sábado, 3 de outubro de 2020

Canal 11 - Anti-jogo - Filho da mãe para uns, filho da fruta para outros


Esta semana assistimos no Canal 11 no programa Futebol Total a um linchamento público de Lito Vidigal. Dizia o painel comandado por Pedro Sousa que as equipas de Lito faziam muito anti-jogo e que a evolução da nossa Liga não passa por este tipo de comportamento.

Compreende-se que este tipo de programa defenda um Futebol mais positivo e que promova o Futebol enquanto espectáculo, o que me faz alguma confusão é que Lito Vidigal não seja avaliado pelos mesmo parâmetros que Sérgio Conceição, por exemplo.

Na época passada o FC Porto de Sérgio Conceição foi à Luz à 3ª Jornada do Campeonato. E à 3ª Jornada do Campeonato a equipa liderada pelo Mister Sérgio parou o jogo o máximo que conseguiu, todas as paragens foram aproveitadas para queimar tempo e baixar o ritmo de jogo, foi tão evidente que Marchesin levou um cartão amarelo aos 40 minutos por retardar pela enésima vez a reposição de bola.
 
É este tipo de comportamento que deveria preocupar quem se gaba de promover um Futebol espectáculo em Portugal, porque eu olho para um Benfica-Porto e imagino um Liverpool-City ou um Real Madrid-Barcelona, e jamais veria um Guarda Redes do City ou do Barcelona levar um cartão amarelo aos 40 minutos por queimar tempo durante toda a 1ª parte.
 
Estamos a falar do Mister Sérgio Conceição que sempre que não ganha se queixa do anti-jogo da outra equipa, não teria sido a oportunidade de quem se preocupa com o anti-jogo do Mister Vidigal dizer que o FC Porto do Mister Sérgio, como equipa de Champions que é, deveria ter a responsabilidade de promover o jogo e não usar estratégias que apenas agradam aos amigos do Sérgio?
 
Se queremos ser justos e ser levados a sério não podemos considerar que ir à Luz à 3ª jornada fazer anti-jogo é uma estratégia brilhante de um treinador que treina uma equipa como o FC Porto e linchar publicamente o Lito Vidigal que treina o Marítimo e usa o mesmo tipo de estratégia para... sobreviver.
 
Se os jornalistas querem ser levados a sério não podem deixar que o Mister Sérgio ontem em plena conferência de imprensa diga isto sem que lhe seja perguntado se ele não teve a mesma inteligência em termos tácticos para ganhar na Luz a época passada sem fazer anti-jogo, recordando que Marchesin levou cartão amarelo ainda na 1ª parte por queimar tempo.

"Do que conheço do Lito, ele tem inteligência em termos tácticos e não precisa do anti-jogo para dificultar a tarefa. Confio nessa inteligência para que não aconteça a vergonha do futebol português. Somos dos últimos países em termos de tempo útil. Isso é um problema que merecia outro tipo de discussão. Espero que neste tipo de situações haja coragem dos árbitros."
 
Os jornalistas não podem deixar que Sérgio Conceição fale em "vergonha do futebol português" sem lhe recordar as tristes figuras que faz sempre que não ganha, desde atirar a camisola a um árbitro depois de ter cuspido num adversário (isto como capitão do Standard Liege), a atirar uma medalha para a bancada e passando por ignorar um miúdo de 19 anos, amigo de casa dele, deixando-o de mão estendida.
 
Não quero acreditar, e penso que foi coincidência, que esta preocupação acontece, curiosamente, na semana do FC Porto vs Marítimo, porque acredito que quem coordena o programa é o jornalista Pedro Sousa e não o Pedro, amigo do Sérgio.

1 comentário:

  1. Não é só no SLB-FCP que ele promoveu o anti-jogo. Quando foi treinador do Guimarães, Olhanense, Academica, Braga, sempre que se apanhava a ganhar era anti-jogo a torto e a direito. Os jornalista em Portugal veem com uma lista de perguntas pre feitas e nao se desviam muito daquilo. Fazer perguntar para contradizer, argumentar e colocar perguntas complicadas ta quieto porque podem perder o emprego.

    ResponderEliminar