sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O doping no desporto

Sendo um fim de semana sem Benfica e com os jogos da nossa Selecção não deixei escapar uma noticia que não tendo a ver com o nosso Benfica, mas fala de Desporto em geral.

Gosto praticamente de todo o tipo de desporto, e custa-me ouvir inúmeras notícias sobre cada vez mais o uso de substâncias dopantes. Existem desportos onde isso é mais visível, mas não tenhamos dúvidas, em todos os desportos existe o uso do doping.

Vem isto a propósito das últimas notícias de... ciclismo, pois claro. Como amante deste desporto cada vez mais abalado relativo a essas situações tivemos na mesma semana o controlo positivo do vencedor do Tour e do 2º colocado na Vuelta, ou seja, em duas das 3 principais provas de ciclismo do mundo.

Bernard Kohl (3º colocado do Tour 2008, excluído mais tarde pois acusou doping) deu recentemente uma entrevista em que diz:
"O Tour são 3.000 quilómetros. O equivalente a escalar o Evereste quatro vezes. Sem ajuda é impossível ganhar o Tour, ou seja, sem doping. Podemos dizer isso olhando logo para a velocidade da prova. Em todos os anos é sempre cerca de 40 quilómetros por hora. É a mesma do ano em que eu fui apanhado e do ano em que o Floyd Landis ganhou [acusaria depois doping e seria suspenso]. Mostra que os ciclistas continuam a dopar-se. Eu fui controlado umas 200 vezes na carreira e em 100 levava substâncias dopantes no meu corpo. Fui apanhado numa, mas nas outras 99 vezes ninguém detectou nada".

Penso que as palavras falam por si mas continuo a dizer que em todos os desportos isto existe se bem que alguns muito provavelmente são mais controlados que outros...

1 comentário:

  1. Não tenho dúvidas que no futebol também existe, mas "eles" sabem e não os querem apanhar.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar