domingo, 29 de agosto de 2010

Benfica 3 - 0 Setubal

De férias na Madeira, passei o meu sábado a desfrutar da linda paisagem desta ilha, de sítios lindos e maravilhosos (aconselho a qualquer um visitar) que proporcionam grande paz interior e relaxamento.

Apesar de tanta beleza e coisa bonita dava por mim a pensar constantemente no jogo, da 3a jornada do campeonato nacional, entre o Benfica e o Setúbal. Sabia que o jogo iria ser importantíssimo para começar a recuperação e aumentar os níveis de confiança da equipa.

Gostei bastante do que vi. O Benfica foi uma equipa solidária, rigorosa tacticamente, venceu e convenceu. O nosso Benfica está seguramente de volta, e uma vez mais está provado que o nosso treinador tem grande qualidade e tem sempre razão naquilo que diz. O benfica tem 4 jogadores, da equipa titular -Luisão, Maxi Pereira, Coentrão e Cardozo, que estiveram no mundial e estão agora a fazer a sua pré época, e notas-se que isso prejudica a qualidade de jogo do Benfica.

A jogar com menos 1 jogador o Benfica foi sempre superior e ganhou por 3-0 a um adversário com qualidade e muito bem organizado. Fui uma vitória importante, moralizadora e onde até o Roberto teve oportunidade de brilhar.

Destaco 3 jogadores:

Pablo Aimar, é incrível o Benfica poder contar com um jogador deste nível. Joga muito e faz jogar, simplesmente impressionante.

Coentrão joga sempre em velocidade, desequilibra um jogador completo.

Gaitan grandes pormenores técnicos e a mostrar que têm imensa qualidade.

É caso para dizer que o campeão voltou!

Abraço,
Gonçalo Cabecinha

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Não está fácil

Não está mesmo nada fácil este início de época do Glorioso.

Em casa do Nacional, um campo sempre difícil, o Benfica fez uma grande primeira parte com várias oportunidades de golo. Agora nenhuma equipa resiste a tanta intranquilidade na baliza. Assim não dá. O Benfica perde o jogo porque tem um problema na baliza. Não duvido que Roberto tem qualidade, mas neste momento não pode ser titular na baliza do Benfica.

Quanto à atitude dos jogadores e treinador do Benfica nada tenho a apontar!

Outra coisa a reter, mais um penalty claríssimo por marcar a favor do Benfica. Em duas jornadas já lá vão 5 penalties por marcar.

Não nos resta outro caminho que não seja acreditar nos profissionais do Benfica. Eu acredito que muita coisa boa ainda vai acontecer esta época.

Força Benfica!!!

sábado, 21 de agosto de 2010

O que eu espero de ti Benfica

Benfica hoje na Choupana espero que faças uma exibição à Benfica.

Não exijo que ganhes o jogo, pois durante um jogo de futebol muita coisa pode acontecer, agora exijo que, neste momento em que até os teus duvidam de ti, faças aquela exibição que nos deixe vaidosos pelo simples facto de "ser do Benifca".

Para isso acontecer basta que sejas igual a ti próprio, com personalidade, com cagança, com aquela superioridade que distingue os Maiores dos outros mas sem soberba, com orgulho em vestir de vermelho e com muito respeito por quem te ama.

Eu estou sempre contigo!

Carrega Benfica!!!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Arbitragem 2ª Jornada

Foi nomeado Pedro Proença para a deslocação do Benfica à Choupana.

Na época passada foi também Pedro Proença que apitou o Benfica na 2ª jornada do campeonato, em Guimarães, após um mau resultado na 1ª jornada em casa frente ao Marítimo.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Arbitragem 1ª jornada

Ao nível de arbitragem o que há a reter desta 1ª Jornada:

No Estádio da Luz há 4 lances que o árbitro pode claramente marcar penalty a favor do Benfica. Além dos 3 que o vídeo mostra ainda há um lance em que o defesa da Académica mete a mão à bola.
No final do jogo, em que a Académica usou e abusou do anti-jogo o Sr. Cosme Machado decide dar 4 minutos de compensação. Veremos noutros jogos e noutros estádios como se irá comportar o Colina Português.

No jogo dos corruptos fica claramente um penalty por marcar contra o CRAC, por falta do Alvaro Pereira. Quanto ao penalty que deu a vitória aos corruptos, para mim é bem marcado, a questão é que na Luz há um igual que não foi assinalado.

No jogo do Braguinha correu tudo bem. No final Domingos Paciência disse qualquer coisa como "Vamos deixar os árbitros em paz", "é natural que os árbitros errem" enfim disse aquilo que é normal quando o jogo lhe corre de feição.
Aguardemos então por próximas tiradas do Choramingas.



terça-feira, 17 de agosto de 2010

Agora assobiem...


Na minha opinião mais que um castigo à equipa do Benfica, a derrota frente à Académica foi um castigo para os muitos milhares de adeptos que ontem assobiaram profissionais do Benfica.
E quanto a mim, um castigo merecido. Ao fim de 5 minutos? A assobiarem? Vão para a puta que os pariu. Foi mais que merecido. Adeptos de merda é o que são.
Eu gostava de saber o que leva um adepto, um sócio do Benfica ir para o Estádio da Luz e ao fim de 5 minutos estar a assobiar um jogador do Benfica.
Será que pensam que estão a ajudar o jogador?
Será que pensam que estão a ajudar a equipa?
Pois quando se ganha é tudo muito bonito, agora quando as coisas não correm bem é que tem de se ver os "melhores adeptos do mundo". Onde é que eles andam? Ou só aparecem quando se ganha?
Sinceramente, penso que esta equipa não merece, pois vejo que dão tudo, o treinador prepara a equipa e vê-se que há método e seriedade naquilo que se faz.
Prefiro ir à Luz com 20 mil a puxarem pela equipa nos bons e nos maus momentos do que ter que levar com putos mimados e adeptos de merda, que nunca deram um pontapé na bola, e têm a mania de dizer mal de tudo e de todos.
A estes lhes digo, não metam lá mais os pés pois não fazem falta nenhuma.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Temas de Verão!

Depois de umas revigorantes férias avizinha-se a volta ao quotidiano. E nada melhor para recomeçar que um regresso ao Estádio da Luz, para um arranque da Liga!! Também aqui espero um regresso ao "normal", ou seja uma vitória sem espinhas do Glorioso para acalmar as aves agoirentas!
Quem também esteve de férias foi a CMVM. É verdade! Houve um jogador que esteve mais de uma semana numa cidade com noticias diárias confirmando o facto e nada!! No pasa nada!!
Na Liga também não está mal: O Maritimo tinha um jogador que foi assediado por outro clube e mais uma vez, no pasa nada! Já o Guimaraes devia ter apresentado queixa contra esse clube!
Mas não são só os outros a dormir. Também quem manda no Glorioso dorme uma sesta. E das valentes. Depois da época que tivemos adivinhava-se que saissem alguns jogadores. Deveriamos estar prevenidos para tal. Saiu Di Maria e deveria ter entrado um extremo. Gaitán não me parece ser um extremo. Saiu Ramires e entrou... Ah ok ainda nao entrou ninguém com as suas características.
Em termos de aquisições estamos uns mãos largas: 8,5 milhoes por um Guarda Redes e 5 milhões por um ex-junior do Real Madrid. E será que se confirma também a vinda do Alipio? Nao brinquem ao futebol!! Não vou fazer juizos de valor sobre a qualidade dos jogadores, apenas digo que se deve gastar os euros da melhor forma possível!
Quero dizer que domingo lá estarei no meu lugar a puxar pelo SLB! Só deve ir ao estádio quem quiser puxar pela equipa! Quem não concordar com actos de gestão tem outros lugares para apresentar o seu descontentamento!!
P.S. Durante as férias e num espectáculo de um parque aquático começou a tocar uma música. De repente dei comigo a cantar: Eu amo o Benfica!! Eu amo o Benfica!!! Té bem na hora de regressar o campeonato!!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Entrevista Minervino Pietra


São estas as pessoas que os Benfiquistas devem ouvir. São pessoas que estão por dentro e sabem o que se passa actualmente no Benfica.
Não são as "Marias Amélias" que à minima contrariedade aparecem a dizer que está tudo mal e a pôr tudo em causa por um ou outro jogo menos conseguido.

Aqui fica um excerto da entrevista de Minervino Pietra dada ao JORNAL O BENFICA.

Entrevista a Pietra
"Desde que Jesus entrou no Benfica nada voltou a ser como dantes!"


A derrota frente ao FC Porto para a Supertaça não o traz preocupado – “isso era dantes, quando um percalço fazia baralhar as ideias de quem cá trabalhava…” Agora os tempos são outros. E ninguém como Minervino Pietra tem autoridade para falar do Benfica da forma como o faz.

Já digeriram a derrota de sábado passado?
"Sim. É passado. É passado! A nossa preocupação é o futuro e o futuro está aí já no jogo de domingo. Não é uma prestação menos conseguida que nos vai desviar dos nossos objectivos."

Consegues perceber, agora depois de alguns dias passados, porque é que a equipa não funcionou?
"É difícil… é difícil… quando o trabalho que é desenvolvido até ao jogo é de qualidade, quando existe uma enorme união entre todos, não é fácil, em função de uma prestação menos conseguida, entender os porquês. O rigor, a seriedade e o trabalho estavam lá. Há jogos que não têm explicação. Sabemos por experiência própria que não há equipa nenhuma no mundo que consiga manter sempre a bitola no máximo. O que eu posso dizer, e de uma forma muito directa e muito pessoal, é o seguinte: desde que o Jorge Jesus entrou no Benfica nada voltou a ser como dantes. E é isso que eu digo aos sócios do Benfica: nada é como dantes!"

O FC Porto surpreendeu-te?
"Não!"

Estavas à espera daquela equipa, daquele jogo?
"Sinceramente não me surpreendeu nada. Penso que não foi um jogo bem disputado, sem grande qualidade, o futebol praticado tanto por uma equipa como por outra foi pobre. De alguma forma isso é compreensível, era o primeiro jogo da época, alguns jogadores ainda fora de forma, novos elementos… Nem o Benfica fez um jogo tão mau, nem o FC Porto fez um jogo tão bom."

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Árbitro da 1ª Jornada

Foi nomeado Cosme Machado para o Benfica - Académica.

Curiosamente foi o árbitro do Benfica - Académica da época passada.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Eu não retiro uma vírgula

Eu não retiro uma vírgula ao que venho a dizer. O Benfica tem o melhor plantel e o melhor treinador em Portugal. Não tenho qualquer dúvida em relação a isso.

Quanto à Final da Supertaça penso que o Benfica não jogou bem, até começou a mandar no jogo mas ao falhar duas, três transcicções fáceis para o ataque e com o golo sofrido muito cedo ficou muito intranquilo. Conseguimos partir para um final de 1ª parte bom onde poderíamos e devíamos ter marcado o golo da igualdade. Aí sim, penso que perdemos a final, ao não traduzir em golo o ascendente que tínhamos.
Na 2ª parte nunca conseguimos encostar o porto às cordas como o fizemos nos últimos 15 minutos da 1ª parte. Assim sendo há que dar os parabéns ao adversário que neste jogo teve melhor que o Benfica.

Agora isto é motivo para pôr tudo em causa?
É motivo para dizer mal de Jorge Jesus?
É motivo para dizer mal dos nossos jogadores?
E motivo para dizer que a equipa entrou sobranceira e com a mania que ia ganhar o jogo facilmente?
É motivo para dizer que os jogadores não tiveram atitude?

Isso para mim é muito facil.
Quando se perde está sempre tudo mal.
Para mim é mais grave não se saber porque se perdeu, ou seja não se fazer uma análise correcta da causa da derrota, do que perder a supertaça.

Eu não vejo as coisas dessa maneira. Jogamos contra uma boa equipa e perdemos.
Cometemos erros? Certamente.
O Jorge Jesus cometeu erros? Até os pode ter cometido.
Os jogadores cometeram erros individuais? Talvez...

Mas vi uma grande atitude por parte dos jogadores do Benfica e por parte do treinador do Benfica.

Quanto aos jogadores individualmente gostaría de destacar César Peixoto. Que grande jogo fez o César. Sabem porque é que o Jesus gosta dele. Porque quando é realmente preciso ele está lá, não falha.
O Hulk que em 100 metros deve dar 30 de avanço ao César não lhe ganhou um lance.
Em termos ofensivos decidiu sempre com critério. E jogou sempre no limite.

domingo, 8 de agosto de 2010

Supertaça

Concordo plenamente com o Ricardo quando ele diz que o Jorge Jesus é o melhor treinador que viu no Benfica. Porém isso não chegou este Sábado, dia em que se jogou a Supertaça Cândido Oliveira, para derrotar o Porto.

Não gosto de ver o Benfica perder, e quase todas as derrotas têm um sentimento igual, mas ver o Benfica perder frente ao Porto, deixa-me sempre um pouco mais "aziado".

Em conversa com os meus amigos, benfiquistas claro, fui relevando as minhas preocupações face à ausência de opções para as alas após a saída de Ramires e de Di maria. acho que isso ficou ontem claro! não temos ninguém que jogue do lado direito do meio campo, carlos martins quanto a mim não é opção para essa posição, e na esquerda temos apenas gaitan.

Se quisermos falar em toda a direita temos 3 opções, ruben, maxi e Luis Filipe. E para todo o lado esquerdo temos Coentrão, Cérsar e Gaitan.

Parece-me pouco, sabendo que Luis Filipe não conta, e que tirando Coentrão nenhum dos outros me parece um desequilibrador.

Além de tudo isto, que já achava antes do jogo, senti a falta de javi garcia, e preocupou-me ver um Benfica menos seguro e organizado que o normal. O porto dominou o meio campo, atacou mais e pareceu sempre mais sólido e superior.

Resta-me acreditar que o golo sofrido aos 4min de jogo tenho precipitado todos estes acontecimentos, mas não deixo de estar desiludido com este começo de época de todo inesperado para mim, uma vez que o porto também perdeu jogadores importantes e tem um treinador novo com novos métodos, era suposto o Benfica ter aparecido muito mais forte.

Será um Domingo cinzento!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Jorge Jesus

Jorge Jesus é o melhor treinador que eu vi no Benfica, e quando digo o melhor não o comparo sequer com ninguém porque a diferença é abismal.

Lembro-me de ter falado com o Zé Pedro que jogou no Belenenses e agora está em Setúbal, na altura em que se falava que o Jorge Jesus podería vir para o Benfica, e o Zé me ter dito maravilhas do seu antigo técnico. Logo aí fiquei ainda mais entusiasmado com a possível vinda do então treinador do Braga para o Benfica.
No entanto estava longe de imaginar o que se viria a passar no nosso Benfica no ano de estreia de Jorge Jesus.

Vou contar aqui um episódio que não esquecerei e que para mim define Jorge Jesus.
No jogo em casa para a Eusébio Cup frente ao Milan, já na 2a parte o Milan está a atacar pela esquerda. Jorge Jesus abstrai-se por momentos do centro do jogo e corrige a posição de Saviola. Saviola estava mais ou menos em cima da linha do meio campo, estava a descansar, pensando que como estava longe da bola naquele momento não teria influência no jogo. Jorge Jesus pediu-lhe para fazer um pequeno esforço e descer mais uns metros no campo até à zona da meia lua.
O que sucedeu?
O Milan atacava pela esquerda, e da esquerda um dos seus jogadores tenta fazer um passe para a entrada da área do Benfica. Um dos defesas do Benfica alivia a bola, e Saviola que tinha entretanto recuado uns metros ganha a bola, lançando de imediato um contra-ataque que ia dando golo do Benfica.

Outra situação que já serve para eu e o meu grande amigo Chumbi nos olharmos com aquele nosso olhar de "Fdx, o homem é mesmo bom", é aquando da marcação dos cantos ele corrige a posição de Fábio Coentrão consoante o canto que é marcado. O Fabinho já olha para o banco como quem diz "é mais um metro para a esquerda ou mais um metro para a direita?".

É com estes pormenores deliciosos que o nosso treinador tem construido a melhor equipa do Benfica que eu me lembro.

E é por estas e por outras que eu fico espantado como é que a malta do Benfica "abana por todo o lado" à minima contrariadade.
Fico espantado quando ouço os treinadores de bancada dizerem coisas maravilhosas como se um treinador que fez o que fez ao Benfica não as soubesse.

Eu na minha ideia a verdade é uma e só uma, o Benfica actualmente pode não ganhar todos os jogos, mas tenho a certeza que a equipa entra para qualquer campo para jogar contra qualquer adversário com mais hipóteses de ganhar do que perder.
Porquê?
Porque é mais organizado, tem o treinador que sabe ler melhor o jogo e responde na hora às adversidades que o jogo vai tendo, e tem os melhores jogadores,e já agora os melhores adeptos.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

As imprecisões de José Marinho


Vem este jornalista, José Marinho, chamar-me mentiroso através de um comentário ao post
Manueis Cajuda e José porque diz ele "Manuel Cajuda nunca foi comentador da Sporttv", acrescentando ainda "Permita-me a ousadia do conhecimento de causa, como um dos jornalistas fundadores da Sporttv.", terminando com "mas é por causa de imprecisões como estas que um rumor, uma inverdade, uma mentira daninha se desenvolve até à idade adulta de verdade consagrada. Como pode não ter esquecido uma coisa que nunca aconteceu? ".
Pois bem, confesso que não gosto que me chamem mentiroso, pois não o sou, assim sendo tenho tentado arranjar vídeos do tal jogo (porto - Benfica de 2003/2004) que comprovem que Manuel Cajuda foi mesmo o comentador.
O vídeo ainda não consegui obter, mas após uma intensa procura pela internet consegui chegar a um post escrito por João Gonçalves do blog http://terceiroanel.weblog.com.pt escrito numa segunda-feira dia 22 setembro de 2003, ou seja um dia após o jogo, realizado Domingo dia 21 de Stembro de 2003, onde se pode ler entre muitas outras verdades o seguinte: "Mas voltando ao nosso "amigo" comentador, depois de terem passado a imagem em que se vê claramente que Ricardo é injustamente expulso a Sport TV consegue dar a opinião que se calhar não houve intensidade suficiente. É evidente que não houve intensidade porque nem houve contacto sequer!!! E o convidado de luxo, Manuel Cajuda, ampára aquele monte de disparates!!! É para isto que se paga?!".

Sendo assim, e até que me provem o contrário, vou ter eu sim de chamar, além de mau jornalista, porque não confirma aquilo que escreve, mentiroso a José Marinho.
E é com este tipo de jornalistas que são brindados os assinantes da Sport TV, que de vez em quando são apanhados em OFF a mostrarem de que massa são realmente feitos. Jornalistas que andam ao sabor dos ventos do poder, jornalistas que são pagos não para dizerem a verdade mas para distorcerem as verdades consoante os seus próprios interesses e os interesses de quem realmente manda.
Assim o faz José Marinho, assim o fez Manuel Cajuda.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Os jogadores passam e o Benfica fica!


Normalmente os adeptos ficam em estado de alerta quando um dos jogadores mais influentes da equipa está para ir embora.
Há aqueles, adeptos, que passam mesmo a não acreditar no eventual sucesso da equipa porque jogador A ou B está de saida.

O Ramires já está com um pé e meio fora do Benfica. Há quem já chore de saudades pelo Queniano que muito nos ajudou na conquista do título da época passada.

Houve quem tivesse chorado pela saida do Cebola para o porto, tivesse o Benfica contratado Jorge Jesus a época anterior e o Cebola no fim das duas épocas nos corruptos tinha vista o Benfica campeão... duas vezes.

Houve quem chorasse quando o Pacheco e o Paulo Sousa trocaram o Maior pelo sporting, no fim da época levaram 6 e assistiram na 1ª fila ao desfile dos campeões nacionais.

O Eusébio acabou e o Benfica continuou a ganhar.

Por isto tudo, a minha opinião é que há coisas muito mais importantes que se podem perder do que 1 ou 2 jogadores por época.

Ninguém melhor que os adeptos do Benfica deveriam saber disso.

Nós já vimos o Benfica perder a identidade, a mística,o orgulho, a organização e a crença que sempre caracterizaram o maior clube português.

Para mim isso sim é preocupante, agora perder o Di Maria e o Ramires?
Siga para a frente, outros virão e o Benfica continuará a ser o Maior de Portugal.

domingo, 1 de agosto de 2010

Manueis Cajuda e José


Os treinadores da velha guarda do futebol português dizem ter uma espécie de "código de conduta".
Não me esqueço quando Manuel José chamou "Tarzan" a José Mourinho quando este o substituiu na União de Leiria. Queria Manuel José que o "novo Tarzan" do futebol português lhe tivesse ligado a dizer que o ia substituir em Leiria.
Manuel Cajuda é também um desses treinadores da velha guarda que não entende como é que os professores chegam a treinadores. Também é daqueles que conhece muito bem os balneários, e ao longo dos anos foi mostrando que conhece igualmente os bastidores do futebol português.
Não me esqueço quando fazia comentários para a Sportv, de um jogo Porto-Benfica em que o Deco expulsou o Ricardo Rocha, e ele após ver a 10ª repetição continuava a dizer convictamente que o Ricardo Rocha tinha sido bem expulso, quando em movimento real se tinha visto claramente a simulação de Deco.
Não se coibiu este Benfiquista assumido de lamber mais uma vez o cu ao Pinto da Costa, pois todos nós sabemos, e os treinadores ainda melhor, quem manda neste paízinho corrupto.

Ao ler as ultimas declarações de ambos sobre Carlos Queiroz apetece perguntar por onde anda o tal "código de conduta".

Deixo aqui uma crónica do Fernando Guerra do jornal "A Bola" deste Domingo:

Oportunistas

Queiroz é o seleccionador nacional e, independentemente das condições que se lhe deparam para o normal desempenho do cargo, creio que só deixará de o ser se for essa a sua vontade. Depois da pobreza que caracterizou a última reunião directiva da FPF, reflexo de um executivo sem ideias nem expressão e cercado por interesses a que obedece e por influências a que se curva, a primeira conclusão a retirar é óbvia: para mudar a sério, preocupe-se menos o secretário de Estado com o facto de os jogadores falarem muito e jogarem pouco ou com o pecado linguístico do seleccionador e mais com esta Federação, oca e amorfa, sem memória e que devia estar grata a Queiroz. Gratidão? Solidariedade? Numa sociedade de atropelos vão-se espezinhando todos os valores em nome da inveja. Perdeu-se a vergonha, eu sei. Mas é abominável, entre mestres do mesmo ofício, os comportamentos de Manuel José, antes, e de Manuel Cajuda, agora. Ambos desempenharam o papel de oportunistas, vomitando deselegâncias para agradar a quem deseja a ruptura, e ambos se disponibilizaram para o exercício da função. Com gente como esta, Queiroz mil vezes...
Por Fernando Guerra, em "A Bola" de 01 de Agosto de 2010