terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Doping

É sempre um tema que incomoda mas falo disto devido à noticia da suspensão do, melhor ciclista da actualidade, Alberto Contador.

Antes de mais continuo a dizer que sou contra todo e qualquer doping no desporto. Sempre que houver provas que um desportista utilizou substâncias que melhorem o seu rendimento desportivo então a penalização é justíssima e só peca por escassa.

Mas relativamente a este caso que demorou ano e meio ser resolvido a minha opinião é simples: todos sabemos que no ciclismo o recurso ao doping é elevado e que inúmeros ciclistas utilizam esta forma para vencer e também, nesta modalidade, o doping está mais avançado, mas o controle também é muito mais apertado e em nada é comparável a qualquer outro desporto.

O caso Contador é um enorme processo e com algumas incongruências. Após se ter acesso ao comunicado e depois ao acórdão do Tribunal Arbitral do Desporto podemos ler que:
"Contador é culpado de uma acusação de doping (...) Está provada a confirmação de uma substância proibida, clembuterol, no organismo de Contador, mas não há factos provados de que se deva a carne contaminada vinda de Espanha. Não são conhecidos casos de atletas que tenham testado positivo a clembuterol e que esteja ligado a carne contaminada."
Mais à frente dizem o seguinte: "Na opinião do Painel, na base da prova deduzida a presença de clembuterol foi mais provavelmente causada pela ingestão de um suplemento alimentar contaminado (...) e devido à quantidade ínfima detectada no organismo não é possível provar que isso melhorou verdadeiramente o rendimento desportivo do ciclista.

Ou seja, no próprio comunicado parece que não provam consistentemente e dizem algumas contradições.

Relativamente ao facto de outros atletas não terem testado positivo a essa substância, isso não corresponde rigorosamente à verdade porque no último Mundial de Sub-17 de Futebol houve futebolistas que testaram positivo a clembuterol exactamente devido à ingestão de um suplemento alimentar contaminado. Todos estes casos foram absolvidos.

Penso que esta decisão, além de ser muito penalizadora para o Ciclismo, é um pouco contraditória pois no próprio comunicado não são totalmente explícitos e condenam-no à sanção mais pesada, 2 anos. Não sei se houve, de facto, doping ou não mas acho que um processo destes, tão grande, moroso e com tanta informação não podia ser decidido desta forma quando não há certezas absolutas. Acho que o facto de ter demorado tanto tempo a resolver só deu azo a que só a penalização daria alguma credibilidade à intervenção da UCI.

Foi retirada a vitória na Volta a França 2010 e tudo o que ganhou após isso, ou seja, pelos vistos estaria dopado durante este tempo todo...

Declarações:
O espanhol, de 29 anos, fez questão de se mostrar revoltado com a decisão. “Que fique claro que nunca me dopei. Estou em total desacordo com a sentença e por mais que tente compreender, não consigo. Fiz todos os possíveis para demonstrar a minha inocência, submeti-me a um teste do polígrafo, dois dias antes do Giro, como um delinquente (...) Há um ano e meio que começou este calvário e todos os dias me pergunto como isto tudo aconteceu. O mais duro é ver a minha família a sofrer."
Eddy Merckx, diz que Alberto Contador deve pensar em correr a Volta a Espanha depois de terminar o castigo por doping (6 de agosto) e que caso isso aconteça ganhará a prova facilmente.
«Contador deve continuar a carreira de ciclista, reerguer-se deste golpe e correr a Vuelta. Ganharia com um dia de vantagem»

1 comentário:

  1. O clembuterol é essensialmente usado para pessoas asmáticas pois ajuda a uma boa ventilação pulmunar, abre os brônquios e com menos esforço o ar chega ás células sanguíneas potenciando deste modo o rendimento desportivo.Essa treta do champô contaminado, da carne porco á alentejana e quejandos já é sobejamente conhecida das autoridades que fazem o controlo destes casos, só que depois e após detecção, os atletas e seus departamentos vêm para a opinião pública com essas lamentáveis desculpas esfarrapadas, que só servem para tentar descredibilizar estes organismos. O sucesso tem custos e neste tempo que vivemos os investimentos e as afirmações muitas vezes de carácter regional tentam sobrepor-se a tudo, mas, eu entendo como leigo na matéria que a batota deve ser combatida de uma forma justa e séria, não fiquei nada admirado quando aconteceu o caso Nuno Assis e acredito piamente que existem outras receitas que são ministradas a alguns atletas da nossa praça,pedia às autoridades competentes que investiguem o que se passa em todos os clubes e não só no nosso SLB, pois sabemos como alguns atletas após alguma paragem regressam como ''Cavalos'', e isso não se deve só a uma boa preparação física.Penso eu de que... Para o sucesso tudo é importante, até o manual de quedas dos jogadores de futebol dentro do campo para influenciar o arbitro e espectadores em decisões favoráveis a esta equipa ajudam no rendimento desportivo.

    ResponderEliminar