quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A(O)nda(o) Benfica!

Anda benfica, Onda benfica, ou A Onda do Benfica?

Escolha o leitor, porque, qualquer um destes podia ser o título.

Hoje estarão presentes na luz perto de 50.000 espectadores, incluindo eu, para assistir ao primeiro jogo da Liga Europa. É certo que o objectivo serão sempre os 3 pontos, mas a esperança de todos os que vão assistir ao jogo, no estádio ou pela televisão, é a de que o Benfica marque mais uma vez mais que 3 golos. O que todos queremos é golo, é espectáculo, e é isso(essa ilusão) que o Benfica nos pode garantir neste momento em qualquer jogo que dispute. E só isso justifica que contra esta equipa, o BATE Borisov que muitos desconhecem, se espere lotação praticamente esgotada.

A metáfora que se pode usar neste momento é a seguinte: Benfica é golo! É essa nesta altura a onda do Benfica. Onda essa, que os adeptos fazem questão de personificar nas bancadas de qualquer estádio como se viu em Belém e naz luz - em belém aos 20 min de jogo já se fazia 'a hola'.

Quem se importa de pagar para ir ver um aquele grande concerto? Quem se importa de pagar para ver a estreia daquele grande filme? Portanto... Quem se importa de pagar para ir ao estádio na expectativa de ver 1, 2, 3 , 4 golos ? o passe do aimar, o desarme do Javi Garcia, a arrancada do Saviola, o ataque rápido do Ramires? O ramate do Cardozo, o drible do Di Maria? É por isto... e só por isto que hoje vamos ter imensa gente no estádio. Porque na expectativa de assistir a um bom espectáculo ninguém olha à carteira.

Para quem leu até aqui, acabo com um dos melhores comentários que li nos últimos tempos no jornal o Jogo:
"Nada a provar
O BATE Borisov é um adversário desconhecido, e não se sabe que dificuldades pode trazer da Bielorrússia. Uma coisa é certa: se o Benfica voltar a vencer por números folgados, então haverá muita gente a dizer que era mais uma equipa fraca e que os verdadeiros adversários ainda estão para chegar; se os encarnados falharem o objectivo de começar a Liga Europa com o pé direito, então haverá muito boa gente a reduzir Vitória de Setúbal, Belenenses e Vorskla Poltava a equipas quase amadoras.

É a vida em Portugal, onde tudo é alvo de maledicência, de crítica e bota-abaixo. Jorge Jesus tem razão quando diz que ninguém deve esperar goleadas em todos os jogos. Esta noite pode acontecer uma vitória sofrida, um empate ou uma derrota. Mas nenhum resultado poderá fazer do Benfica uma equipa fraca. No final da época se verá quantos vencem por 8-1 o Setúbal e 4-0 no Restelo."


Anda benfica...

Abraço,
Gonçalo Cabecinha

Sem comentários:

Enviar um comentário