domingo, 8 de novembro de 2009

Apenas 8 campeonatos desde 1958!!! Por Rogério Azevedo ("A Bola - 08/11/2009")

Ganhar duas taças e duas supertaças é muito ou pouco? Se for o FC Porto é normal, se for o Benfica recente é anormal, se for o Sporting recente é normalíssimo. E ganhar três campeonatos nos últimos 30 anos? Se for o FC Porto é muuuuuito mau, se for o Benfica é muito mau, se for o Sporting é normal. Isto tudo para chegar onde? Ao seguinte: o Sporting ainda é um clube grande? Ou, por outras palavras, como se mede a grandeza de um clube?

Se for por pelo número de sócios, o Automóvel Clube de Portugal é forte candidato a ser grande. Mas não é. Ou seja, não basta ter muitos sócios, como Benfica, FC Porto e Sporting, para um clube ser grande. Riquíssimo passado? Sim, é uma perspectiva interessante. Deste modo, porém, os únicos veradeiramente grandes seriam Benfica e Sporting, pois, o FC Porto só começou a ganhar a sério há 30 anos. O peso do passado na grandeza de um clube tem, pois, de ser relativizado.

Falemos, então, de passado recente, presente e futuro. Reduzamos o passado recente a, digamos, 20 anos, ok? Quantos campeonatos ganhou o Boavista nas duas últimas décadas? Um. E o Sporting? Dois. E o Benfica? Três. E o FC Porto? Catorze. Por aqui, o Boavista teria de estar ao nível dos chamados três grandes e, como se sabe, não está. Falemos do futuro: o FC Porto continua estável ao mais ao alto nível, o Benfica mostra grande poder de voltar a ter a força que já teve.

Então e o Spo‌rting, é ou não grande? Claro que sim. Mas, para isso, teremos de falar talvez de atletismo e não de futebol. Quem ganhou oito campeonatos desde 1958 não é verdadeiramente grande.

Sem comentários:

Enviar um comentário