terça-feira, 12 de outubro de 2010

A importância dos "outros"


Como já devem ter reparado os seguidores deste blog, tive direito ao meus 15 minutos de fama.
Com um jogo conseguido frente ao Braga fui o destaque da equipa do 1º Dezembro para a maioria dos jornais desportivos.
Durante o dia de ontem não pude deixar de pensar no assunto e na relevância que ele tem para mim.
A conclusão a que cheguei é que sou hoje o mesmo jogador, um entre milhares que jogam na 3ª divisão nacional, que era antes do jogo, ou seja, um jogador banal.
Não vai dar esta exibição para outros voos, pois a idade não perdoa e do 1º Dezembro só sairei para o sofá.
Então afinal para que serviu a boa exibição e o reconhecimento dos jornais?
Simples.
Para puder partilhar o momento com o meu pai que me segue desde sempre, jogando eu no Benfica, no Real, no Loures, em Porto Mós, em Pinhal Novo, jogando eu na 2ª Divisão Nacional, jogando na Distrital ele está e estará sempre presente.
Para puder partilhar o momento com a minha mãe e a minha irmã que mesmo não indo fisicamente a todos os jogos estão sempre comigo.
Para puder partilhar o momento com a minha linda Mulher que me acompanha há 12 anos e que está sempre presente ao lado do Zé.
Para puder partilhar o momento com os meus tios que sempre me acompanharam e que sempre se preocuparam comigo.
Para puder partilhar o momento com os meus amigos, que fizeram questão de mostrar todo o seu carinho.

Por isso, nada disto teria importância alguma se não fossem os "outros".
A esses, aos "outros", dedico-lhes os meus 15 minutos de fama.
Com uma dedicatória especial para o meu pai, que foi muitas vezes a razão para eu já não ter abandonado o futebol.

Abraço

8 comentários:

  1. Comento porque:
    1 - Sou natural do Concelho de Sintra.
    2 - Fui visita/cliente assíduo da Periquita e conversava bastante com um à altura jovem como eu, que percebi há pouco ser Presidente do 1º de Dezembro.
    Do seu nome já não me lembro.
    3 - Tenho um filho com 26 anos que foi campeão distrital de Évora como ponta-de-lança do Atlético de Reguengos, em iniciados, e que mais tarde jogou em equipas da 1ª distrital de Beja.
    E que poderia ser hoje um ponta-de-lança jeitoso não fosse a chatice dos treinos, que abominava.
    A sua alcunha era o "Karadas" embora o tenha visto marcar golos que o original teria dificuldade.
    Já jogámos juntos futsal.
    Isto para dizer que por uma razão ou outra muitos jovens poderiam ter tido melhores carreiras tivessem eles aproveitado melhor as oportunidades ou elas os tivessem aproveitado a eles.
    Interessa é que vivamos a vida (gosto dessa cumplicidade com o "velho") e que façamos o que gostamos.
    Felicidades para nós e para o Glorioso!

    ResponderEliminar
  2. =) Gostei muito do post...não só pela parte que me toca..mas também pela sinceridade e verdade que remetes para resumir aquele dia 10 de Outubro, o que ele te trouxe e de como o encaras... o que evidencia a tua caracteriastica mais marcante...a Humildade.

    Joana Cunha

    ResponderEliminar
  3. No futebol como na vida existem mistérios dificeis de explicar. Um dos mais flagrantes para mim é a tua carreira. Nunca vi um jogador como tu. Tecnicamente, tacticamente perfeito. Tinhas tudo para uma carreira bem diferente. Raramente vi um mau jogo teu. Muitas vezes perguntavam-me: mas vais ver o Real? O Loures? Nao, vou ver o Ricardo!
    Nas férias de verao tinhamos o costume de participar em alguns torneios de futsal. Acho que era apenas um pretexto para poder ser o teu mister(ahahahah) Mas nesses torneios tinhamos sempre um prémio garantido: o melhor jogador do torneio! Além de muitas vitórias nesses jogos partilhamos estórias que ainda hoje nos arrancam muitas gargalhadas, e cumplicidades que nunca esqueceremos!
    Mas na vida mais dificil do que o que nao fizemos é o que nos arrependemos de nao ter feito! Isto para dizer que na minha opiniao decidiste quase sempre bem o rumo da "coisa"!! Nao jogaste na Champions mas nao conheço ninguém que tenha jogado contigo e fale mal de ti. Antes pelo contrário já várias vezes vi e ouvi ex-colegas a porem-te no céu! Por outro lado tens uma familia e uns amigos com os quais contas e que também estao sempre contigo(com isto merecia que me pagasses o red pass)!
    Agora digo-te uma coisa: o campo do Real (principal) com chuva e vento era dose!!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Cunha,

    infelizmente não pude ir ao estádio para assistir ao jogo mas para mim és e serás sempre um grande amigo quer jogues bem ou mal, quer estejas alegre ou triste. A tua humildade, a forma como te apresentas perante a vida entre outras qualidades devia ser exemplo para muitos.

    tenho sorte (leia-se orgulho) em ser teu amigo :)

    grande abraço
    Toni

    ResponderEliminar
  5. Nem sei que dizer...

    Aquilo que escreveste (e escreves) és mesmo TU! E sei que pensas mesmo assim! São os tais 12 anos... lol ;)

    "Aqueles 15 minutos" foram para TI e para NÓS, e a ti um grande OBRIGADA por os teres proporcionado!!! Não só estes 15 minutos, mas todos aqueles que jogaste, de uma forma entusiasmante e contagiante, o teu futebol...

    Tenho um orgulho enorme em ver-te jogar. Quase sempre com o coração bem apertadinho, e no final uma dor de cabeça terrível... mas quando chegas ao pé de mim, vem contigo a recompensa dos 90 minutos "sofredores" da semana, e tudo fica bem...

    Beijo enorme, AMO-TE MUITO!
    Ana Sara
    Beijo enorme

    ResponderEliminar
  6. Ana Sara Cunha,
    A ti só te tenho a dizer isto

    http://www.youtube.com/watch?v=U_t5vR1U9AU&p=E99BBA2D1D004BDA&index=18&playnext=7

    ResponderEliminar
  7. juro que nao sei que dizer ou escrever mas tenho uma certeza foste o + injutiçado jogador q eu conheço como é possivel nunca teres jogado na 1ªdivisao incrivel á nao fui ver mas garanto que na minha caminhada só pensei no mal que estavas a fazer aos jogadores do braga lembraste dos jogos que perdias comigo e o bébé?e tu e o teu pai zé tinham que ter paciencia lol foi bom porque te deu estaléca força kaku ainda és o melhor

    ResponderEliminar
  8. Ahahaha,
    lembro-me é das tareias que eu e o Zé dávamos a ti e ao Bébé, lolol. Então no fute-vólei era para rir.
    Um grande abraço Palokas ;)

    ResponderEliminar