jesus/

    - ACONSELHO UMA VISTA DE OLHOS :) SLB FOREVER...venha quem vier, vamos seguir o nosso caminho!!! Vitória atrás de vitória em busca da Glória(Campeonato)...

    ResponderEliminar
  2. és muita forte a falar sobre futebol. Gostei mto

    ResponderEliminar