domingo, 8 de maio de 2011

O Futuro... Aquilo que gostaria de ver!

Neste momento, e depois de uma época frustrante, acho que é bastante importante para o Benfica preparar muito bem a próxima época!

Na minha opinião é completamente despropositado pensar em substituir o treinador, pensar em eleições antecipadas. E porquê?

Porque este treinador colocou o benfica a jogar como eu nunca tinha visto. Este treinador já foi campeão, já mostrou que sabe valorizar jogadores, já mostrou que é um treinador à altura. Portanto espero que a maior parte dos adeptos perceba que no passado mudávamos de treinador todas as épocas e isso em nada contribuiu para que fossemos mais fortes..

O presidente pegou num Benfica que estava sem estrutura, falido, descredibilizado e que nunca ganhava nada, e transformou o clube num Benfica que voltou a ganhar títulos, gera receitas, tem uma marca cada vez mais apetecida, um Benfica que tem um centro de estágio, uma canal do Clube, é o clube com maior número de sócios no Mundo, é um clube que tem estofo financeiro para ir ao mercado e comprar jogadores. Em suma, Luís Filipe Vieira mudou o clube e ficará na história do Benfica como um dos presidente mais importantes. Portanto, e porque não sou ingrato, considero que LFV é o homem certo no lugar certo e tem toda a legitimidade, ou não tivesse sido eleito por esmagadora maioria, para continuar a presidir o Benfica!

Então o que podemos e temos que melhorar?

1) abordagem ao mercado. Temos que comprar em menor quantidade mas em maior qualidade. Filipe Menezes, kardec, Fernandez, Rodrigo (cutou 5 milhões e nunca jogou), eder Luís são exemplos que não devem ser repetidos.

2) Construir um plantel muito mais equilibrado! Estou perfeitamente à vontade para falar desta parte porque no início da época disse a vários amigos que o plantel do Benfica era desequilibrado.
a) Não podemos ter apenas 1 defesa direito. Apenas 1 médio direito, apenas um extremo esquerdo. Sim porque carlos martins, ou césar peixoto não são extremos, não passam nenhum defesa lateral em drible ou velocidade, não são desequilibradores.

3) Na minha opinião temos que refrescar o ataque do Benfica. Cardozo há muito que está a mais no Benfica. Não é temido, não se esforça o necessário, não ultrapassa um único defesa em velocidade. Não segura uma única bola. Saviola fez uma época bastante abaixo do esperado. Não compreendo como chega ás meias finais da liga europa, com tempo e espaço para se preparar fisicamente, num estado físico tão mau. Chega a arrepiar ver a dificuldade que têm em ganhar uma bola em corrida. A dificuldade que tem em ultrapssar um defesa, ou apanhar qualquer bola que seja necessário sprintar. Na minha opinião precisamos de algo mais na frente, e esse mais traduz-se em velocidade e capacidade de explosão coisa que estes 2 avançados não nos conseguem proporcionar.

4) Reflectir sobre o número de golos sofridos. Jesus era conhecido por colocar as suas equipas a jogar um futebol bastante agradável em transições rápidas, e ao mesmo tempo ter defesas pouco batidas, sólidas e coesas. Isso não se viu esta época. Sofremos demasiados golos. Temos que saber o que se passou e corrigir.

5) Atitude, precisa-se! AO 80 minutos no jogo com o Braga, para as meias finais da liga Europa, filmaram o banco do Benfica. E focaram o Sidnei! Estava completamente calmo, relaxado no Banco como se tivesse no cinema. Apático e tranquilo. Isto a 10 minutos do Benfica ser eliminado da Liga Europa. Fui só eu que reparei nisto? Será isto normal? Não me parece. Que corram com os sidneis do plantel do Benfica. Os conformados, bufos e críticos em nada contribuem. Espero que o Benfica tenha o olho aberto.

(Acrescentado depois de ter em conta o Comentário do chumbi, que reflecte a preocupação e insegurança da maior parte dos adeptos.)
6) Reflectir se Roberto é o tal guarda redes que garante pontos! Neste momento é contestado pela maioria da imprensa e adeptos do benfica. Falhou em vários jogos e nunca reuniu consenso, portanto é necessário decidir a melhor forma e melhor sítio para rentabilizar o investimento que foi feito.

Fiquei satisfeito ao ouvir jesus dizer que pode não ter tomado as melhores opções e que está a tentar perceber o que correu mal, e o que tem que melhorar para não cometer os mesmo erros! É esse o caminho!

5 comentários:

  1. na minha opiniao o treinador e o principal culpado. ja o criticava o ano passado quando foi campeao na ultima jornada.
    a nivel de motivaçao, nao o vi motivar nenhum jogador no benfica. na minha opiniao Di Maria foi recuperado e motivado por QF. o mesmo acontecendo com Cardozo. esta epoca que foi toda planeada por JJ foram estes os resultados.
    os jogadores pretendidos pelo treinador, grande parte nao apresenta valor. um treinador que e odiado por quase todos os treinadores da 1ª divisao, que se auto-elogia, tem uma enorme falta de humildade, promete titulos mas perde-os em casa, que se considera melhor que os miudos, mas nao os consegue vencer, acusado de agressoes, desrespeita o adversario quando ganha, nao sabe posicionar os jogadores em campo.
    este nao e o treinador que quero para o Benfica.
    avfcportugal@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Concordo com quase tudo! Ficou para trás um dos pontos mais importantes para mim: A questao do GR! Tu achas normal chegar ao final da época e ainda se discutir queal devia ser o GR titular do Benfica? Achas normal os pontos que o homem nos fez perder? Falas sempre no Sidnei. O Sidnei é um exemplo de má gestao de balneario! No ano passado nao jogava! Este ano quando seria normal passar a jogar foi encostado por um jogador no clube há 2 semanas! Que para mim é inferior a ele! Mas nao querendo me desviar do teu post devias acrescentar uma alínea: emprestar o Roberto a um clube Espanhol e ir buscar um GR a sério!

    ResponderEliminar
  3. Até porque conhecendo a imprensa portuguesa na próxima época adivinha-se uma igual para o rapaz!

    ResponderEliminar
  4. qualquer um pode acrescentar o que achar necessário. É natural que faltem algumas coisas.

    Mas o roberto está incluído na parte em que disse não ser normal sofrer tantos golos! É óbvio que o Roberto também está incluído nesse alínea, mas será o treinador, em quem confio plenamente, que terá que decidir o que fazer.

    quando à parte que falas do sidnei, eu foquei o sidnei pelo seu comportamento e falta de empenho. Mas já agora aproveito para dizer que andas distraído. O sidnei foi titular em 5 jogos depois do David Luiz sair do benfica. Um deles foi na derrota com o porto em casa, para o campeonato... E enterrou tanto que o treinador deixou de apostar nele.

    Nao me oponho à saida do Roberto se isso ajudar o Benfica. Acho que agora sim é a altura certa para o JJ e equipa técnica perceber e decidir como deve formar o plantel para o ano que vem.

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Tony, dizer que o quique flores é que motivou o di Maria e o cardozo, revela um profundo desconhecimento da realidade.

    cardozo era suplente do Suazo! raramente jogava com o quique.

    di maria era suplente do Rodriguez, que é agora suplente do varela, e o quique flores disse várias vezes que Di Maria não era o jogador que a imprensa queria fazer dele.

    Portanto não brinquemos ao futebol. JJ foi o único responsável pela ascensão do Di Maria.

    Esta época teve culpa, cometeu erros, mas isso nao abala a confiança que tenho nele!

    ResponderEliminar