quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jogo complicado e sempre roubado

Um Porto-Benfica é sempre um jogo muito complicado para o Glorioso. Há imensas dificuldades tradicionais de lá jogar e vencer.
A meu ver com o estádio do dragão isto melhorou um pouco, e se formos a ver desde que jogamos no dragão os resultados têm de certa forma mudado. Já ganhámos 1 vez empatámos 2, perdemos uma vez no último segundo e temos outra derrota.
O estádio das antas é que tinha um estigma muito grande, eu olhava para aquele estádio como um autentico inferno para o Benfica.
Indo atrás no tempo e em termos de arbitragens nem se fala, é um roubo autêntico. Recorri de algumas memórias e muitos factos e dos últimos 15anos de estádio das antas o que temos é isto:

1987/1988 (Taça-MF) - Expulsão de Veloso aos 85min e... golo do Porto aos 86
1989/1990 (Liga) - Golo do Porto marcado através de... exacto, é isso mesmo que estão a pensar, grande penalidade. Perdemos 1-0
1990/1991 (Liga) - O famoso jogo do César Brito mas que como se sabe muita polémica houve, os jogadores do Benfica equiparam-se nos corredores e muito mais histórias
1990/1991 (ST) - Benfica a ganhar e o Porto empata a 4min do fim. Tentem adivinhar como foi?? Óbvio, de Penalty. Perdemos nas grandes penalidades 4-3. Árbitro: José Pratas
1991/1992 (Liga) - Empate a 0 mas claro... expulsão de Isaías. Árbitro: Fortunato Azevedo
1992/1993 (Taça-1/8) - Para não variar, expulsão de Mozer aos 70min com golo deles no minuto seguinte. Ainda conseguimos empatar por Mostovoi e no desempate na Luz ganhámos 2-0. Árbitro: José Pratas.
1992/1993 (Liga) - O Porto beneficia de 2 Penaltys(!!). Falha o primeiro mas marca o 2º... a 5min do fim
1992/1993 (ST) - O famoso jogo dos 100m costas do árbitro José Pratas, salvo erro. Está tudo dito!! Empate a 2 e perdemos em penaltys 4-3
1993/1994 (Liga) - Estamos a ganhar 3-2 e dar banho de bola até que, tentem adivinhar... claro está, Penalty para o Porto que dá o empate. Árbitro: Carlos Calheiros
1993/1994 (ST) - O roubo do Século. A cerca de 2/3 minutos do fim Baía joga a bola com as mãos fora da área (caso normal) e no seguimento do lance, cruzamento de um jogador do Benfica e auto-golo de um homem do porto. O golo é anulado por... fora de jogo. Sem comentários!! Era o golo da vitória e consequentemente conquista da Supertaça pois era a 2ª mão.
1994/1995 (Liga) - Perdemos 2-1 mas quando estava 1-1 Penalty clarissimo não assinalado para o Benfica. Árbitro: José Pratas
1995/1996 (Liga) - Perdemos 3-0 mas calma... quando havia 1-0 a expulsão da ordem, desta vez o Ricardo Gomes e a 5min do fim o Porto marca o 2-0 de que maneira? Não pensem muito, Penalty claro está. Árbitro: Bento Marques
1996/1997 (Liga) - Porto a ganhar 2-0 e o Benfica reduz e pois está claro, 4min depois vem a expulsão do costume. Árbitro: António Costa
1997/1998 (Liga) - O jogo que ficou famoso pelas picardias iniciadas por Paulinho Santos a João Pinto e o escandaloso golo anulado a Kandaurov que daria o 1-1. Perdemos 2-0. Árbitro: António Costa.
1998/1999 (Liga) - Terminámos com 10 para não variar. Perdemos 3-1. Árbitro: José Pratas.
2000/2001 (Taça-1/8) - Perdemos bem mas, para não fugir à regra, uma expulsão de Diogo Luís aos 40min. Árbitro: Lucílio Baptista
2000/2001 (Liga) - Mais uma expulsão aos 44minutos. Árbitro: António Costa
2001/2002 (Liga) - Dos poucos jogos que acabámos com 11 mas claro, já quando estava 3-2 um Penalty incrível não assinalado a nosso favor. Perdemos 3-2. Árbitro: Paulo Costa
2002/2003 (Liga) - Perdemos 2-1 após termos estado a ganhar com golo do Tiago. Mais uma vez uma vergonha com o 2-1 para o porto a ser marcado por uma falta inexistente e consequente expulsão de Éder. O Benfica acaba com 9 com Miguel a ser também expulso. Foi o jogo das 70 faltas em que 50 delas foram contra o Benfica. Árbitro: Paulo Costa
2003/2004 (Liga) - Mais uma simulação do Deco que dá mais uma expulsão, desta vez a Ricardo Rocha. Não me esqueço deste lance, Deco pela esquerda junto à linha lateral num lance com Ricardo Rocha e atira-se para o chão. O fiscal de linha a 2m marca falta. Este foi o jogo em que Costinha já com amarelo varre autenticamente Simão por trás. Zahovic até coloca as mãos à cabeça e o que faz o Lucílio?? Chega lá e faz aquele famoso gesto, é a última!!! Outro pormenor neste jogo, após umas 10 repetições do lance da expulsão o comentador Manuel Cajuda continuava a dizer que era falta!!!

Penso que assim era complicado senão quase impossível ganhar lá. Mas, referindo palavras do Eusébio, já no tempo dele também era complicado jogar lá, ou seja sempre foi. Eu comparo um pouco este jogo, em termos de pressão apenas, como um Barcelona-Real Madrid em que o Madrid também tem sempre muitas e muitas dificuldades a jogar no Camp Nou.

Este ano acredito que seja diferente e que iremos lá festejar o nosso 32º Título de Campeão Nacional!!!

Carrega BENFICA!!!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

RAP - Eis o flagelo do Eyjafjalla


Que reflexão merece a erupção do vulcão Eyjafjalla, situado em Eyjafjallajokull? Primeiro, uma constatação linguística: aquilo que, para nós, é escrever letras à balda no teclado, para os islandeses é toponímia. Eyjafjallajokull é o tipo de palavra que aparece se eu fechar os olhos e carregar aleatoriamente em teclas. Na Islândia, é um sítio. Será que um islandês vendado escreve correctamente "Carrazeda de Ansiães" no seu computador? Não sei, e a comunicação social parece mais interessada em seguir o rasto às nuvens de cinza do que em falar das questões que verdadeiramente interessam, como esta.

Outro problema importante é o de investigar o modo como um amante da natureza deve olhar para o vulcão. Não faz especial sentido que uma pessoa que sofre pela extinção do lince da Malcata se alegre com a extinção do Eyjafjalla. Não é verdade que o Eyjafjalla é tão natural como o lince? Um vulcão é uma espécie de borbulha do planeta. Desenvolve-se e fermenta silenciosamente até esguichar um doloroso pus (espero não estar a ser demasiado técnico). Mas faz parte da natureza como um carvalho ou um golfinho. A única diferença é que os vulcões estão para a natureza como os convidados bêbados estão para uma festa. O anfitrião, como o amante da natureza, quer ter a mesma gentileza para com todos os convidados, mas há um que entorna coisas e apalpa senhoras. É o vulcão. Por isso, querendo ou não, todos nós sabemos, no íntimo, que há natureza de primeira e natureza de segunda: uma que deve ser protegida e apreciada e outra que é simplesmente desagradável. No entanto, por vezes cometem-se injustiças - e eu estou particularmente atento ao facto de, na natureza, haver filhos e enteados. É uma observação que faço amiúde na qualidade de amante da natureza mas, principalmente, na de apreciador de caracóis. Muitas vezes estou a desfrutar de um pires de caracóis e percebo o olhar de repugnância que alguém me dirige. E, quase sempre, não tem a ver com o barulho repenicado que faço a tirar o bicho da casca, mas simplesmente com o facto de eu estar a comer caracóis. O mais interessante é que, na esmagadora maioria dos casos, quem me censura por comer caracóis bebe leite e come ovos. O leite, recordo, é uma gosma produzida no interior de uma vaca, e os ovos são - não há como negá-lo - a menstruação da galinha. É impressionante a hipocrisia destes moralistas da nutrição. Mas, ultrapassada esta lógica e inevitável digressão pelo tema dos caracóis, voltemos à questão do vulcão.

Se há pensamento que deve alegrar-nos, nesta altura, é este: Portugal foi poupado aos mais violentos fenómenos naturais. Não somos arrasados por tornados, nem devastados por tsunamis. Não temos vulcões que nos aflijam nem avalanchas que nos soterrem. A natureza não tem culpa nenhuma de que Portugal esteja como está. É certo que, volta e meia, aparecem umas chuvas mais abundantes e, lá de longe em longe, um terramoto. Mas em geral o nosso clima é ameno e simpático, por muito que a comunicação social se esforce para descobrir desastres naturais em qualquer rabanada de vento. Ainda na semana passada, a fazer fé nos jornais, houve um minitufão no Algarve e outro em Lisboa. Na impossibilidade de sermos visitados por tufões, temos minitufões. Note-se que a expressão "minitufão" nem sequer faz sentido. Não há, por exemplo, microgigantes. Um minitufão é, na verdade, um tufinho. Na semana passada Portugal foi, portanto, assolado por dois tufinhos. Não é especialmente assustador.

IN http://clix.visao.pt//eis-o-flagelo-do-eyjafjalla=f556142

CRAC 0 - SL Benfica 2

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pensava que já tinha visto tudo...


... mas não.

Agora é Bruno Ribeiro do Setubal vir dizer que o Falcao, aquele que lhe deu uma chapada, deveria jogar o CRAC - Benfica. Que lhe haviam de retirar o amarelo.

É bastante conhecida a ligação entre Setubal e o CRAC. Aliás, essa ligação já livrou em algumas épocas a descida do Setubal.

Lembro-me também da transfarência do Paulo Ferreira para o CRAC. Na altura o Sporting estava interessado no jogador, mas o Setubal pedia muito dinheiro. Foi quase por metade para o CRAC.

Também me lembro de uma ano o Setubal ir jogar com a 2a equipa às Antas porque que meio da semana seguinte tinha jogo para a taça.

Já não há vergonha nenhuma, já sei que o Setubal não cairá na 2a divisão. Basta ler estas declarações do jogador Bruno Ribeiro e as do treinador lagarto Manuel Fernandes após o jogo para o perceber.

Campeões Europeus de Futsal




Caros amigos Benfiquistas, é com muito prazer que escrevo neste blog pela primeira vez.

Ontem domingo, num dia ensolarado desloquei-me com amigos e adeptos fervorosos do Benfica ao pavilhão Atlântico para a final da UEFA Fusal Cup. Era um grande dia para a modalidade já que era a 1ª vez que a taça poderia ser ganha por uma equipa portuguesa (o Benfica já participou numa final mas perdeu-a). Não estava muito convicto de que a vitória nos iria sorrir pois do outro lado os espanhóis do Boomerang Intervíu tinham os melhores jogadores do mundo.

Com o aproximar da hora do jogo e o pavilhão a começar a ficar composto pensei: "Com este apoio e com muito coração vamos conseguir superar este difícil adversário". Apito inicial do jogo e cerca de 9400 pessoas a puxarem pelo Benfica. Olho para a tribuna e vislumbro Luís Filipe Vieira, Jorge Jesus e Rui Costa num apoio aos jogadores numa das etapas mais difíceis que tiveram que enfrentar.

O jogo até estava de feição para nós quiçá empurrados pelas vozes a acoarem no pavilhão, mas o Boomerang adianta-se no marcador. "Um balde de água fria mas de certeza que vamos dar a volta por cima" pensei eu por estarmos a dominar o jogo.
Volvidos vários minutos estava consumada a reviravolta. 2-1 após várias oportunidades desperdiçadas. Todo o pavilhão vibrava com emoção. "É nossa" gritava eu devido à qualidade de jogo apresentado contra a tri-campeã europeia e, para mim, a melhor equipa do mundo. Mas no futsal as vantagens podem ser anuladas de um momento para o outro e contra a corrente do jogo o Interviu faz o 2-2. Fomos a prolongamento mas fez-se justiça. Davi numa arrancada característica remata de pé esquerdo para o fundo da baliza de Luis Amado que bem se esticou. Era impressionante o apoio do público. Os jogadores sentiam isso e acreditavam. Bébé faz defesas fabulosas enquanto defendíamos com unhas e dentes a vantagem alcançada.

No ultimo segundo o Boomerang ainda tenta chegar ao empate. A bola entra na baliza mas o jogo já tinha acabado. Éramos campeões da Europa. O primeiro título para Portugal e para uma equipa portuguesa e claro que deu um sabor especial ser contra o adversário que foi. Um jogo dominado em que nem deveria ter existido prolongamento para não deixar o meu coração sofrer mais. O pavilhão ao rubro. 9400 vozes a festejar. Jogadores e equipa técnica emocionados e algumas figuras a sobressairem no final: Pedro Costa (Costinha) um capitão que aprendeu a ser do Benfica e a viver cada jogo como se fosse o último, Ricardinho que seria a ultima oportunidade de ganhar este titulo pelo Benfica antes de partir para o Japão, André Lima um jovem treinador que contra todas as probabilidades se sagrou campeão.

Foi um domingo de emoções fortes e que acabou em grande :)

Saudações Benfiquistas

domingo, 25 de abril de 2010

Benfica 5 - 0 Olhanense (Com relato Antena 1)

Primeiras Páginas



Porque é que gosto do Jesus?


não só pelas goleadas, não só porque o benfica joga bem á bola, mas também porque diz coisas como esta:


«Esse nunca tem ansiedade! Às vezes é preciso abaná-lo um pouco. Mesmo não se mexendo muito, não trabalhando muito, podia fazer mais um golo e era importante ter o Cardozo como goleador do campeonato, que é algo que não conseguimos há muito. Tem feito uma época espectacular e merece o estatuto, apesar de estar numa luta directa com um grande jogador que é o Falcao."

Frase de jesus em reposta a um jornalista que perguntava se havia ansiedade do Cardozo para ser o melhor marcador.
Granda estaleca tem o nosso treinador!

Falta 1 pontinho para sermos campeões!! :)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Frase do dia

Para que o amanhã seja feliz, temos de jogar como se não houvesse amanhã.

Por Jacinto Lucas Pires in JN

ReserBado

Não gosto...


... de ir jogar contra o Olhanense a pensar se o braguinha empatará na Figueira.

... de pensar que os Benfiquistas pensem que com o Olhanense em casa são "favas contadas".

... do Reservado no Marquês de Pombal (apesar de achar muita piada).

... de já não nos lembrarmos do que o Olhanense nos fez em Olhão.

... de pensar que da última vez que pensei assim entramos na Naval e passados 10 minutos já estavamos com 2 batatas no bucho.

... que o David Luiz tenha feito anos esta semana.

... de ainda não ser campeão.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Parabéns!!!


Há numeros míticos e que ganham imortalidade. Já todos sabemos que o 10 é dos craques, dos artistas, mas existem outros números inesqueciveis para mim.
O 3 será sempre de Ricardo Gomes, assim como o 5 será do Mozer. O 27 e 28 serao sempre os numeros da Ferrari. Magic Johnson era o 32. Michael Jordan o 23. Tal como David Luiz.



Neste momento será o jogador que mais admiramos. Pela qualidade mundial, pela entrega ao jogo, pela intensidade que vive o nosso clube. David Luiz nao é apenas um jogador do Benfica. Em campo ele é um adepto que veste a camisola. Sai sempre com a consciencia que deu tudo.

No final de cada jogo tem sempre uma atitude para com os adeptos. Ora mandando a camisola, ora agradecendo o apoio, até nisso é craque.

Força Campeao!!! Parabens!!!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Uma ideia para a festa

Esta mensagem é dirigida à malta da blogosfera benfiquista.

E que tal os "donos" dos Blogs Benfiquistas levarem para a festa uma tarja com o nome do seu Blog ?

Estava a pensar, à volta do Marquês podermos encontrar os vários blogs que acompanharam o Benfica durante esta época...

Novas Escutas Apito Dourado - Benfica TV


via:http://colunadaguiasgloriosas.blogspot.com/

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Mais uma....


... vitória justíssima do Benfica!!!

Limpinha!!!

Só falta uma vitória e um empate para sermos campeões. Tão perto e parece que ainda falta tanto, 4 pontos...
Uma vitória e um empate e finalmente temos aquilo que é nosso por direito, o 32º título nacional.

E a satisfação que me dava ser campeão contra o Olhanense, mas não vai dar, o braguinha joga depois de nós e sinceramente espero que não seja o Inácio a dar-nos o título.

Se o Benfica ganhar ao Olhanense espero que o braguinha ganhe à Naval.

Quero ser campeão em campo, quando o Benfica jogar.
Quero contar os segundos finais do jogo do Benfica para poder festejar.

E que esses segundos sejam no Estádio do Dragão!!!

P.S. A merda da sportv lá continua. Após o jogo, quando já estavam a fazer os comentários finais, que imagens escolheu a sportv para passar???
Num jogo com 5 golos, esperaría-se que mostrassem os golos, mas não, passaram vezes sem conta a repetição de uma lance entre o Sidnei e o avançado da Académica na esperança que se passassem o lance muitas vezes o Sidnei podería vir a tocar no avançado.
Parece que ainda não o conseguem fazer...

sábado, 17 de abril de 2010

Cristiano Ronaldo


(clicar para ver notícia)
Mesmo assim continuo a gostar de ti!

Todos nós temos direito a dizer o que pensamos, desde que a nossa liberdade não afecte a liberdade dos outros. Tens todo o direito de, como sportinguista que és, desejar que o Benfica não seja campeão.

Para mim és o Maior!

Força Cristiano. És uma força da natureza, e chegaste onde chegaste pelo teu esforço e dedicação a uma profissão que muitos tentam menosprezar.Os que o fazem não fazem uma pequena ideia do que custa chegar ao topo e, mais difícil ainda, manter-se no topo.

Ser profissional de futebol implica abdicar de muita coisa. Muitos sacrifícios.

Aqueles que agora dizem que ganhas muito, esquecem-se que quando ganhavas pouco ou nenhum eras tão profissional como hoje em dia.

Continua e desejo-te toda a sorte do Mundo.

Sou teu fã nº1!!!

Ricardo Araújo Pereira


O Porto está bem colocado para ganhar a taça dos túneis

Acho que o castigo a Vandinho é injusto, tendencioso e vergonhoso
Rui Moreira, 19 de Fevereiro de 2010


Vivemos (…) num país onde há gente com decência, competência e bom senso, como agora se comprova. (…) Infelizmente, a justiça chega tarde e a más horas
Rui Moreira


A justiça desportiva tem particularidades que podem escapar aos leigos, mas é fácil de entender pelos juristas — e pelos comerciantes, contanto que usem gravata. Aos olhos de um ignorante, uma decisão iníqua não pode, em princípio, ser mantida por gente com decência, competência e bom senso, mas um especialista em justiça desportiva sabe que o mesmo castigo pode ser infame quando decidido pela Comissão Disciplinar da Liga e justo quando confirmado pelo Conselho de Justiça da Federação. Aos outros, só lhes resta procurar compreender uma ciência que, aparentemente, não está ao seu alcance. Que se passou, então, entre aquele dia de Fevereiro em que Rui Moreira considerou injusto, tendencioso e vergonhoso o castigo de Vandinho e o dia de Março em que lhe pareceu que as pessoas que o confirmaram eram decentes, competentes e assisadas? É fácil: passaram quatro jornadas e o Porto continuava a oito pontos do Braga.

Vinte e três dias antes das agressões dos bons pais de família no túnel da Luz, Rui Moreira comunicava aos leitores d'A BOLA quanto gostava de ver Hulk sentado no banco. Segundo Rui Moreira, que certamente acompanha os jogos do Porto com mais atenção do que eu, Hulk era um jogador individualista, dado a tiques e simulações inócuas, e era costume o seu contributo à equipa ser de pequena utilidade. No entanto, menos de um mês depois, Hulk passou de suplente inútil a titular genial que só não carregava sozinho a equipa rumo ao penta porque a Liga não deixava. Que se passou, então, entre aquele dia de Novembro em que Rui Moreira defendeu que Hulk devia jogar menos e o dia de Dezembro em que ele começou a lamentar que ele não pudesse jogar mais? É fácil: o Porto perdeu e ficou a quatro pontos do Benfica.

Assim se vê a gratidão das pessoas: Rui Moreira queria ver Hulk no banco. A Liga, cumprindo um regulamento aprovado com o voto favorável do Porto, mandou-o para a bancada. Em lugar de agradecer a fineza, Rui Moreira protesta até hoje. São feitios.

Depois de ter visto a entrada de João Moutinho sobre Ramires e a patada de Miguel Veloso nas costas de Kardec, Costinha foi à conferência de imprensa dizer que o Luisão tinha sido um bocadinho bruto. Este é o mesmo Costinha cuja delicadeza em campo todos recordamos com saudade. O mesmo que, no jogo de estreia no campeonato português, pelo Porto, foi expulso (curiosamente, em Alvalade) ainda na primeira parte. Imagine o leitor que Keith Richards, o guitarrista dos Rolling Stones, convocava uma conferência de imprensa para dizer aos jornalistas que estava indignado com a quantidade de drogas que esta juventude consome. Era mais ou menos equivalente.

Há uns meses, José Eduardo Bettencourt disse que os sportinguistas ainda iriam ter saudades de Paulo Bento. Só não avisou que também ainda iriam ter saudades de Pedro Barbosa, Sá Pinto e Soares Franco. Por este andar, qualquer dia ainda suspiram pelo Jorge Gonçalves.

Valeu a pena o investimento feito pelo Porto: o plantel mais caro do futebol português está bem colocado para, esta época, ganhar uma taça ao Chaves. Trata-se, recordo, do troféu que ficará conhecido como «a taça dos túneis», porque foi no túnel de Braga que Cardozo foi castigado por não agredir ninguém, e por isso falhou o jogo em que o Benfica seria eliminado frente ao Guimarães. Perdemos uma boa oportunidade de organizar uma vigília, foi o que foi.

Por Ricardo Araújo Pereira, edição 17 de Abril 2010 - Jornal "A Bola"

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Benfica vale mais do que Sporting e FC Porto juntos fora dos relvados

(Clicar para ver notícia)
Benfica vale mais do que Sporting e FC Porto juntos fora dos relvados, revela o Diário Económico!

Ocuparam a sede do partido de Franco quando mataram o Rei e lá nasceu o SL Benfica - Por António Simões


Por António Simões in A Bola

O Sport Lisboa era de Belém e não tinha campo. Mirabolantes algumas histórias dos seus primeiros tempos – em que as balizas se montavam e desmontavam para treinos e jogos e as redes eram da pesca. Como o Sport Benfica tinha campo e sede de luxo, mas não tinha jogadores, fundiram-se. E o que era para ser o Sport Clube de Lisboa e Benfica acabou à última hora por ser... Sport Lisboa e Benfica.

Aurélio Paz dos Reis ganhou fama e fortuna como comerciante de flores que criava no jardim do seu palacete, no Porto. Era da maçonaria – e envolveu-se na revolta republicana de 31 de Janeiro de 1891. Alargou o negócio à estereoscopia – a fotografia em relevo -, na sua loja de máquinas de escrever passou a vender igualmente películas da Lumière & Jougla.

De súbito, saltou-lhe, ousada, a ideia: comprar cinematógrafo aos irmãos Lumière. Largou, então, para Lyon – quando lá chegou os Lumière disseram-lhe que não vendiam a máquina por dinheiro nenhum, que fora promessa feita ao pai. Paz dos Reis, não desistiu – e acabou por descobrir em Paris o cronofotográfico que os irmãos Werner inventaram entretanto. Foi o que trouxe para o Porto, revolucionário.

Deu-lhe, pomposo, outro nome: kinetógrafo português. E a 12 de Novembro de 1896, apresentou no Teatro do Príncipe Real, vários «quadros de fotografias em movimento», um deles era sessão de Jogo do Pau em Santo Tirso. Levou a novidade a Braga – e ao Brasil. No Rio, o negócio falhou, pô-lo em stand by, retornou ao Porto, dedicou-se ao comércio de automóveis Minerva - e quando a monarquia caiu chegou a vereador da Câmara Municipal.

Algures por 1896, Manuel Maria da Costa Veiga conhecera em Lisboa Edwin Rousby. Chamavam-lhe O Electricista de Budapeste, uns diziam que era húngaro, outros que era americano. Viera a Portugal como agente de Robert Williams Paul, tentando vender a sua última invenção: o Paul-Acres Camera, «máquina de filmar cujas imagens eram passadas em peep-show, uma caixa fechada dentro da qual se via o filme através de um óculo».

Para melhor mostrarem a sua novidade, fizeram várias filmagens em Portugal, uma Tourada à Antiga Portuguesa no Campo Pequeno – e A Praia de Algés na Ocasião dos Banhos, nesse trecho de um minuto, como todos os demais, «as atracções foram a ginasta Amparo Aguilera e o actor Jaime Silva, artistas do Real Coliseu». O exibidor era, claro, Costa Veiga. Mas, ao saber que Paz dos Reis se tornara ele próprio «caçador de imagens», decidiu fazer o mesmo – e em 1899 comprou num leilão protótipo do «mecanismo de Paul». Implantara-se já como empresário do «mundo do espectáculo», conseguira financiamento para construir o Teatro Avenida, inaugurara o Éden Concerto – e abrira em Cascais a Esplanada D. Luís Filipe, onde exibia os filmes que Rousby e Paul lhe enviavam do estrangeiro. Fundou a Portugal Filmes em Algés – e a sua primeira produção foi Aspectos da Praia de Cascais: D. Carlos a banhos, o chique do veraneio, o glamour do Sporting Club na Parada...

Contudo, nada disso teve o impacto de uma outra coisa, que em 1904 empolgou uma certa Lisboa: o animatógrafo, assim se chamou às salas destinadas a projecções de cinema. O primeiro foi o Salão Ideal, lançado por João Freire Correia, dono de um estúdio de fotografia na Rua da Prata, em Lisboa - e que em 1910 assinaria o primeiro documentário verdadeiramente desportivo em português: A Corrida de Automóveis na Rampa da Pimenteira, fundara já a Portugália Films, associado a Manuel Cardoso Pereira. As primeira entradas para o Salão Ideal custavam seis vinténs – mas durante largo tempo «a moral e os bons costumes» marcaram o animatógrafo como «símbolo de escândalo, interdito às meninas de sociedade» porque a «obscuridade das salas» era «propícia à sedução e à intimidade».

Modéstia de Cosme Damião e prisão de Cruz Viegas

Foi nesse ano de 1904, a 28 de Fevereiro, que antigos alunos da Casa Pia e jogadores do Grupo dos Catataus se juntaram na sala de reuniões da Farmácia Franco para fundarem um novo clube. Primeira sugestão de nome: Grupo de Football Lisboa. José da Cruz Viegas, então aspirante do exército, que na I Guerra Mundial cairia, prisioneiro, nas masmorras dos alemães, contrariou-a com curioso argumento: «As iniciais dariam GFL, talvez aparecesse alguém a suor que se trataria da Guarda Fiscal de Lisboa».

Falou-se em Grupo Sport Lisbonense – e em Grupo Sport Lisboa se ficou, não muito depois já era simplesmente Sport Lisboa.

A Cosme Damião coube redigir a acta da fundação – mas por modéstia não escreveu nela o seu nome. Logo se acertou que presidente seria José Rosa Rodrigues, o mais velho dos irmãos Catataus; que o símbolo seria uma águia - «por significar elevação de propósitos, largo espírito de iniciativa e ânsia de subir o mais alto possível»; que a divisa seria Et Pluribus Unum como apologia de união na comunhão de sentimentos. As cores, escolheu-as Cruz Viegas: vermelho e branco por «traduzir alegria, colorido e vivacidade e ser fonte de entusiasmo».

Bola em segunda mão, 1500 réis...
Compraram-se camisolas de flanela na Alfaiataria Nunes e uma bola em segunda mão ao Cricket Club por 1500 réis. As redes eram umas que tinham sido usadas na pesca da corvina, na Trafaria – e para os jogos e treinos, que se faziam, ali mesmo em Belém, numa faixa de terreno junto da linha de comboios para Cascais, montavam-se e desmontavam-se as balizas, havia um carpinteiro que recebia 50 réis pelo trabalho. Para o banho usava-se a água de um poço, um moço retirava-a com um balde e despejava-a pela cabeça abaixo dos jogadores.

A 1 de Janeiro de 1905, fez-se o primeiro jogo «formal», contra o Campo de Ourique. Treinador foi Manuel Gourlade – e o SL venceu por 1-0. Nesse, como em vários outros jogos seus esteve apenas um polícia à guarda, pelo serviço lhe deram 500 réis – e o Sport Lisboa criou igualmente o hábito de oferecer lanches aos adversários, nos seus primeiros documentos de contabilidade há despesas de 4,5 litros de vinho por 540 réis e de 36 sanduíches por 1800 réis.

O truque da sede dos franquistas
A 19 de Maio de 1906, D. Carlos colocou ponto final ao rotativismo entre regeneradores e progressistas que vinha de 1893 – nomeando João Franco para primeiro-ministro. Ele prometeu governar, liberal, democrata, à inglesa – mas depressa passou a governar, autocrático, ditador, à turca.

Semanas depois, a 26 de Julho, fundou-se o Sport de Benfica, José Duarte foi o seu primeiro presidente. Três meses volvidos sucedeu-lhe Luís Carlos Faria Leal, major do exército – e em Maio de 1907, o SB por 40 mil réis ao ano, tomou posse de terreno da Quinta da Feiteira onde montou campo de futebol de 120 por 79 metros.

Passou tempo com o Benfica a brilhar em ciclismo e atletismo – e a 31 de Janeiro de 1908 Franco convenceu o rei a promulgar decreto que permitia a deportação dos presos políticos para as colónias de África ou para Timor. Ao assiná-lo, D. Carlos largou, premonitório, num murmúrio:
- Assino a minha sentença de morte, mas os senhores assim o querem...

No dia seguinte, o rei e o príncipe real caíram às balas de dois carbonários. E ali mesmo, no olho da tragédia, ao avistar João Franco, Maria Pia, a velha rainha-mãe, praguejou, apontando para os cadáveres de D. Carlos e D. Luís Filipe estendidos no chão do Arsenal:
- A vossa obra, Senhor Presidente! Diziam que o senhor era o coveiro da monarquia. Foi pior. Foi o assassino de meu filho e de meu neto...

D. Manuel assumiu a coroa – e atirou João Franco para o exílio. Alguns dos membros do Centro Regenerador Liberal da Cruz da Pedra, o braço político franquista, que tinha a sua sede na Travessa de Sanches de Baena, eram também sócios do Sport Benfica - e Faria Leal contou não muito tempo volvido: «Porque os franquistas haviam abandonado, na retirada, armas e bagagens –numa simulada assembleia geral, aprovámos acta testamentária a considerar por herdeiro o Sport Benfica, que assim se viu pomposamente instalado, com uma sala de bilhar e um decente e moderno mobiliário...»

Tinha campo, tinha sede – só não tinha grandes jogadores de futebol. Cosme Damião, a alma do Sport Lisboa, também era um dos 129 sócios do Sport Clube de Benfica. E como o SL tinha jogadores, mas não tinha campo, lembrou-se de fundi-los.

António Freire Sobral apresentou em AG a proposta de junção e sugeriu o nome: Sport Club de Lisboa. Achou-se que ficaria melhor Sport Clube de Lisboa e Benfica – e a 13 de Setembro de 1908, ao oficializar-se a união, a designação que se acertou, à última hora, foi Sport Lisboa e Benfica.

720 réis por causa de um candeeiro
João José Pires, que a 28 de Junho fora eleito presidente do Sport Clube de Benfica, foi indicado primeiro presidente do Sport Lisboa e Benfica – após a fusão com o Sport Lisboa. Ao assumir o cargo teve de suportar dívidas que vinham de Belém: 157$500, sendo, por exemplo, 110 mil réis ao salão de jogos da Viúva Sena Cardoso e 47$500 a uma mercearia! Lá, no SL, criara-se, entretanto, outro costume: no final dos jogos, aos adversários ingleses, dava-se... uísque.

Pouco depois Cosme Damião, o capitão da equipa de futebol, pagou às Companhias Reunidas Gás e Electricidade 720 réis – por «prejuízos causados num candeeiro d´iluminação», uma bola que ele chutara violentamente, galgara a vedação do campo e partira globo e lâmpada!

Como Lisboa se iluminava...
A ideia de iluminar as ruas de Lisboa foi do intendente da polícia Pina Manique, no reinado de D. Maria I. Os primeiros apareceram por volta de 1780 – eram lampiões de azeite, suspensos em consolas, davam uma luz ténue, fusca, apenas. Já no século XIX substituiu-se o azeite por óleo de purgueira ou de baleia, mais barato, mas muito mais mal cheiroso – e houve um tempo em que também se tentou por petróleo.

Em 1848 havia em Lisboa 2168 candeeiros a óleo – e a Companhia Lisbonense espalhou pela cidade os «vaga-lumes» - que se acendidam manualmente. No ano seguinte eram já 402 os candeeiros a gás. Trinta anos depois, D. Luís ofereceu à Câmara Municipal seis candeeiros de lâmpadas de arco tipo Jablochkoff, que tinham sido usados na Cidadela de Cascais, por ocasião das festas de aniversário de D. Carlos. Eram iguais aos que, quatro meses antes se usaram para iluminar a praça do Teatro da Ópera em Paris – e foram instalados na rua dos Mártires, no Chiado, no Largo das Duas Igrejas e na varanda do Hotel Gibraltar.

As «velas Jablochkoff» eram de carbono – e não duravam mais de hora e meia. Por isso, para mantê-las acesas precisava-se de servente de escadote, sempre pronto, sempre alerta – que no fim da combustão de cada uma a substituísse.

João Rodrigues Ribeiro era padre, reitor do Liceu de Santarém – e «hábil mecânico». Celebrava missa com um cálice que ele próprio fabricara – e imaginou o «comutador automático» - que resolvia, de facto, a baixo custo e com grande simplicidade o problema da iluminação eléctrica de Jablochkoff. Em 1879, publicou o seu plano de «comutação de velas» no Jornal das Ciências Matemáticas, Físicas e Naturais – mas apesar das suas qualidades não registou a patente, nunca se levou à prática a sua invenção. E por entre a discussão sobre o seu alto custo e o seu «eventual perigo para a saúde», os seis candeeiros que iluminaram a esplanada da Cidadela de Cascais e foram motivo de pasmo na cidade afundaram-se assim na penumbra da história.

Em 1887 a Câmara Municipal celebrou com uma empresa belga contrato para fornecimento de gás à cidade – e colocou-lhe como condição que iluminasse a Avenida da Liberdade e os Restauradores. Utilizou-se o sistema de manga incandescente – e dois anos depois, inauguraram-se os primeiros 38 candeeiros eléctricos na Avenida da Liberdade.

Em 1902 estava já generalizada a iluminação das ruas, durante a I Guerra muitos deles apagavam-se para que se poupasse em energia - e apenas em 1965 deixou de funcionar o último candeeiro a gás na cidade, no Campo de Santana..

quinta-feira, 15 de abril de 2010

CUIDADO: Xistra em Coimbra

Muita atenção.

Carlos Xistra nomeado para o Académica-Benfica!
Não baixemos a guarda, esta nomeação traz água no bico.

Eles aínda não desistiram.

Só para relembrar dois dos jogos desta época arbitrados por Carlos Xistra:
Maritimo 1-2 Braga
Basta lembrar o penalty que dá a vitória ao braguinha...



Nacional 0-4 Porto
Lembram-se do penalty que dá o primeiro golo do CRAC?
Com direito a expulsão do jogador do Nacional...




É até ao fim, eles não desistem!!!


Carrega Benfica!!!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Respeitar o Sporting

Muitos Benfiquistas "atacaram" Jorge Jesus quando este na 1ª mão em Alvalade não foi "com tudo" para cima do Sporting, parecendo que se contentava com o empate.

Eu não o fiz...
Crónica do jogo da 1ª mão

Foi precisamente nesse jogo que confirmei que Jorge Jesus percebe muito de bola, principalmete percebe muito do futebol português.

Qualquer um dizia na altura que o Benfica iria golear, esquecendo que o Sporting como rival histórico que é, nunca se pode menosprezar. Eles sim, têm essa mania, e depois acontecem jogos como os 6-3 e o 1-0 do Sabry.

Jorge Jesus assim o fez na altura, respeitou o Sporting, jogou para não perder (pondo o Sporting fora do título) e para, se possivel, ganhar o jogo nos pormenores. Quase que o conseguia...

Para amanhã, espero o mesmo...

Se quero ganhar? Quero...

Se quero golear? Muito...

Mas no fundo quero ser campeão.
E para ser campeão tenho de respeitar o único clube em Portugal que eu considero digno de se considerar rival do Benfica, que é o Sporting.

Por isso espero, e sei que sim, que Jorge Jesus respeite muito o Sporting, mas acima de tudo que respeite a vontade de milhões de Benfiquistas que é a de ser Campeão Nacional pela 32ª vez...

Carrega Benfica!!!!

Obrigado!!!!



Record on-line

domingo, 11 de abril de 2010

Para que fique claro

Mais uma vez, a velha máxima de "uma mentira contada muitas vezes (não) passa a ser verdade" está a ser aplicada ao Benfica.

Já não basta dizerem muitas vezes que este é o campeonato do túneis, para que a malta passe a acreditar que o Benfica não deu 7 ou 8 goleadas e que não praticou (de longe) o melhor futebol em Portugal, para virem dizer, muitas vezes a ver se passa a ser verdade, que o Jorge Jesus desculpa-se com o cansaço.

Vamos lá ver se nos entendemos.

A ÚNICA vez (em maiúsculas para ver se "ouvem") que o Jorge Jesus disse que a equipa não tinha tempo suficiente de recuperação foi para o jogo de Liverpool.

Para o jogo com o Marselha, Jorge Jesus disse:
"É o tempo necessário para a recuperação da equipa, pelo que os jogadores que entrarem em campo amanhã (quinta feira) estarão recuperados em relação ao último jogo", garantiu Jesus, adiantando: "Vamos trabalhar no plano tático, porque, felizmente, temos todos os jogadores em condições".

Outras frases, ditas por Jesus,quando os jornalistas teimavam em dizer que a equipa do Benfica estava cansada:
"A equipa está fresquinha, levezinha, parece uma alface"

"Cansados? Só se for de ganhar muitas vezes...."

Está claro?

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Chegada de Liverpool

Eu sou Benfiquista com muito orgulho, com muito Amor!!!!

Outras mentalidades

Paolo Guerrero é um jogador peruano do Hamburgo. Na última partida para o campeonato alemao, e depois de ser substituido, agrediu um adepto com uma garrafa. Alegou que teria sido provocado por esse mesmo adepto.
Após o jogo, o clube obrigou logo o jogador a pedir desculpa pelo que tinha feito.
Ontem 4 dias após o facto a Federaçao Alema suspendeu o jogador com 5 jogos.
O Hamburgo multou o jogador entre 50 a 100 mil euros.
O Ministério Público da regiao de Hamburgo vai investigar o caso. Se a garrafa atirada estivesse com líquido a pena do jogador será agravada pois será considerado objecto contundente e perigos e capaz de provocar ferimentos. Curioso que o adepto em causa nao apresentou queixa.
Se fosse em Portugal, os mais ilustres juristas viriam botar faladura. Parece que tou a ver:
Rogério Alves iria discursar durante 2 horas em que falaria muito mas nao diaria nada.
Guilherme Aguiar iria dizer que o que estava em causa era averiguar se a garrafa estava meia cheia ou meia vazia pois, e segundo o regulamento da competiçao (feito por ele) isso faria toda a diferença.
Poncio Monteiro diria que o focus da investigaçao seria sobre a origem da garrafa: Luso ou do Gerês. Toda a gente sabe que a do Luso é melhor.
Rui Moreira procederia a uma vigilia em frente da Liga a pedir que fossem abolidas as garrafas nos estádios.
Rui Oliveira e Costa e depois de uma exaustiva e respeitosa sondagem diria que Mário Soares era o grande vencedor.
Este caso é um simples exemplo de como a justiça funciona em paises desenvolvidos e de como os jogadores nao estao acima de ninguém nem acima da lei.
Seria um bom exemplo a seguir em Portugal.
P.S. O Dr Eduardo Barroso demoraria mais na sua análise porque as biópsias demoram mais tempo a apurar os resultados que qualquer uma das análises dos outros experts.

Em lutas desiguais

O Benfica discute o campeonato com o braguinha. braguinha que praticamente só jogou para o campeonato durante toda a época.

O Benfica discutiu os quartos de final da Liga Europa com o Liverpool. Liverpool que aposta tudo nesta competição, visto já estar a 19 pontos do líder da Premier League.

Custa perder? Custa.

Mas imaginem se o Benfica eliminasse o Liverpool, o que sentiram os responsáveis e adeptos do Liverpool...
Serem eliminados por uma equipa que aposta tudo no campeonato português, que inclusive, jogou 2a feira para ter mais tempo de descanso...Isso sim, devia doer muito.

Por isso, como Jorge Jesus já diz há muito tempo, o nosso objectivo é o campeonato.

E o próximo jogo é já 3a feira, ganhando esse jogo somos campeões!!!

Carrega Benfica!!!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Equipa em Liverpool


Como tinha dito, Jorge Jesus não me ligou nenhuma.

Ruben Amorim surge a defesa direito substituindo Maxi Pereira, enquanto na frente joga Pablo Aimar no apoio a Cardozo.
Descaindo David Luiz para defesa esquerdo, abrindo espaço para a entrada de Sidnei.

O Benfica vai apresentar:
Júlio César; Rúben Amorim, Luisão, Sidnei e David Luiz; Javi Garcia, Ramires, Carlos Martins e Di María; Aimar e Cardozo.

SUPLENTES: Moreira, Maxi, Airton, Fábio Coentrão, Felipe Menezes, Kardec e Éder Luís.

Carrega Benfica!!!!

Ouvistes Luisão?

A equipa para hoje

Ao ler os jornais de hoje parece quase garantido que Jorge Jesus fará alinhar de inicio o Sidnei.

Se assim for, acredito que Fábio Coentrão alinhará mais à frente, podendo dar uma ajuda precisosa a David Luis, passando o Di Maria para a posição 10.

Assim sendo, jogavamos com Quim; Maxi,Luisão,Sidnei e David Luis; Javi Garcia, Ramires, Carlos Martins e Fábio Coentrão; Di Maria e Oscar Cardozo.

Ficando com uma segunda linha que nos permite discutir a eliminatória até ao fim, com jogadores como Aírton, Pablo Aimar, Ruben Amorim e Kardec que podem entrar a qualquer altura.

Mas é como eu digo, se há alguém em quem acredito é em Jesus. E tudo o que disse pode ser uma grande parvoíce.

Por isso com estes 11, ou com o 11 idealizado por Jorge Jesus o que interessa é sair de Liverpool com a eliminatória no bolso.

Se assim não acontecer, acredito que a vamos discutir taco-a-taco, mas acima de tudo acredito neste Benfica.

P.S. Grande atitude da direcção do Benfica em convidar os antigos campeões europeus do Benfica.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Tão amigos que eles eram...

Caiu o biombo que desde o dia 31 de Outubro do ano passado escondia despudorado clima de hipocrisia feito de uma amizade de conveniência que outro alcance não teve senão o de juntar interesses e reunir forças contra adversário comum, o Benfica. À entrada para a folclórica jornada do túnel, bracarenses e benfiquistas dividiam o primeiro lugar, com o dragão a três pontos e a perceber já, sem necessidade de explicações adicionais, que a capacidade competitiva da equipa de Jorge Jesus era imensa e reconhecidamente superior à de Jesualdo Ferreira, colocando em risco muito sério o objectivo supremo do segundo 'penta', mas à saída, apesar de toda aquela trapalhada e da vitória bracarense, a verdade é que não foram capazes os portistas de retirar grandes dividendos do trambolhão da águia pelofacto de, por coincidência dos diabos, terem fraquejado em casa, diante do simplório Belenenses. Em termos práticos, significava que o FC Porto se mantinha na terceira posição, agora a cinco pontos do líder (Braga) e a dois do segundo (Benfica).
Foi aqui que luminosa ideia adquiriu forma. Resignados os patrões do dragão por não possuírem plantel com cabedal suficiente para, sem ajudas, ter sucesso desportivo na luta com a águia, a solução que mais lhes agradou apontou para descarado namoro com o Sporting de Braga, encarado como figura decorativa na corrida do título, mas interessante do ponto de vista estratégico, para morder os calcanhares ao Benfica, incomodá-lo, travá-lo, de maneira a dar tempo à reorganização portista. Previram tais mentes de inteligência à prova de bala o colapso bracarense, a desaceleração encarnada e a recuperação portista a horas de inverter a situação, segurar a hegemonia recente e... disparar para o 'penta'. O problema é que o Braga não caiu, o Benfica não fraquejou e... o Porto não se levantou.

O clube presidido por António Salvador tem-se revelado em todas as ocasiões fiel escudeiro. Até na reacção ao indeferimento do recurso apresentado por causa do castigo a Vandinho, a culpa não pertenceu ao Conselho de Justiça da FPF, que o confirmou, mas sim à Comissão Disciplinar da Liga, que o aplicou. Se for para agradar ao FC Porto, que mal tem atirar a culpa para cima das costas de Ricardo Costa? É para isso que servem os aliados... De aí confessar o meu espanto com as mais recentes declarações do treinador portista, ao agitar uma vaga de poeira sobre o êxito bracarense no jogo de domingo diante do Guimarães. Disse ele, imagine-se, que o Braga ganhou 'um desafio muito complicado, com situações não muito claras'. Falou ainda de terceiros e de quartos e deixou no ar outras insinuações de interpretação duvidosa. Afinal, o que se passa? Tão amigos que eles eram e... zangaram-se de repente. Quem quis Jesualdo atingir?

1-O árbitro? Lembro que foi o mesmo que na primeira jornada se esqueceu de marcar um penalty a favor do Benfica, precisamente no dia em que ao Paços, lembram-se?, Xistra descortinou falso fora-de-jogo em lance de golo iminente. Escrevi (A BOLA de 18 de Agosto) que a Liga estava armadilhada e que numa classificação adaptada (pelos árbitros) o FC Porto partia com mais um ponto e o Benfica com menos dois.

2- O Renteria, por ter simulado o penalty que determinou a vitória do Braga? Mas esse foi o Porto que o emprestou no mercado de Janeiro para reforçar a equipa de Domingos Paciência (não foi utilizado no Dragão, mas jogou na Luz, com certeza...).

Confusões... Só não entendo por que razão Jesualdo continua a aceitar papéis que o comprometem e escapam à sua área de intervenção. Devia limitar-se às questões técnicas, até para se proteger. No resto, outros que se mostrem. Aliás, na estrutura profissional portista existe a figura de um director-geral (Antero Henrique) que faz lembrar o Pedro Barbosa do Sporting... Nunca dá a cara.


Por Fernando Guerra in "A Bola"

É neste ambiente....

... que lhes vamos ganhar!!!!




CARREGA BENFICA!!!!

Artur Ladrão Dias reconhecido internacionalmente

http://it.eurosport.yahoo.com/pallonate/article/11827/

terça-feira, 6 de abril de 2010

Casino na Figueira......

Ontem tive a sorte de assistir ao vivo a um dos melhores jogos deste campeonato. Um jogo onde ambas as equipas jogaram à bola, onde se preocuparam com o jogo positivo e, onde demos um passo de gigante (mais um) rumo ao 32º título.
Foi um jogo onde não faltou emoção, golos e muita muita classe do nosso glorioso. Podíamos ter deitado tudo a perder logo aos 12 minutos com 2-0 no resultado. Confesso que temi o pior. Mas olhando para o banco e vendo a calma do Jorge Jesus parece que fiquei mais tranquilo.
A Naval nada pode fazer contra a nossa qualidade, vontade e acima de tudo a garra como já não se via há muito.
Devo destacar os adeptos que foram incriveis. Mesmo a perder por 2 golos nunca deixaram de gritar pelo glorioso. Atrevo-me até a dizer que o empate foi feito pela vontade e garra dos adeptos. Não descansamos enquanto não foi refeito o empate. Sabíamos que seria o mais difícil. Depois foi o restabelecer da "ordem natural as coisas"!
Por todo o empenho dos adeptos ao longo dos 90 minutos creio que no final do jogo devia ter havido a justa retribuição dos jogadores. Custa alguma coisa ir até à rede e agradecer? Custa assim tanto mandar as camisolas? Peçam um reforço de stock à marca!!! Ficar no meio do campo como se nada fosse é que não!! Havia malta de Albufeira, Guimarães, Chaves que perderam no mínimo uma tarde de trabalho e não se pode perder 5 minutos a ir agradecer aos adeptos??
Ao menos o Javi e o David Luiz são agradecidos!!

Abril Parte II

Como já referimos, o mês de Abril será o de todas as decisões.

Dos 6 jogos de Abril, 2 jogos já foram passados com distinção:
Benfica 2 - 1 Liverpool
Naval 2 - 4 Benfica


Os próximos 2 podem definir toda uma época, se com o Liverpool nos basta um empate (até uma derrota pela margem minima, desde que marquemos) para asseguramos a presença nas meias-finais da Liga Europa, com o Sporting não espero outra coisa que não uma vitória sem espinhas, só para poder ver o Dias Ferreira a espumar da boca.
Liverpool - Benfica
Benfica - Sporting


Ficando a faltar, neste mês, 2 jogos para o campeonato que em principio nos confirmarão o 32º Titulo Nacional
Académica - Benfica
Benfica - Olhanense


E o que eu gostava de ser campeão contra o Olhanense, ainda não me esqueci do jogo no Algarve.

Carrega Benfica!!!

O El Mano bem tentou

Já tinha mostrado a minha preocupação com o apitador que nos calhou em sorte(?) para a Figueira.

Depois de ter visto o que se passou em Braga, a minha preocupação aumentou.

Depois de ter começado a perder 2-0 imaginem...

A nossa sorte é sermos, de longe, a melhor equipa do campeonato.
Não há memória de uma equipa campeã nacional com todo este esplendor.
Só faltava mesmo uma "remontada" deste calibre para o caminho do título se tornar épico.
Daqui a uns anos, não há quem não fale desta "remontada" como um dos jogos fundamentais para a conquista do título.

Agora, não acusem o El Mano de não ter tentado.
Aquele cartão amarelo ao Super Maxi é de cagar a rir, impossibilitando-o de jogar o Derby.

Está quase Benfica!!!

Carrega Benfica!!!

Primeiras Páginas



domingo, 4 de abril de 2010

Agressão do Raul Meireles, com as putas da sportv caladas


Mais uma agressão do Raul Meireles que passou em claro.

Com o árbitro Paulo Costa a ver o lance, a chamar o jogador, e quando se pensava que o ía expulsar (que mais podería fazer???), Paulo Costa faz o gesto de "...é a última, não te aviso mais vez nenhuma...".

Mas o que é tem de fazer um jogador do CRAC para ser expulso?

Aliás,PODE um jogador do CRAC ser expulso?

O que disseram as Putas da Sportv??? NADA.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Artur LADRÃO Dias

Já ganhou!!!

O roubo do campeonato. Já vi pior, confesso.

Nos anos dourados dos corruptos o que hoje se passou em Braga era normal.

Agora neste campeonato já ganhou. Pior aínda que o braguinha - Benfica apitado pelo super dragão.

Penalties como o primeiro para o braguinha vi eu (bolas na mão muito mais escandalosas, com a mão sem estar junto ao corpo) 3, repito, 3 a favor do Benfica que não foram assinalados no braguinha - Benfica.

Não se faz! Mas enfim, vai passar tudo como se não tivesse acontecido nada.

Deixo a pergunta:

O que acontecia se este jogo tivesse sido na Luz e o braguinha fosse o Benfica???

Cuidado Benfica!!!

Atenção ao Elmano Santos.

Primeiras Páginas





quinta-feira, 1 de abril de 2010

Que granda vídeo

Benfica - This is My Home


Benfica - Tonight's Gonna Be a Good Night




Let's do it "again"

O jogo da Naval

Hoje vamos ter na luz mais um grande jogo europeu que certamente ficará na história do nosso clube.
No último sábado vencemos o nosso principal adversário da liga, e para a semana defrontamos o nosso hitórico rival num Derby que muitos pensam que é decisivo para o nosso 32º titulo nacional.

Pergunto eu, onde fica o jogo da Naval?

Estamos todos conscientes que os 3 pontos da Naval valem tanto como os 3 pontos conquistados frente ao Braga e os 3 pontos que poderemos conquistar ao Sporting?

Espero que sim, espero que haja na nossa consciência, adeptos, jogadores e treinador do Benfica, a convicção que o jogo da Naval é importantíssimo para a conquista do título.

Não nos esqueçamos do nosso principal objectivo esta época:

32º TITULO DE CAMPEÃO NACIONAL

(para isso TEMOS DE GANHAR à Naval)

Carrega Benfica!!!!