terça-feira, 15 de setembro de 2009

Invasão ao Restelo (Parte II)

Domingo, 4 horas da tarde, à terceira buzinadela venho à janela. Já chegaram, o Pedro e a filha, o Hugo e o pai. Vieram ter comigo a minha casa para fazermos o trajecto juntos até ao Restelo. Também isto faz parte, sentir que vamos juntos com os cachecóis presos nas janelas, como que indicando aos mais distraídos que hoje é dia de futebol, que hoje joga o Benfica. Pelo caminho reparamos na quantidade de adeptos que se deslocam ao Restelo, desmascarados ora pelas camisolas que levam vestidas, ora pelos cachecóis que, tal como nós, esvoaçam pelas janelas. Dou comigo a pensar, parece que faltam 4 jornadas para ser campeão, mas não, ainda só vamos para a 4ª jornada e já há esta onda benfiquista.

Ao chegarmos, tremenda confusão. Gente e mais gente com um ponto em comum, o vermelho. Camisolas, cachecóis ou bandeiras, toda aquela gente vinha de vermelho.
Já fui muitas vezes ao Restelo, mas nunca o vi como hoje. A particularidade de o jogo ser disputado com a luz do dia torna o ambiente mágico e ao mesmo tempo trás a nostalgia de outros tempos, aqueles tempos em que os jogos não davam pela TV e quem os quisesse ver tinha de ir estádio.

O Gonçalo olha para mim e diz-me “Cheira-me a mais uma tarde de glória”. Sorrio e penso o quão seria bom que ele tivesse razão. Preparámos este jogo com uma semana de antecedência, falamos nele há uma semana e era bom acabar o jogo com mais uma vitória e uma exibição convincente.
Entrámos no estádio relativamente cedo, as bancadas iam ganhando vida a pouco e pouco.
O Benfica entra para aquecer, primeira explosão de alegria. O Javi Garcia olhou um pouco espantado como que admirado com o numero de adeptos que ocupavam as bancadas.

O Benfica entra a dominar, apesar disso o Belenenses tem a primeira oportunidade. Quim faz uma boa defesa. O Benfica continua em crescendo. Numa 2ª bola ganha por Di Maria, este descobre Saviola na meia lua ainda do meio campo defensivo. Saviola recebe a bola direccionando de imediato o ataque para a baliza adversária, na sua visão periférica tem Aimar de um lado e Ramires do outro. Tem a jogada controlada, os adversários e os companheiros. A qualquer momento pode soltar a bola num dos companheiros, decide que não, não é preciso, pode entrar na área com a bola controlada, área onde ao mais pequeno descuido dos adversários pode sofrer penalty, e faz bem, vai para dentro e remata. Os adeptos acreditam, levantam-se como que querendo ajudar Saviola na corrida, como que querendo rematar por ele. Não é preciso, el Conejo remata, Nelson defende e a bola ressalta para a frente e Saviola na recarga faz o primeiro. Grande golo de um pequeno grande jogador. Cavalgou meio campo com a bola controlada, enfrentou uma defesa completa sozinho e fez o golo.
Explosão de alegria. Estava feito o mais difícil. Estamos a ganhar. O resto da primeira parte foi gerida pelo Benfica, com mais uma ou outra oportunidade.
2ª parte o Benfica dominou completamente. Com mais espaço Aimar controlou os ritmos de jogo. Cardozo faz o 2º, Javi Garcia o 3º e Ramirez o 4º. Construída mais uma goleada. Os jogadores despedem-se dos adeptos e estes com uma estrondosa ovação fizeram questão de demonstrar que estão com a equipa.

1 comentário:

  1. :)

    grande tarde de futebol!!

    obrigado a todos os benfiquistas por me terem permitido sentir aquela mistica....

    ResponderEliminar