domingo, 8 de novembro de 2009

Ser grande...

Na sequência da crónica de Rogério Azevedo fiquei eu próprio a pensar como se pode definir "um grande".
E para a grandeza de uma instituição, neste caso de um clube, o que realmente conta é o peso que tem na sociedade. E este peso ganha-se, ganha-se com história, ganha-se com vitórias, ganha-se com o saber reagir a derrotas, ganha-se com grandes jornadas europeias, ganha-se com a história individual dos seu grandes jogadores e ganha-se sobretudo com o respeito das pessoas.
E em Portugal realmente só Benfica, Sporting e Porto preenchem estes requisitos.

Claro que o Benfica se destaca dos seus dois rivais. Porque o Benfica tem a capacidade de mobilizar não só os seus milhões de adeptos como de mobilizar os seus anti-adeptos, ou seja tem a capacidade de mobilizar o país. Tem por isso a capacidade de monopolizar as primeiras páginas dos jornais desportivos e a de abrir telejornais. Qualquer notícia sobre o Benfica vende.
Não esquecendo que o Benfica vem do maior período de crise da sua história, mostrar esta capacidade nesta altura só mesmo à altura de um GRANDE clube.

Não é por acaso que Paulo Bento disse que o Sporting tem de deixar de ter complexo de inferioridade em relação ao Benfica. Que para mim é o maior pecado do Sporting. Clube que eu aprendi a gostar e a respeitar. A minha familia é toda sportinguista, excepção feita ao meu pai e a um tio, o resto é tudo lagarto. Em miudo ía muitas vezes a Alvalade, tinha a sua mistica. Mas com o passar dos anos foi perdendo carisma, os adeptos passaram a ser muito mais anti-Benfica do que propriamente sportinguistas, passaram a ser mais pelo Porto e o clube foi perdendo identidade.
Para os sportinguistas desde que a equipa acabe à frente do Benfica está tudo bem, e foi esse "está tudo bem porque ficámos 4 anos à frente do Benfica" que lhes está a custar, provavelmente, das piores épocas de sempre.

Em relação ao Porto, é um clube grande, não duvido, pelos seus recentes êxitos, mas é o único clube que eu não consigo respeitar.
É um clube que está onde está com base na corrupção, com base na violência, com base numa mentalidade do "está tudo contra nós" e com base num anti-benfiquismo primário.
Aínda hoje assisti à vitória do Maritimo contra o Porto, um jogo em que o Porto jogou NADA, ZERO. O que é que os comentadores da SportTv disseram sobre o Porto? NADA,ZERO. Se fosse o Benfica a fazer o jogo que o Porto fez, não demorava 5 minutos, começava no guarda-redes e só parava no Jorge Jesus, "rasgavam" tudo e todos, começavam logo a pôr em causa tudo o que foi feito.
Pergunto, porquê a diferença de tratamento a um jogo do Benfica e do Porto?
Penso que todos nós sabemos....

1 comentário:

  1. :) faço tuas as minhas palavras. O F.C Porto é também o único clube que não respeito.

    Pela forma como estão no futebol e pela forma como tentam, a todo o custo, prejudicar e envergonhar o benfica.

    abraço

    ResponderEliminar