segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Lei do fora de jogo

 



Para quando a alteração que se impõe à lei do fora de jogo?

A Lei como está implementada não protege o espirito da mesma.

Qual o espirito da lei do fora de jogo? Evitar que um jogador tire vantagem de estar avançado relativamente ao último jogador da linha defensiva adversária.

Hoje a lei protege claramente quem defende, considerando que o avançado tira vantagem porque tem um ombro ou meia bota 1 cm à frente do último defesa. Mas o espírito da lei não é esse, ninguém tira vantagem porque tem o tronco inclinado para a frente ou porque calça o 44 ao invés do defesa que calça o 42.

Alguém com bom senso e que goste de Futebol aceita este fora de jogo?



A lei do fora de jogo para proteger o espirito da lei deveria proteger o atacante e não o defesa, ou seja, só estaria fora de jogo quem tivesse o corpo todo para lá do último defesa da linha defensiva, ou seja, bastava que o atacante tivesse qualquer parte do corpo em linha com o útimo defesa para estar em jogo.

Aqui teriamos logo três grandes vantagens. 

    - Para quem vê o jogo é muito mais fácil aceitar que um jogador está fora de jogo nestas condições, porque até mesmo em termos visuais ver um jogador claramente deslocado à frente do último defesa dá ideia que o jogador está claramente avançado e a tirar vantagem dessa posição e aqui sim estaríamos a ir de encontro ao espírito da lei; 

    - Para o árbitro auxiliar é muito mais visual perceber se alguém está claramente deslocado do que ver se alguém tem o ombro para lá do último defesa. Não invalidando que continuaremos a ter casos de 1 cm, haverá situações em que a parte mais próxima do avançado com o defesa vai estar a apenas 1 cm deste memo defesa e a jogada vai parar mas ainda assim, visualmente vendo o resto do corpo completamente avançado vamos aceitar melhor o fora de jogo;

    - Outra grande vantagem é para quem joga. Eu como avançado consigo ter uma ideia de estar em linha com um defesa, é visual, tenho mais confiança no movimento e no timing da desmarcação mas de todo o consigo com certeza sabendo que o lance pode ser invalidado porque no momento do passe tinha um ombro para a frente em relação ao meu adversário.

Mesmo o adepto do Farense tem alguma dificuldade em aceitar este fora de jogo? (caso o jogador do Farense não tenha parte alguma em linha com o jogador do Benfica)



 

Sem comentários:

Enviar um comentário