quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Renato Paiva - Benfica B


 Acompanho o Mister Renato Paiva há alguns anos e curiosamente sem nunca ter falado com ele sobre Futebol revejo-me em algumas ideias no seu modelo de jogo.

No entanto tenho de dizer que não concordo com o Mister neste aspecto.

O Mister não pode dizer que para ser competitivo e para jogar para ganhar sempre na 2a Liga tem de jogar em bloco baixo e em transição, quando treina esta equipa do Benfica.

Este Benfica B tem argumentos para jogar maioritariamente em Organização Ofensiva contra todas as equipas da 2a Liga e jogar para ser campeão da 2a Liga. Os últimos 2 jogos, contra Chaves e Mafra que até agora a par do Benfica B têm sido as melhores equipas provaram isso.

Mas onde eu discordo totalmente do Mister é naquilo que o Mister considera o jogar para formar e o jogar para a classificação, onde o mister parece dissociar uma coisa da outra nesta etapa da formação que podemos chamar Equipa A -1, ou seja eles estão a um passo da equipa A.

Nesta etapa de formação o mais importante  é saber quem consegue jogar para ganhar sempre, porque estes miúdos naquilo que é a sua condição técnico-tática já são todos eles craques, o que difere a partir daqui é mental, é a capacidade para jogar para ganhar sempre. Jogar para ganhar sempre não tem nada a ver com jogar para ganhar às vezes e o que eu vejo é que a equipa B joga para ganhar às vezes porque corre esta mensagem que a equipa joga para formar e não para a classificação.

Olhando para um Gonçalo Ramos por exemplo, alguém duvida que o Gonçalo é um craque? O que se duvída é se o Gonçalo tem capacidade de chegar à equipa A e ter a mentalidade certa para ser um jogador de TOP e essa mentalidade tem de ser ganha na equipa B. Eu não posso ver um Gonçalo Ramos com toda a sua qualidade perder um jogo na equipa B e ficar tranquilo porque não joga para ganhar mas sim para formar. O Gonçalo tem de perder contra o Mafra e ficar com mesmo sentimento que um Nuno Tavares na equipa A se perder contra o Moreirense. O Gonçalo tem de jogar para ser Campeão da 2a Liga e sentir que falhou se não for, isso sim é preparar o Gonçalo para a equipa A.

Mando um abraço ao Mister Renato, é apenas o meu ponto de vista e até mais estrutural, porque acredito que o Mister fique com azia quando não ganha mas isso tem de passar pela estrutura e pela forma como se olha para esta equipa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário