segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Jogar à Benfica!!!



Ao ver o Benfica de ontem pareceu-me estar em alguns períodos a ver o Benfica da 2a metade da época passada.

Novo treinador, este de topo, alguns jogadores novos (Otamendi, Everton, Darwin e Waldschmidt) a base da equipa da época passada (Odysseas, André, Jardel, Grimaldo, Gabriel, Pizzi e Rafa) e uma mentalidade de quem tem tudo a perder e nada a ganhar.

Eu continuo a pensar que a malta continua a confundir o que é a Mística do Benfica. A nossa Mistica não pode ser confundida com anos de Benfica ou com alguém que não sai do Benfica porque está cómodo ou que queira regressar porque até se vive bem em Lisboa.

Eu defino a nossa Mistica como vontade de ganhar... com garra e com altivez. Pode ter mais Mistica do Benfica um Samaris, um Luisão, um Jonas, um Javi Garcia, um Aimar, ou um ... Otamendi que algum miudo que tenha crescido no Benfica. O Otamendi é um jogador à Benfica, é um craque, joga limpo e com altivez. Não treme!



Um jogador do Benifca tem de saber que é melhor que os outros, por isso joga no Benfica, tem de saber jogar no limite da agressividade sem ser sujo, senão jogava no Porto, e tem de saber que se perder um jogo é porque os outros tiveram de ser melhores e não porque o Benfica foi mau, senão jogava no Sporting.

Um jogador à Benfica não pode tremer na decisão, não pode tremer porque pode passar para a frente e muito menos quando vai à frente.

Jogar à Benfica é jogar para ganhar sem ter medo de perder.

E o que eu vejo neste Benfica é à 3a Jornada do Campeonato, jogadores do Benfica várias vezes em superioridade numérica contra o Farense e a desperdiçarem oportunidades de golo porque... jogam no Benfica para ser Campeão!

Aqui vou ao encontro de um post anterior em que discordo da forma como se olha para a equipa B do Benfica, porque é precisamente no jogar para ganhar sempre que se marca a diferença dos que podem ser jogadores do Benfica e dos que não podem. Não podemos formar jogadores que jogam num dos melhores plantéis da 2a Liga, perder 3 jogos seguidos e dizermos que estamos a formar. A formar o quê? A formar no Benfica é exigir que se ganhe sempre, é exigir que se jogue sob pressão, não se pode formar no Benfica tirando a pressão a dizer que jogamos para formar, senão estamos a formar para jogarem no Farense, onde se tem qualidade mas não têm a pressão de jogar para ganhar sempre.

O Farense ontem jogou bem , certo...  trocava-se as camisolas ao intervalo e o Farense com Pizzi e Rafa ganhava 10 a 0 ao Benfica do Gauld e Isidoro. Porque para jogar no Benfica tem de se ter peito, não basta ter qualidade.

Alguém duvida que com o Jonas ontem em campo o Benfica já goleava ao intervalo?!

Qual a diferença entre o Jonas e os outros? O Jonas tinha muito mais capacidades técnicas ou fisicas? Não! A diferença é a mentalidade que o Jonas tinha, craque, olhava para eles de cima para baixo com a certeza que era melhor que eles e que na altura da decisão fazia a diferença.

Já na época passada o que faltou foi esta capacidade mental de se jogar à Benfica, nada teve a ver com a qualidade o plantel. O Benfica tinha jogadores não convocados que eram opções válidas no Porto, a questão teve a ver com a falta de jogadores à Benfica. A época passada com um Jonas, um Luisão ou um Ezo Pérez e tinhamos sido campeões.

Ou fazemos um trabalho grande a nível psicológico com esta equipa ou vamos voltar a tremer muito nas decisões, porque naquilo que é a qualidade individual e colectiva,este Benfica é uma enormidade comparado com todas as outras equipas da Liga.

8 comentários:

  1. Grande post concordo 200%.
    Esse é um grande problema que vem de longe e que afectou Ruo Vitoria, Lage e pode afectar JJ.
    Falta de mentalidade e liderança na equipa que treme sempre, sempre em situações dificies.
    Sairam Luisão, Jonas, Salvio e tem se visto os resultados. No ano passado com eles no plantel nunca perderiamos o titulo. O problema é grave pois tanto Pizzi, Andre Almeida ou Jardel não têm capacidade de liderança.
    Quanto ao Otamendi o que nos precisavamos eram 11 jogadores como ele por isso os corruptos o queriam tanto

    ResponderEliminar
  2. Muito bom texto. Não conhecia este blog, conheci através do "Guachos Vermelhos". mas gosto e como tal vou passar por aqui nas minhas visitas diárias a alguns blogs benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo se vem do Blogue do nosso amigo Guachos é MUITO BEM VINDO!!!
      O Guachos é o MAIOR!!!
      Abraço!!!

      Eliminar
  3. Bom texto estou de acordo com tudo,tambem nao conhecia este blogue mais um que passo a vizitar com gosto força e viva o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Francisco!
      Estamos juntos na defesa do nosso Benfica!!!

      Eliminar
  4. Bom post.
    Mas a incapacidade não é só mental.
    É também muito física. Nos jogos com os corruptos é meio caminho andado.
    E de organização de jogo.
    Não podemos deixar o "Farense" ganhar quase todas as bolas aéreas na nossa pequena área.

    CARREGA BENFICA TRINTA E OITO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais parabéns pelo nick.
      Nunca foi dado ao GRANDE Nené o valor que ele tem, como jogador e como Homem!!!

      Sabes que essas questões não podem ser dissociadas uma das outras.
      As questões fisicas, mentais e de organização estão todas interligadas e não tenho a minima dúvida que isto parte tudo de uma questão mental que afeta a fisica e a organização.

      Eliminar