quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Carrega Benfica!!

Volto a escrever sobre o Benfica-Naval.
Este jogo só foi possivel ganhar pela qualidade dos jogadores e do seu treinador. O treinador por aquilo que idealiza, e os jogadores pela execuçao do plano traçado. Isto em termos teóricos seria perfeito e todas as equipas funcionariam, inclusivé as do Luis Campos. No entanto existe uma série de factores aleatórios que intervém neste processo. A qualidade do adversário, a sorte ou azar no jogoo, por vezes o apitador, factores climatéricos etc, etc.
No entanto este ano existem 2 outros factores a ter em conta na análise ao Benfica: os seus adeptos e o querer dos jogadores.
Normalmente um jogador faz a diferença pela sua qualidade técnica. Nem todos sao um Carlos Secretário (felizmente) mas também nao há muitos Pablos por aí. Entao onde está a diferença? No querer. Em futebol, como na vida, “Vale mais quem quer do que quem pode”. Por isso aplaudo e vibro com os cortes e chega pra lá do Javi Garcia, com as arrancadas da nossa defesa do David Luiz, com a garra do Ramirez, com a autoridade do Luisao, com a entrega total do Maxi durante 180 minutos caso fosse necessário. Porque estes contagiam os artistas, desde os Magos até ao Matador Implacável do Paraguai! E assim com este espirito e determinaçao sofremos mas ficamos em campo mais perto de atingir os nossos objectivos.
O outro aliado sao os adeptos. O adepto do Benfica já passou por muita coisa. Muito sofrimento que nem vale a pena recordar. Eu falo por mim. Cheguei a fazer muita asneira com as derrotas, a provocar muita algazarra simplesmente porque nao se ganhava. Mas este ano tudo está diferente. Ficámos encantados com a constituiçao do plantel. Com o discurso ganhador do Treinador, um discurso á Benfica e que já nao ouvíamos há muito. Por isso e com o aparecimento dos primeiros jogos passámos a dobrar o encanto. Sabem o que me custa passar o tempo de um jogo até ao outro? E quando temos um momento difícil em campo respondemos de fora para dentro. No final do jogo com o Marítimo só se lamentou a finalizaçao, porque jogámos e criámos muitas oportunidades. Nao ouvi lamentos em relaçao a atitude ou em relaçao á qualidade do futebol apresentado. Mas onde senti a diferença foi com o Nacional e com a Naval. Com o Nacional após o golo deles o público só descansou depois de desfazermos a igualdade, e dado a rivalidade entre treinadores cada golo era festejado com muito vigor. No jogo de segunda foi onde pela primeira vez parecia que nao conseguiamos chegar lá. Nao posso deixar de referir o David Luiz instantes antes do golo a pedir apoio ao público, o Ruben Amorim caído no chao como um guerreiro vitorioso depois de uma batalha vitoriosa, o sofrimento do Rui Costa no Túnel á espera que o jogo acabasse. Mas o encanto é esse o público puxa a equipa, e a equipa atinge os objectivos.
Ou estou muito enganado ou estamos a renascer a famosa mística do Benfica?
P.S. Sabem que só jogamos daqui a 2 semanas?????!!!!

2 comentários:

  1. É verdade prezado Benfiquista estive no estádio e constatei que os adeptos estão com a equipa mesmo sendo um jogo em que o zero a zero persistia o público da Luz não arredou pé e apoiou sempre o Benfica, é caso para dizer que valeu a pena. A jogar assim vai ser dificil tirarem-nos pontos, a menos que apareçam por aí os apitadores do sistema.Até ao momento só posso dizer bem de tudo o que foi feito, a SAD tudo apostou para que o Benfica tenha sucesso.
    Esperemos pelas cenas dos próximos capitulos, mas estou confiante.

    ResponderEliminar
  2. Granda post velho!!! É isso mesmo que dizes, actualmente vão sempre mais de 40 mil à luz com o intuito de ajudar, de icentivar, de puxar pela equipa. E assim somos MUITO mais fortes.

    Carrega Benfica!!!!

    ResponderEliminar