quinta-feira, 5 de agosto de 2010

As imprecisões de José Marinho


Vem este jornalista, José Marinho, chamar-me mentiroso através de um comentário ao post
Manueis Cajuda e José porque diz ele "Manuel Cajuda nunca foi comentador da Sporttv", acrescentando ainda "Permita-me a ousadia do conhecimento de causa, como um dos jornalistas fundadores da Sporttv.", terminando com "mas é por causa de imprecisões como estas que um rumor, uma inverdade, uma mentira daninha se desenvolve até à idade adulta de verdade consagrada. Como pode não ter esquecido uma coisa que nunca aconteceu? ".
Pois bem, confesso que não gosto que me chamem mentiroso, pois não o sou, assim sendo tenho tentado arranjar vídeos do tal jogo (porto - Benfica de 2003/2004) que comprovem que Manuel Cajuda foi mesmo o comentador.
O vídeo ainda não consegui obter, mas após uma intensa procura pela internet consegui chegar a um post escrito por João Gonçalves do blog http://terceiroanel.weblog.com.pt escrito numa segunda-feira dia 22 setembro de 2003, ou seja um dia após o jogo, realizado Domingo dia 21 de Stembro de 2003, onde se pode ler entre muitas outras verdades o seguinte: "Mas voltando ao nosso "amigo" comentador, depois de terem passado a imagem em que se vê claramente que Ricardo é injustamente expulso a Sport TV consegue dar a opinião que se calhar não houve intensidade suficiente. É evidente que não houve intensidade porque nem houve contacto sequer!!! E o convidado de luxo, Manuel Cajuda, ampára aquele monte de disparates!!! É para isto que se paga?!".

Sendo assim, e até que me provem o contrário, vou ter eu sim de chamar, além de mau jornalista, porque não confirma aquilo que escreve, mentiroso a José Marinho.
E é com este tipo de jornalistas que são brindados os assinantes da Sport TV, que de vez em quando são apanhados em OFF a mostrarem de que massa são realmente feitos. Jornalistas que andam ao sabor dos ventos do poder, jornalistas que são pagos não para dizerem a verdade mas para distorcerem as verdades consoante os seus próprios interesses e os interesses de quem realmente manda.
Assim o faz José Marinho, assim o fez Manuel Cajuda.

10 comentários:

  1. Mas que jornalista é esse? Aquele que disse que o Aimar joga a médio mais recuado no Benfica, tipo Pirlo? Numa coisa acertou: mais ninguém conseguiu perceber isso. Nem mesmo o Jesus.

    ResponderEliminar
  2. Grande Nica!!!

    Agora se fosse Homem vinha aqui, assumia o erro e pedia desculpa. A grande diferença entre um grupo de amigos que se junta e escreve umas coisas sobre o seu clube e quem anda "no meio", que se mexe com as cúpulas é essa mesma!! Tu disseste o que disseste e tinhas a certeza! O Sr Jornalista cheio de moral, com o peito inchado e tau! Deu com os burros na água!!

    Ficamos á espera que venha assumir o erro!! Nao precisa de pedir desculpa. BAsta dizer: Caro bancaca 16 estava certo!

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Bancada 16, apenas mais uma precisão. Eu não lhe chamei mentiroso. Não poderia nunca fazê-lo, especialmente a uma pessoa que não conheço de lado nenhum. Eu explico-lhe, rapidamente, porque é que não encontra a gravação, pelo menos com a voz de Manuel Cajuda. Porque ela não existe. Mas como vê, eu não estou a chamá-lo de mentiroso. Apenas fiz uma precisão em relação ao que escreveu. Se isso lhe agrada ou não, o problema é seu, mas conviria que moderasse os termos, sobretudo quando se dirige a uma pessoa que não conhece de lado nenhum e especialmente se póe a perorar sobre factos que não domina. Agora, que fique claro, que não lhe chamei mentiroso e muito menos o autorizo que o faça a mim. Seria útil que conseguisse manter a compostura e pudesse entender que isto - o futebol - não tem de ser uma guerra, que alimenta ódios entre pessoas que não se conhecem. Isso é que é triste.
    Quanto ao anónimo que, fugazmente, ensaiou uma graçola sobre um texto que publiquei no Mágico SLB, o ideal era que tentasse, primeiro, saber porque é que a bola pincha e depois, então, tentar discutir futebol de uma forma séria e principalmente assumida.
    Meu caro Bancada 16, mais uma vez, espero ter sido esclarecedor sobre os termos em que me dirigi a si e igualmente os termos em que resolveu responder-me. Os ataques ao meu profissionalismo, é para o lado que durmo melhor, porque é mesmo assim, estamos expostos a isto e quem não quiser, tem bom remédio, desiste. Agora, os ataques ao meu carácter, acho que se excedeu, porque repito, não me conhece de lado nenhum e a sua antipatia pela Sporttv não deve levá-lo ao extremo de insultar outras pessoas. Mesmo que a pretexto de uma interpretação abusiva do meu primeiro esclarecimento neste blogue.

    ResponderEliminar
  4. Porém, numa coisa sou capaz de conceder...Relendo o que escrevi, "mas é por causa de imprecisões como estas que um rumor, uma inverdade, uma mentira daninha se desenvolve até à idade adulta de verdade consagrada. Como pode não ter esquecido uma coisa que nunca aconteceu?", admito que possa tê-lo induzido em erro e levá-lo a concluir que estava a alegar uma mentira sua. Não foi essa a intenção. O objectivo era que todos percebessem que é à custa de imprecisões no que muitas vezes se diz ou se escreve, relativamente a factos que não se domina ou não se conhece, que muitas mentiras ganham o estatuto de verdade. E, meu caro, durante mais de vinte anos de exercicio de jornalismo e após vários prémios que consagraram o meu esforço, posso dizer-lhe que sempre procurei a verdade, porque é esse o maior exemplo que posso deixar aos meus filhos, que são os meus verdadeiros patrões. É a esses que respondo, é a esses que tento, todos os dias, dar um exemplo de civismo, de urbanidade, de carácter e, já agora, de benfiquismo. Quer o meu caro acredite ou não, porque isso também não faz grande diferença.

    ResponderEliminar
  5. Caro José Marinho,
    vou-lhe confessar que até sou um admirador seu, acredite ou não. E sei que o José é um grande Benfiquista, sigo atentamente tudo o que escreve no blog "Magico SLB".
    Não escondo no entanto que me chateou o facto de ter feito o comentário que fez, dizendo que não era verdade o que eu tinha escrito.

    Continuo a pensar que o José tinha o dever e a obrigação de se informar melhor, como jornalista que é, antes de ter escrito o que escreveu, pois tenho a certeza daquilo que escrevi.

    No entanto há algo que ainda me deixa confuso, como é que não existe a gravação do jogo com a voz do Manuel Cajuda?

    Também ainda não percebi quando diz "Eu explico-lhe, rapidamente, porque é que não encontra a gravação, pelo menos com a voz de Manuel Cajuda. Porque ela não existe.", o que quer dizer com isto?

    Ainda afirma que não foi o Manuel Cajuda o comentador convidado da Sport TV nesse jogo?

    ResponderEliminar
  6. Meu caro, falei agora mesmo com o Manuel Cajuda e reconheço que ambos temos razão. Ele fez comentários sobre esse jogo, mas nao como comentador fixo do jogo.
    Acredite que a intenção não era chamar-lhe mentiroso, porque não é do meu feitio fazer juizos de valor sobre pessoas que não conheço. Tem razão, Manuel Cajuda fez comentários na Sporttv sobre o jogo. Tenho razão, nunca o fez como comentador fixo da Sporttv. Peço desculpa se exagerei no meu comentário inicial, mas reforço que nunca foi a minha intenção desconsiderá-lo. É que lê-se tanta asneira, tanto insulto gratuito, na blogosfera, que, por vezes, custa engolir certas coisas. Não foi o caso e espero que este esclarecimento possa acabar de vez com o tema. Um abraço e obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Caro José Marinho,
    Também eu nunca disse que o Manuel Cajuda tinha sido comentador fixo da Sporttv, o que eu disse foi que ele comentou aquele jogo.

    Só lhe fica bem reconhecer o seu erro e acredite que hoje em dia não é facil encontrar quem o faça.
    Parabens pela humildade de o ter feito.
    Um abraço e será sempre bem-vindo a este espaço.

    ResponderEliminar
  8. Meu caro Bancada 16, pelo menos, esta polémica, teve um mérito. Descobri o seu blogue e já está nos meus favoritos. Um abraço e vamos lá ganhar a Supertaça.

    ResponderEliminar
  9. Carrega SLB...
    Adorei esta polémica, que no fi acabou em mais uma goleada p/ o nosso Benfas :)

    ResponderEliminar