terça-feira, 3 de abril de 2012

O Benfica e os Benfiquistas


Acompanho o fenóemeno Benfica há muitos anos.

E dentro desse fenóemeno que é o Benfica há outros fenómenos que são interessantes de analisar, vejamos.

Nuno Gomes, jogador do Braga, concorrente directo do Benfica na disputa do título, entra em jogo numa altura em que o Benfica ganha por 1-0 e tenta segurar a vantagem, o Estádio da Luz levanta-se em peso para o aplaudir...
Segundos depois de Nuno Gomes entrar o Braga empata e tira praticamente o Benfica da luta do título...
Os mesmos adeptos que aplaudiram efusivamente um jogador do Braga levantaram-se e foram-se embora...

Eu pergunto, isto é SER BENFICA???
Ou isto é SER PARVO???

Mas esta é a génese da maioria dos Benfiquistas.

Também dessa mesma génese faz parte dizer mal e assobiar o defesa esquerdo do Benfica Emerson para aplaudir o extremo direito do Chelsea Ramires.

Quando é que os Benfiquistas metem na cabeça de uma vez por todas que a História do Benfica se construiu com aqueles que vestem o Manto Sagrado, a cada momento da História do clube.

Esses, os que envergam o Manto de cada vez que o Benfica sobe ao relvado, são aqueles que jogo após jogo transformam a História do Benfica.

Porque aqueles que já O vestiram e que agora vestem uma qualquer camisola de um qualquer clube de um qualquer ponto do Mundo dão ZERO ao Benfica.

Voltando ao Nuno Gomes, um jogador que era suplente dos suplentes do Benfica, decidiu ir ser suplente para Braga.
Tudo bem!
Nunca direi mal de Nuno Gomes, jogador que sempre apreciei, jogador de quem festejei muitos golos, ok, não gostava dos bancos do Estádio da Luz decidiu ir ver como são os bancos do Estádio Axa...

Mas neste momento o Nuno Gomes, num jogo Benfica-Braga, diz-me tanto como me diz o Mossoró, NADA!!!

Simples?!
Não, muito complicado....

4 comentários:

  1. Muito Bem bancada 16. Assino por baixo. Brilhante mesmo que muitos Benfiquistas deveriam ler e reler pois isto é que é Benfiquismo.
    Ao ouvir os aplausos ao Nuno Gomes sabado (o meu companheiro de bancada até se levantou) fiquei sem palavras. De facto o Benfiquismo hoje em dia é uma coisa que eu não conheço.
    Tenho respeito pelo Nuno Gomes pelo que fez no clube mas olhando friamente foi apenas um jogador mediano em relação a muitos que vi jogar e então falando de pontas de lança nem se fala, aliás Cardozo é muito melhor em menos de 5 anos está creio a 40 e poucos golos do Nuno Gomes em 12.
    Mas se calhar é por isto que também o Glorioso esteve como esteve, por esta mentalidade de "Nuninhos" que em 15 anos fomos 2 vezes campeões.

    P.S- Se há coisa que gostei no Jesus foi finalmente ter coragem de limpar muita coisa no futebol. A dispensa do Nuno Gomes, do Quim e o fim da palhaçada Mantorras foram grandes e profissionais decisões como deveria sempre ser.

    P.S 2- Recordo-me por exemplo quando Imortais (esses sim simbolos eternos e vencedores do grande Benfica) como o Diamantino, Chalana, ou Carlos Manuel regressaram á Luz. Aplausos, o que é isso, nunca. o Benfica jogava e mais do que tudo era para ganhar, o Carlos até passou o jogo todo a ser assobiado. Isto sim era o verdadeiro Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Concordo uma vez mais! (Mais logo o bebé já vai de rastos!)

    Também não compreendi e fiquei incrédulo com tanto aplauso a um jogador que entra para o rival quando o Benfica está a vencer importantíssimo. Esse fenómeno fica a dever-se, quanto a mim, ao facto das ficarem cegas quanto tentam criticar alguém(e também porque é engraçado a manifestação em massa). Aplaude-se Nuno para se poder depois dizer que JJ é que o mandou embora de forma injusta. Assobia-se Emerson porque JJ é que o mete lá dentro e engraçou com ele. Portanto são manifestações em massa com o objectivo de visar uma terceira pessoa.

    Quanto ao facto do Nuno Gomes ter saído do Benfica para jogar o mesmo no Braga, ou seja quase nada, já aqui tinha referido o mesmo... E não é caso único. O Rubén Amorim agora está lesionado mas também ele ainda não tinha pegado de estaca... E também ele dizia que ficava feliz por Paulo Bento pensar de forma diferente de JJ, mas o facto é que ele para Paulo Bento contava menos do que para JJ, só jogava e só entrava na selecção em amigáveis e quando os outros já estavam cansados.


    Concordo plenamente com a filosofia de que temos de defender os nossos (também daí a minha dificuldade em criticar treinador ou direcção), e de que os que já saíram não interessam.

    Nesta filosofia se enquadra também o Ruben Amorim... Para mim vale zero, e da última vez que falou mostrou bem a sua fibra. Numa altura difícil para o seu treinador, acabado de perder a vantagem de 5 pontos para o 2º classificado, tentou cagar-lhe em cima dizendo que não voltava ao Benfica com ele.

    ResponderEliminar
  3. Relativamente a Nuno Gomes, sim, admirei-o bastante mas agora é rival do Benfica e que aqueça o banco do braga. Vamos ver se no fim desta época também diz que quer continuar a jogar, porque se for assim, pelos vistos, tem que mudar novamente de clube...

    Quanto a Ruben Amorim, vai lá verificar melhor os jogos do braga e depois diz novamente se ele não tinha pegado de estaca.
    Não só pegou como os últimos jogos antes da lesão jogou em todos e foi titular na grande maioria. É grande jogador que teve problemas com JJ mas claro que ao estar num rival, para mim, também vale 0.
    Quanto à sua fibra, pode ter errado, e sim errou, mas imagina o enxovalho que deve ter levado de Jorge Jesus para perder a cabeça daquela maneira.

    Em 2010 li e ouvi muita gente a gozar por na altura no mercado de Janeiro o porto ter reforçado a equipa do braga com 1 ou 2 jogadores. Reforçado uma equipa em que estava a lutar directamente pelo titulo e liga dos campeões.
    Não é que em 2012 aconteceu exactamente o mesmo mas aqui já ninguém se lembra disso.

    ResponderEliminar
  4. LOL oh major... Epah essa cena do "coitadinho do ruben o que terá feito o JJ para para ele perder a cabeça daquela forma" comigo não funciona...

    O Ruben amorim não é um grande jogador. Nem será nunca titular de nenhum grande. E um bom, mediano, jogador que perdeu o meu respeito pela forma como faltou ao respeito ao Benfica.

    ResponderEliminar