quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Néné - "Do Benfica só se sai quando nos mandam embora"

Ao ler a Blogosfera Benfiquista (http://eternobenfica.blogspot.com/) encontrei esta frase da autoria de Néné.

"Do Benfica só se sai quando nos mandam embora".

E dei por mim a lembrar os tempos em que privei com o mítico camisola 7 do Benfica. Sim, tive a sorte de partilhar alguns momentos com o homem conhecido por não sujar os calções.

E são estas pessoas, os Nénés que alguns de nós têm a sorte de conhecer que nos transmitem alguns ensinamentos para a vida.

Sendo o Néné o primeiro "craque a sério" que conheci sempre me impressionou a sua humildade.
De uma humildade tal que era dificil associar aquele homem ao homem que anos antes dava alegrias a milhões de adeptos.

Outro ensinamento que ele passava é que o futebol é para pessoas inteligentes.
Contava que muitos dos golos que marcou é porque pensava mais rápido que os defesas e antecipava os momentos.

O seu Benfiquismo é tão vincado que é um traço muito marcante na sua personalidade. A elegância e a educação com que ele transmitia o Benfiquismo aos mais jovens era sublime.

Há pouco tempo encontrei-o e estava com aquela dúvida, que nos assola a todos de quando em vez, se ele se recordava de mim. Estava naquela, vou não vou cumprimetá-lo. Quando me viu, fez questão de me vir falar e de recordar alguns episódios passados há sensivelmente 20 anos.

Mais uma vez a humildade, a elegância e a educação transbordavam.

3 comentários:

  1. grande Néné.
    os jogadores de hoje tambem assim o deveriam ser.

    viva o Benfica

    genialdabola.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ganda Néné pá! Gostava de ter ver quando estava no Nacional, desde que mudaste para Itália não tenho vistos os teus jogos!

    ResponderEliminar
  3. no Nacional ainda fez muitos golos! Bom player!

    ResponderEliminar