sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Jorge Jesus

Jorge Jesus é o melhor treinador que eu vi no Benfica, e quando digo o melhor não o comparo sequer com ninguém porque a diferença é abismal.

Lembro-me de ter falado com o Zé Pedro que jogou no Belenenses e agora está em Setúbal, na altura em que se falava que o Jorge Jesus podería vir para o Benfica, e o Zé me ter dito maravilhas do seu antigo técnico. Logo aí fiquei ainda mais entusiasmado com a possível vinda do então treinador do Braga para o Benfica.
No entanto estava longe de imaginar o que se viria a passar no nosso Benfica no ano de estreia de Jorge Jesus.

Vou contar aqui um episódio que não esquecerei e que para mim define Jorge Jesus.
No jogo em casa para a Eusébio Cup frente ao Milan, já na 2a parte o Milan está a atacar pela esquerda. Jorge Jesus abstrai-se por momentos do centro do jogo e corrige a posição de Saviola. Saviola estava mais ou menos em cima da linha do meio campo, estava a descansar, pensando que como estava longe da bola naquele momento não teria influência no jogo. Jorge Jesus pediu-lhe para fazer um pequeno esforço e descer mais uns metros no campo até à zona da meia lua.
O que sucedeu?
O Milan atacava pela esquerda, e da esquerda um dos seus jogadores tenta fazer um passe para a entrada da área do Benfica. Um dos defesas do Benfica alivia a bola, e Saviola que tinha entretanto recuado uns metros ganha a bola, lançando de imediato um contra-ataque que ia dando golo do Benfica.

Outra situação que já serve para eu e o meu grande amigo Chumbi nos olharmos com aquele nosso olhar de "Fdx, o homem é mesmo bom", é aquando da marcação dos cantos ele corrige a posição de Fábio Coentrão consoante o canto que é marcado. O Fabinho já olha para o banco como quem diz "é mais um metro para a esquerda ou mais um metro para a direita?".

É com estes pormenores deliciosos que o nosso treinador tem construido a melhor equipa do Benfica que eu me lembro.

E é por estas e por outras que eu fico espantado como é que a malta do Benfica "abana por todo o lado" à minima contrariadade.
Fico espantado quando ouço os treinadores de bancada dizerem coisas maravilhosas como se um treinador que fez o que fez ao Benfica não as soubesse.

Eu na minha ideia a verdade é uma e só uma, o Benfica actualmente pode não ganhar todos os jogos, mas tenho a certeza que a equipa entra para qualquer campo para jogar contra qualquer adversário com mais hipóteses de ganhar do que perder.
Porquê?
Porque é mais organizado, tem o treinador que sabe ler melhor o jogo e responde na hora às adversidades que o jogo vai tendo, e tem os melhores jogadores,e já agora os melhores adeptos.

Sem comentários:

Enviar um comentário