quinta-feira, 30 de maio de 2013

Para ti Jorge

Nunca é demais repetir que para mim Jorge Jesus é claramente o melhor treinador que eu vi no Benfica.

Dito isto, Jesus comete para mim um grande erro na escolha do modelo de jogo para o Benfica.
O 4-4-2 da 1a época, com 2 alas em que 1 era Ramires, e em que o 2º avançado era um Saviola motivado e com uma grande leitura onde e como jogar entre linhas entrou a matar, ainda assim e se nos lembrarmos dos "jogos a doer"(porto no dragão, Braga na pedreira,Alvalade e em Liverpool)  dessa época não foram famosos.

Jesus continua a apostar neste esquema, agora com um Super Matic e um Super Enzo Perez, sendo estes os 2 jogadores basilares deste modelo de jogo.

E aqui residem para mim 2 problemas.
O primeiro é que com este modelo de jogo não há no Benfica quem consiga substituir quer Matic quer Enzo. 
Mais, temos ainda jogadores como Carlos Martins e Pablo Aimar sem qualquer espaço para jogar neste sistema.
Carlos Martins é jogador de SelecçãoNacional, se está no Benfica tem de ser uma mais valia.
O Carlos foi crucificado com o Estoril, mas para mim foi mais vítima que culpado.
Porquê?
Porque o Carlos tentou a todo o custo fazer de Enzo, e jogou o jogo todo em sofreguidão, tentando fazer mais que aquilo que podia.
Resultado, ao ver o Campeonato a ir pelo cano abaixo com o Estoril e sendo o Carlos daqueles que gosta de ganhar, cometeu um erro. 
Mas para mim, o erro maior foi de Jesus, que não percebeu que o Carlos não é o Enzo, com a agravante de a equipa estar morta, e haver pouca entreajuda nesse jogo.
Pablo Aimar não pode ser a nova foca do Benfica, que entra, faz uns malabarismos e a malta aplaude. 
O Benfica de hoje não se pode prestar a isto. 
Ou Aimar está bem fisicamente e é uma mais valia ou tem de ir embora. Mas para Aimar jogar, a equipa tem de ser construida em volta de Aimar, para tirar tudo o que o Mago ainda tem para dar.

O segundo problema, é que jogando 80% dos jogos neste sistema,chega aos "jogos a doer" e tem de mudar, porque Jesus já percebeu que com equipas fortes não pode jogar com apenas 2 jogadores no meio,jogando ainda com 2 alas. 
E ao mudar descaracteriza a equipa, e uma equipa descaracterizada em jogos imporantes está mais perto do insucesso que do sucesso.

Se eu fosse Jorge Jesus e ficasse no Benfica só tinha um caminho a seguir, preparar um modelo de jogo onde fosse mais fácil fazer permutas de jogadores, e um modelo de jogo virado para ganhar ao....porto.
Sim, temos claramente de começar a pensar assim.
Nós Benfica, temos de ter uma identidade ao longo de toda a época, e uma identidade que a qualquer momento possa ir jogar ao dragão, ou a Alvalade, ou a qualquer equipa da Champions para GANHAR.

Se assim for e com tudo o que Jesus sabe de Futebol não tenho dúvidas que estaremos muito mais perto do sucesso!!!


1 comentário:

  1. Boa sintese. O Jesus é dos melhores treinadores do mundo, porém carece de uma estrutura de protecção, a única caracteristica que deveria ser copiada do modelo do Porto. É inaceitavel o desgaste que o Jesus sofreu ao longo da época ao dar o peito às balas, não esquecendo também a vergonha que se tem passado nestes últimos dias em que parecem existir diferentes vozes de comando dentro do clube.
    Espero que o Vieira resista às pressões e arrume rapidamente a casa, estou farto de ver comentadores da treta na tv a minarem o clube de que deviam estar a defender.

    ResponderEliminar