sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Os discípulos de Pdroto

Texto retirado de :
http://bola7inc.wordpress.com/2010/01/07/os-discipulos-de-pedroto/

“Nunca desprezes os teus amigos, porque se um dia eles te esquecerem, só teus inimigos se lembrarão de ti.” (Mario Quintana)

25 Anos após a sua morte o seu nome vem à baila novamente, com alguns saudosistas a considerarem-no como o melhor treinador português de sempre. Não deixa de ter a sua piada, mas foi após a sua morte que os treinadores lusos começaram a ter sucesso, principalmente além fronteiras.

Homem de fortes convicções, sociais e políticas, gritou com toda a razão contra o centralismo político, económico e social que se vivia e que pelos vistos se mantém neste canto à beira mar plantado.

Reconheço o mérito da organização, sagacidade táctica e implementação de um maior profissionalismo, principalmente numa casa de víboras, como era o fcp anos 60 e 70. Mas para muitos, portistas fanáticos incluídos, com Miguel Sousa Tavares à cabeça, foi um dos principais culpados do atraso técnico – táctico que levou o futebol português à penumbra, até à chegada do Sr. Sven Goran Erickson. Tudo começou no célebre jogo em Wembley para o Euro76, no qual Portugal com um meio campo de gente pequenina, Vítor Martins, Octávio e Alves, aguentaram o kick and rush da soberba dos súbditos de sua majestade. Nasceu aí o futebol português, do toque de bola, segurança defensiva, jogo lateralizado com rodopios e mais rodopios à moda de Frasco, e sem a mínima profundidade…a falta dos célebres 30 metros. Reconheço que o jogo até tinha alguma beleza estética, que muitos comparam ao futebol do Barcelona de Guardiola, mas sem balizas.

Pedroto foi o estratega do fcp dos dias de hoje. Era um mestre na arte da criação do conflito com o propósito de distrair atenções e aglutinar forças em seu redor. No plano desportivo percebeu que para fazer um grupo forte, 1º no Boavista e depois no fcp, teria de eleger um inimigo externo…o Sport Lisboa e Benfica, então rei e senhor do desporto nacional. Para isso não olhou a meios, insultando se necessário….não me esqueço da sua tristemente célebre tirada quando disse de Mário Wilson que não o considerava um palhaço porque os palhaços não se pintavam de preto.

Com um discurso incendiário juntou as gentes andrades contra o famoso inimigo externo, facto que lhe custou a expulsão do fcp. Pese os 2 campeonatos ganhos muito a custo, a coisa até nem estava a funcionar bem. De imediato o Benfica reagiu e também o scp percebeu o estado das coisas. Ou melhor, o seu presidente João Rocha, o último dirigente inteligente dessa colectividade. E quando o scp foi campeão num acto de coragem e inteligência, enviou mensagem ao mundo desportivo…há que parar esta gente incendiária…mandando os seus jogadores assistirem à final da taça de Portugal que opunha o Benfica ao fcp. Nas bancadas adeptos exibiam faixas onde se lia “Campeonato para o scp e taça para o Benfica”. Assim foi e os jogadores do scp juntaram-se à festa encarnada. Mas Pedroto regressou ao fcp e com ele também pinto da costa e seus acólitos…são hoje os seus discípulos. Ao mesmo tempo João Rocha deixava as lides desportivas, desgastado por uma guerra na qual o seu aliado principal, o Benfica começava a meter a cabeça na areia. Já escrevi isso várias vezes, mas é bom relembrar, para que todos percebam o estado actual das coisas.

O Benfica aburguesando-se e ficando nas mãos de imbecis percebeu tarde demais a armadilha onde caiu. Entretanto o scp rendeu-se e aliou-se a quem lhe dá mais.

Hoje os discípulos de Pedroto gozam de uma impunidade a todos os títulos inacreditável. Na justiça, no parlamento, nos media, a sua acção concertada é exercida eficazmente perante o espanto de todos. A falta de vergonha não tem limites. Como aliados, os pobres patetas de Alvalade, que nunca mais se lembraram das sábias acções de João Rocha, embarcando no jogo reptício das gentes do dragun.

É vê-los aos pares a passarem a imagem de um Benfica protegido por uma máfia qualquer; que os jogadores do Benfica passaram a ser todos uns facínoras que merecem ser duramente punidos; que a justiça desportiva está nas mãos dos encarnados; que os árbitros estão a seu soldo; que o Benfica mais que nunca é um polvo que tem de ser destruído a qualquer preço, e que o fizer tem direito a medalha no 10 de Junho.

A defesa encarnada é ruidosamente escarnecida por gargalhadas. A velha retórica é retomada…”os roubos de Igreja” regressam.

Para o observador menos atento o Benfica tem estado a ganhar títulos na base da trapaça da fruta com leite…as presenças assíduas na Liga dos Campeões…a venda de jogadores por milhões de contos, dando o clube prejuízo todos os anos…os títulos consecutivos…os dirigentes acusados e tribunais…os pontos retirados pela justiça da liga portuguesa…as escutas telefónicas que provam o conluio dos dirigentes com árbitros…tudo isso só vem dar razão a Pedroto e seus discípulos…O Benfica realmente é o clube do regime, que vive da trapaça e que merece ser exterminado sem dó nem piedade.

A resposta só pode ser uma…a vitória em campo sob a protecção dos adeptos. Nada mais se pode fazer, senão ganhar desportivamente…para finalmente ganhar o tempo.

Bola7 falou…
http://bola7inc.wordpress.com/2010/01/07/os-discipulos-de-pedroto/

Sem comentários:

Enviar um comentário