quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Benfica , o clube do regime (onde é que eu já ouvi isto???)



Uma das coisas que mais me perturbam é aquela velha máxima de que uma mentira contada muitas vezes passa a ser verdade. E isso acontece muitas das vezes em casos que nós presenciamos, imaginem então o que pode acontecer com casos que já vêm de há décadas a esta parte e que passam de gerações em gerações.
Vem isto na sequência daquela velha mentira de que o Benfica era o clube do regime. O clube do Salazar.
Vamos então a factos.

António de Oliveira Salazar, governou com mão de ferro Portugal de 1933 a 1968 (35 anos).
O Benfica nesse periodo foi campeão 16 vezes.
O sporting foi campeão 12 vezes.
Depois do Salazarismo:
O Sporting ganhou 6 campeonatos.
O Benfica ganhou 15.

A época dourada (em termos internos) do Benfica coincide com o período mais esquerdista de Portugal, 1970-1980. Em 10 edições do campeonato, na década de 70, o Benfica conquistou 6 e conseguiu fazer dois campeonatos sem perder um único jogo. De realçar, que nos 20 anos seguintes à revolução de Abril, o Benfica venceu 10 campeonatos e 7 Taças de Portugal, contra 8 campeonatos e 5 taças ganhas pelo Porto e 2 campeonatos e 2 taças conquistadas pelo Sporting.
Elucidativo…

Na história do Benfica contam-se imensos dirigentes que lutaram contra o fascismo de Salazar.
Manuel Conceição Afonso!
Félix Bermudes (o autor do hino censurado) foi perseguido pela PIDE! Foi o verdadeiro autor do hino oficial do Benfica que se chamava “Avante Benfica” e foi censurado por Salazar por ser entendido como uma afronta ao seu poder.
No consolado de Tamagnini Barbosa o clube chegou a correr o risco de ser encerrado pelo governo por alegadamente estar tomado por "conspiradores"!
Júlio Ribeiro! Este declarou publicamente que não se recandidataria à presidência do clube porque sabia estar a prejudica-lo junto do poder central dada a sua forte conotação política com a oposição!
José Magalhães Godinho, conhecido opositor do regime, foi o primeiro director do jornal do Benfica.
O Benfica chegou a ter um presidente operário (Manuel Afonso, também, naturalmente, oposicionista), e foi, de longe, o clube desportivo que mais problemas criou a Salazar, como de resto seria de esperar numa agremiação tão marcadamente popular desde a sua fundação.

Os órgãos sociais do Benfica sempre foram eleitos democraticamente, o que por diversas vezes foi alvo do olhar recriminador da PIDE, que acompanhou os actos eleitorais e assembleias-gerais bem de perto. Durante muitos anos foi o Benfica a única das grandes instituições do país onde o poder era escolhido através de voto livre e democrático. Nem o Jornal do clube escapou à perseguição, sobretudo quando tinha à sua frente José Magalhães Godinho.

Quanto ao Sporting, saibam que esse clube foi fundado porque a elite aristocrática não se queria misturar com a ralé vermelha. Esse sim era o clube preferido da nobreza fascista. A vergonha chegou a este ponto: o Benfica sagrou-se campeão na época 1954/55 mas foi o Sporting, o clube escolhido para representar Portugal na recém-criada “Taça dos Campeões Europeus”, não fossem os dirigentes desse clube todos membros da "Legião Nacional" e da "União Nacional" (partido único de então).

Do FC Porto, basta dizer que o Estádio das Antas foi inaugurado no dia 28 de Maio de 1952, numa cerimónia pomposa que contou com a presença do General Craveiro Lopes. Sabem o que alguma facção da nossa sociedade celebra nessa data? O golpe de 28 de Maio de 1926 que pôs termo à Primeira República Portuguesa, levando à implantação da auto-denominada Ditadura Nacional, depois transformada, após a aprovação da Constituição de 1933, em Estado Novo.

Pelo contrário, o antigo Estádio da Luz foi construído (muitas vezes literalmente) pelos sócios do Benfica, sem recurso a quaisquer subsídios, e permitiu ao clube acabar com os sucessivos despejos a que foi sujeito e a que foi estoicamente resistindo. Curiosamente, o estádio que o Benfica utilizava antes tinha sido arrendado pelo Sporting (clube da aristocracia lisboeta), que então lhe chamava Estádio 28 de Maio. O Benfica não só fez questão de o inaugurar num dia 5 de Outubro, como lhe mudou o nome, designando-o apenas por "Campo Grande".

Fontes:
http://www.benfiquismo.com/2009/08/
http://www.zerozero.pt
http://jopabasa.blogspot.com/2009/03/os-clubes-do-regime-salazarista.html
http://marvermelho.blogspot.com/2006/02/o-verdadeiro-clube-do-regime.html
http://benficapower.blogs.sapo.pt/31455.html
http://otribunaldaluz.blogspot.com/2009/10/fcporto-protegido-pelo-antigo-regime.html

13 comentários:

  1. MUito bom post... não sabia que as coisas se tinham passado assim!

    Agora já tenho alguns argumentos para qdo me voltarem a dizer que o benfica era o clube do salazar.

    abraço

    ResponderEliminar
  2. mano como prometido aqui estou a comentar mais um grande documento fornecido por um fanatico benfiquista ..tà muito bom,para esses provincianos e lagartos perceberem bem as diferenças das nossa historias..VIVA O BENFICA.abraço e ate amanha no real.miguel

    ResponderEliminar
  3. Os meus parabens! Muito bom, trabalho jornalistico. Como é que "mais ninguem" sabe disto?!

    ResponderEliminar
  4. 1935-1974

    Benfica 19 campeonatos
    Sporting 14
    Porto 5

    ...

    ResponderEliminar
  5. Excelentes apontamentos historicos que dignificam a verdade histórica contra o revisionismo histórico de alguns, a ignorância destes tempos e a má fé de outros. Pena que o Sr. A. P. Vasconcelos ainda não tenha referido estas verdades no Trio "Desatre" Ataque. PS. Verifiqem a ordineirice e falta de caracter que é o www.vermelhices.com, suficiente para o fim de relações institucionais com certo clube facista.

    ResponderEliminar
  6. Boas,

    As tuas fontes são:
    zerozero.pt (que deves ter usado para ver os campeonatos ganhos em determinados períodos, imagino);
    blogs de benfiquistas;

    E alguém diz "grande trabalho jornalístico"? Ridículo. Óbvio que sem fontes credíveis, não há grande razão para acreditar numa palavra que está aqui escrita. Aliás, nem percebo para quê referir as fontes se estas não dão nenhuma credibilidade ao texto. A não ser, claro, que se seja "cego" e se queira muito acreditar no mesmo...

    ResponderEliminar
  7. Basta olhar para essas fontes e está tudo dito looool
    que tristes são voces,se tivessem realmente vivido nesse tempo estavam a rebolar á gargalhada looooooooooooooooooooooooooool

    ResponderEliminar
  8. Caro anónimo, mais importantes do que as fontes de algumas assumpções aqui feitas são as estatísticas que revelam inegavelmente e sem risco de parcialidades que se houve clube que deixou de ganhar desde o 25 de Abril foi o Sporting e não o Benfica, cuja verdadeira crise chegou nos anos 90, 20 anos depois da Revolução. Se calhar também era engraçado referir Góis Mota, presidente da época dos 5 Violinos que liderava também a Legião Portuguesa salazarista e entrava na cabines dos árbitros de pistola em punho...

    ResponderEliminar
  9. Só por má fé é possível alguém, que seja um cidadão minimamente informado, pretender afirmar que o Benfica era o clube do Regime.
    Verificamos, todavia, que no mundo dos clubes anti-Benfica existe muita gente de má fé. Porquê ? Eles sabem que só com má fé e outras artimanhas é possível ser superior ao Benfica em Portugal. E isso tem sido possível nestes últimos 25 anos.

    ResponderEliminar
  10. hahahaha duas fotos, uma do Porto e outra do Sporting a fazerem a saudação fascista...
    isso prova o quê?

    era obrigatório na altura, e todos a faziam.
    sim, TODOS!

    toma lá esta e faz bom proveito, meu caro imbecil :)

    http://img208.imageshack.us/img208/848/
    23tplw11.jpg

    ResponderEliminar
  11. e digamos que...de 1977 para cá, em 33 anos, o Benfica venceu 8 campeonatos, que dá uma média inferior a 25% (1 em cada 4)

    e nos últimos 16 anos venceram 1 campeonato!

    campeonato esse que nem preciso de comentar. todos viram.

    ResponderEliminar