domingo, 29 de novembro de 2009

Tapa o buraco...allez allez....

Um derby em casa do adversário é sempre especial. Diferente. Com todo o respeito nao é a mesma coisa que jogar em Madrid ou Milao, mas aceita-se.
Seria pedir muito ás autoridades, ou ao clube organizador que fizesse uma preparaçao adequada para a entrada do público? Temos de ficar retidos até à hora do jogo porquê? É de propósito? Até podia ser, mas também me parece muito má organizaçao. Além disso para o Gonçalo perder o aquecimento é uma perda irreparável!! Senhores do SCP, se precisarem peçam apoio ao Glorioso!
Em relaçao ao jogo fomos superiores ao SCP! Temos melhor equipa e tivemos as melhores oportunidades. Cardoso e Ramires tiveram perdas que nao costumam falhar. Mais importante foi o assumir do jogo com um controle quase total da partida. Foi pena que o último passe nao estivesse a sair. Gostava de destacar o Ramires, Javi Garcia, Saviola e Ruben Amorim.
Creio que podiamos ter ganho. Talvez se pudesse ter arriscado um pouco mais. Mas também era importante nao perder.
O apoio dos benfiquistas foi bom, muito bom! Quando o Adrien cai, sem força nas canetas aconteceu a apoteose: Palhaços, joguem á bola, joguem á bola....Palhaços!!!! Lindo só faltou o golito!
Já depois do jogo ter terminado continuou o apoio e de que forma!!! Alvalade XIXI e a brincadeira com a menina que tratava a relva (Tapa o Buraco Allez Allez.... :).
Nao costumo falar do adversário mas nao resisto a abrir uma excepçao: Salema Garçao tu és grande! Muito grande! Tao grande que nem cabes no fato! Coisa fofa!! Ontem quando começaste a beijar o cachecol do Sporting virado para os adeptos do Benfica, só me lembrei da Dª Conceiçao. É a Srª onde compro o peixe! A senhora é do SCP e sempre que me vê na brincadeira começa a gritar: Vivó O SCP! Vivó o SCP! Nao te posso comparar pois a grandeza moral da Dª Conceiçao é incomparável! Mas a tua figura é de rir! Rir e muito!! Coisa fofa!
Um elogio também ao Rui Costa em vir agradecer o nosso apoio!! A equipa está connosco, mas principalmente os adeptos estao com a equipa!!

Carrega Benfica!

P.S. A RTPN bateu no fundo! Foi capaz de ressuscitar o Luis Campos!! O que enterrou 3 equipas num ano!! Quando vi que era ele a comentar o derby nao resisti e tive de desligar a televisao!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Força Benfica!!!!

Se não me falha a memória já fui 7 vezes a Alvalade ver o Benfica.
Na primeira das vezes, lembro-me vagamente do jogo, lembro-me que empatámos 1-1 e que o nosso golo foi apontado pelo Tueba.
Depois "ganhei" 2 vezes (os 4-1 com golos de Poborsky, João Pinto, Deane e Sousa, e 1-0 com golo de Geovanni) e "perdi" 4 vezes.
Em Alvalade já ganhei, já perdi e já empatei. Já lá fui com a moral em alta e com a moral em baixo, mas nunca deixei de ir, sempre que posso estou lá. Amanhã não é excepção, vou lá estar.
O Benfica há-de continuar a ganhar, a empatar e a perder em Alvalade. É um campo e um adversário histórico que nos merece respeito. E penso que passa por aí o nosso sucesso amanhã, passa por respeitar a equipa do Sporting, só dessa maneira conseguiremos ganhar.

Mas com isto quero dizer que amanhã até podemos perder, mas tenho a certeza que vai ser dos anos em que para o Sporting nos ganhar vai ter de suar muito e ter muita sorte.
Acredito plenamente na nossa equipa. Temos uma equipa bem organizada, com bons jogadores, um excelente treinador e uma magnífica massa adepta. Por isso tenho muita fé em conseguir uma vitória em Alvalade. Já disse e repito, temos de os respeitar. Normalmente é esse o pecado do Sporting, têm a mania que são melhores que o Benfica, aínda não perceberam que o Benfica é sempre o Benfica.

Acredito num grande jogo amanhã por parte do Benfica, e tenho a certeza que se por acaso não ganharmos vamos sair de Alvalade de cabeça bem erguida e com uma estrondosa salva de palmas para a nossa equipa.

Força Benfica!!!

Estamos sempre contigo, que amanhã se faça história em mais uma vitória na casa do nosso eterno rival.

Eu voto em Cardozo... e Vocês??




:)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A minha equipa para alvalade

QUIM
MAXI D.LUIZ SIDNEI C.PEIXOTO
J.GARCIA
RAMIRES AIMAR DI MARIA
SAVIOLA CARDOZO

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Taça da Liga

Já se realizou o sorteio da taça da liga. O Benfica, actual detentor do troféu, ficou no grupo C:

1 Benfica
2 V. Guimarães
3 Nacional
4 Rio Ave


Dá-me um certo gozo ficar no grupo do Nacional e do Guimarães.
Com muita pena minha jogaremos apenas um jogo em casa. Deixo em baixo o calendário dos jogos.

2 de Janeiro
Benfica - Nacional

13 Janeiro
Guimarães - Benfica

23 Janeiro
Rio Ave - Benfica


Carrega Benfica...

Abraço,
Gonçalo Cabecinha

Quando é que aprendemos?

Quando é que o Benfica aprende a não falar para a comunicação social nas semanas dos grandes jogos?
Quando é que o Benfica aprende que isso é dar trunfos aos adversários?

Eu por mim já aprendi. Esta semana nem um jornal compro.

Passamos a vida a alimentar a comunicação social para estes passarem a vida a tentar destabilizar o Benfica.

Para mim era blackout nas semanas dos clássicos.

sábado, 21 de novembro de 2009

Lembro-me tão bem....

Ao fazer um "zapping" pelo youtube em busca de vídeos relacionados com o Glorioso, encontrei este. Ao ver este vídeo lembrei-me de uma história curiosa. Lembro-me perfeitamente onde estava aquando do 1º golo, não, não estava no estádio. Na altura era muito novo, tinha 10 anos. Na altura do 1º golo do Benfica estava nesse preciso momento na a 2ª circular a passar em frente ao estádio da Luz a caminho dos Olivais. Lembro-me de vir no carro a ouvir o relato e na minha inocência vim todo o tempo a acreditar que quando passássemos em frente à Catedral o Benfica marcaría a 1º golo. E não é que marcou?!

E o mais giro é que vi tantas vezes este resumo que ao vê-lo passados 20 anos sei como vai acabar cada jogada.

Aquilo que nós já sabiamos...

Paulo bento afirmou hoje, no jornal record, aquilo que todos nós vamos comentando, entre amigos, os sportinguistas pensam mais no benfica do que no sporting e o treinador deles durou 4 anos apenas porque o benfica em nenhum desses anos foi campeão.

PB: «SE O BENFICA TIVESSE SIDO CAMPEÃO NÃO TERIA ESTADO 4 ANOS NO SPORTING»


Record - Nalgum momento teve inveja dos plantéis do Benfica e do Sporting?

PB - Não senti inveja mas também não tremi, pois estava focalizado em potenciar e rentabilizar os jogadores que tinha. Sabia, e disse-o, que a nossa luta era muito desigual e que teríamos de ter outros argumentos. E a verdade é que à luta desigual juntou-se uma depressão enorme nos sportinguistas pela pré-temporada do Benfica, agregada à nossa. E isso levou a que se criasse um clima de maior pressão, de maior intolerância, em que se valorizasse o que se fez até aqui. Mas não senti inveja nenhuma. Até porque se os sportinguistas pensarem bem, e reportando-nos a esta década, têm poucas razões para sentir inveja do Benfica. Depois nunca houve ninguém do grupo de trabalho do Sporting que dissesse que o nosso objectivo era ficar à frente do Benfica. Nunca! O que nós dissemos foi que, na eventualidade de não ficarmos em primeiro, é melhor ficar em segundo do que em terceiro. O que sempre quisemos foi ser campeões. Para nós era indiferente, não sendo campeões, quem era o campeão e quem ficava em 3.º. Mas tenho a clara noção de uma coisa: se o campeão tivesse sido o Benfica e não o FC Porto, se calhar eu não tinha estado 4 anos e 4 meses em Alvalade. Provavelmente nem Soares Franco me tinha aguentado...

Elucidativo...

Abraço,
Gonçalo Cabecinha

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Conversa de Bagaço

José Eduardo Bettencourt (JEB) - Estou, sou eu.
Paulo Bento (PB) - Porque me estás a ligar de número privado?
JEB - Como não me tens respondido às mensagens tive medo que não me atendesses por já estares farto de mim.
PB - Claro que atendo. Não respondi às mensagens porque já está tudo
explicado, não há mais nada a dizer.
JEB - Tenho saudades tuas.
PB - Não comeces com merdas. Já não tenho paciência para essa conversa outra vez. Não tarda encontras alguém e esqueces-me, vais ver. Há tantos treinadores por aí. E muitos são melhores do que eu e merecem um presidente como tu.
JEB - Isso não é verdade, eu não quero mais ninguém, eu sei o que quero. Porquê procurar mais?
PB - Sabes bem que já não estava a dar, as coisas já não eram as mesmas, os sentimentos mudam. Foi muito tempo, já estávamos a adiar o que sabíamos ser inevitável.
JEB - Não é verdade! Nós podíamos continuar a ser felizes, eu ainda te quero muito.
PB - Zé, o problema não és tu , sou eu. Eu é que estava a mais, eu é que deixei as coisas chegar a este ponto e devia já ter terminado há mais tempo. Tu mereces tudo de bom e ser feliz com um treinador que te mereça. Resta-nos as recordações dos bons momentos.
JEB - Diz-me a verdade tu encontraste alguém? É o Pinto da Costa não é? Foram os cretinos dos terroristas que te ameaçaram contra mim? Diz-me, eu prefiro saber?
PB - Não encontrei ninguém. Juro. Há momentos que me apetece estar sozinho e este é um desses momentos. Prefiro estar uns tempos sozinho não tem a ver contigo, eu sou assim.
JEB - Juras? Juras pelos golos do Liedson?
PB - Juro. Juro como jurei que o André Marques vai ser um excelente defesa esquerdo.
JEB - Estás a ver como não é verdade!
PB - Pronto, juro pelos golos do Liedson.
JEB - Não estás a dizer isso só porque já não és nosso treinador?
PB- Não. Mas agora tens que dar um tempo, não podes estar a ligar-me e a enviar mensagens todos os dias. Sai de casa, combina coisas com os teus amigos, vai jantar fora, conhecer pessoas novas, curte o momento com o teu novo treinador, não lhe estejas sempre a falar de mim e do
passado e a dizer que vais ter saudades minhas porque isso não é bom para ninguém.
JEB - Eu vou tentar. Prometo. Mas está a ser tão difícil...
PB – Vá lá...
JEB – Pronto... Adeus...
PB - Adeus.
JEB - Paulo?
PB - Siiiiiimmmm...
JEB – Desligas tu, ou desligo eu primeiro?
PB – Como queiras...
JEB - Forever?
PB – (desligou)

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Paulo Sérgio e o actual Benfica

Gosto muito do actual treinador do Vitória de Guimarães. Paulo Sérgio tem um discurso que me agrada bastante e gosto das equipas que ele treina. Em relação ao Vitória penso que é notória a melhoria da equipa desde a sua chegada.
Mas o que me leva a "postar" sobre o Paulo é a sua recente apreciação ao actual Benfica. Diz ele que o grande mérito do Jorge Jesus e a grande melhoria do Benfica desta época para o Benfica da época passada, ao contrário do que a maioria pensa, não é a maneira como a equipa ataca mas sim a maneira como defende. E quanto a mim tem toda a razão.
A grande diferença deste Benfica para o Benfica, não só do ano passado mas dos últimos "n" anos, é a forma rápida como recupera a bola. Só desta maneira é possível massacrar os adversários que têm ido à Luz. Eles não conseguem fazer 3 passes seguidos, são imediatamente abafados. E desta maneira vão ficando cada vez mais atrás, cada vez mais sem profundidade no seu jogo, e quando a procuram saiem normalmente com poucos homens, o que os leva a jogadas inconsequentes.
Penso que um dos principais motivos que leva a que o Benfica recupere rápido a posse de bola é a maneira como joga ofensivamente. As jogadas normalmente envolvem vários jogadores num curto espaço, o que leva a que quando a equipa perde a bola haja muitos jogadores naquela zona para a recuperar. Juntando esta situação a um bom posicionamento da restante equipa faz com que a equipa esteja equilibrada para recuperar a bola rapidamente.
O Paulo Sérgio ao perceber isto mostra que está atento e que percebe o actual Benfica, e prevejo um jogo bastante difícil frente ao Vitória.

domingo, 15 de novembro de 2009

Di Maria

Ao que parece Benfica e Manchester City estão a tentar negociar uma possível saída de Di Maria já em Janeiro.
Eu nestas coisas prefiro esperar para ver, notícias destas vão começar a aparecer todos os dias dado o valor do actual plantel do Benfica.

Agora, supondo que é verdade, que Di Maria possa mesmo sair já em Janeiro, acho em primeiro lugar que o Benfica faz mal. Isto claro que é a opinião de um adepto que apenas gosta de ver bom futebol e que de momento anda entusiasmado com o excelente inicio de época da equipa. Agora, não nos podemos esquecer no investimento que o Benfica fez este ano, até que ponto esta receita não é crucial para o Benfica? É este tipo de análise que um adepto normal nunca poderá fazer, porque não tem todos os dados, não conhece a realidade do clube.
Em termos meramente desportivos o Benfica está com uma grande dinâmica, e Di Maria tem sido um dos pilares da equipa. Mas meus amigos, o Benfica este ano não depende de ninguém em particular, depende sim da dinâmica criada por Jorge Jesus, que para mim é sem sombra de dúvidas o responsável por tudo o que de bom tem acontecido esta época, e acreditem que Jorge Jesus terá uma palavra a dizer sobre isto. E quanto a isso estou perfeitamente tranquilo, o que Jorge Jesus decidir para mim está bem, confio cegamente no nosso treinador.
Tenho a certeza que se ele achar que o Di Maria é crucial para ser campeão a direcção não o deixa sair.

sábado, 14 de novembro de 2009

Já leste o Ricardo?

Ao sábado de manhã penso que muitos Benfiquistas trocam mensagens e telefonemas que se iniciam com esta pergunta, "Já leste o Ricardo?". O "nosso" Ricardo Araújo Pereira presenteia-nos sempre com grandes tiradas e actualmente é quem melhor defende as nossas cores nos media, adocicando com humor as verdades cruas do nosso futebol.

Deixo aqui uma das pérolas deste Sábado:

"...o Sporting continua sem treinador por não ter tido capacidade para contratar o técnico da Académica de Coimbra. Quem sonha alto arrisca-se a desilusões, e o homem que orienta o último classificado da Liga Sagres e iniciou a carreira no mês passado veio a revelar-se uma fantasia impossível para o clube leonino.".

Granda Ricardo!!!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Carrega Benfica!!

Volto a escrever sobre o Benfica-Naval.
Este jogo só foi possivel ganhar pela qualidade dos jogadores e do seu treinador. O treinador por aquilo que idealiza, e os jogadores pela execuçao do plano traçado. Isto em termos teóricos seria perfeito e todas as equipas funcionariam, inclusivé as do Luis Campos. No entanto existe uma série de factores aleatórios que intervém neste processo. A qualidade do adversário, a sorte ou azar no jogoo, por vezes o apitador, factores climatéricos etc, etc.
No entanto este ano existem 2 outros factores a ter em conta na análise ao Benfica: os seus adeptos e o querer dos jogadores.
Normalmente um jogador faz a diferença pela sua qualidade técnica. Nem todos sao um Carlos Secretário (felizmente) mas também nao há muitos Pablos por aí. Entao onde está a diferença? No querer. Em futebol, como na vida, “Vale mais quem quer do que quem pode”. Por isso aplaudo e vibro com os cortes e chega pra lá do Javi Garcia, com as arrancadas da nossa defesa do David Luiz, com a garra do Ramirez, com a autoridade do Luisao, com a entrega total do Maxi durante 180 minutos caso fosse necessário. Porque estes contagiam os artistas, desde os Magos até ao Matador Implacável do Paraguai! E assim com este espirito e determinaçao sofremos mas ficamos em campo mais perto de atingir os nossos objectivos.
O outro aliado sao os adeptos. O adepto do Benfica já passou por muita coisa. Muito sofrimento que nem vale a pena recordar. Eu falo por mim. Cheguei a fazer muita asneira com as derrotas, a provocar muita algazarra simplesmente porque nao se ganhava. Mas este ano tudo está diferente. Ficámos encantados com a constituiçao do plantel. Com o discurso ganhador do Treinador, um discurso á Benfica e que já nao ouvíamos há muito. Por isso e com o aparecimento dos primeiros jogos passámos a dobrar o encanto. Sabem o que me custa passar o tempo de um jogo até ao outro? E quando temos um momento difícil em campo respondemos de fora para dentro. No final do jogo com o Marítimo só se lamentou a finalizaçao, porque jogámos e criámos muitas oportunidades. Nao ouvi lamentos em relaçao a atitude ou em relaçao á qualidade do futebol apresentado. Mas onde senti a diferença foi com o Nacional e com a Naval. Com o Nacional após o golo deles o público só descansou depois de desfazermos a igualdade, e dado a rivalidade entre treinadores cada golo era festejado com muito vigor. No jogo de segunda foi onde pela primeira vez parecia que nao conseguiamos chegar lá. Nao posso deixar de referir o David Luiz instantes antes do golo a pedir apoio ao público, o Ruben Amorim caído no chao como um guerreiro vitorioso depois de uma batalha vitoriosa, o sofrimento do Rui Costa no Túnel á espera que o jogo acabasse. Mas o encanto é esse o público puxa a equipa, e a equipa atinge os objectivos.
Ou estou muito enganado ou estamos a renascer a famosa mística do Benfica?
P.S. Sabem que só jogamos daqui a 2 semanas?????!!!!

Dá-me um gozo...

Ao ler a entrevista do Nani ao jornal I(http://www.ionline.pt/conteudo/32230-nani-na-seleccao-fazem-me-festas-mas-depois-vou-o-banco), deparo-me com a seguinte pergunta:

Sempre foi sportinguista?
Nani:
Não... [sorriso]. A minha mãe garante- -me que quando era bebé eu dizia: "Golo 'quica." Queria dizer o quê? Benfica, claro. Os meus irmãos também sabem essa história toda. É verdade, era do Benfica.

Não nos faças uma dessas

Não nos faças uma dessas agora. Neste momento precisamos de todos para darmos a sapatada.
Não sou daqueles que dizem "só faz falta quem está", para mim fazem falta os melhores e tu és dos melhores. Por isso conto contigo para atacarmos esta fase decisiva do campeonato.
A melhor dupla de centrais do campeonato não pode faltar.

Força LUISÃO!!!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Robert Enke

(1977-2009)


Também foste um de nós...

Descansa em paz!!!

Já não me lembrava....

...de me saber tão bem ganhar por 1-0!

Pura Matemática: Quando 1 vale tanto como 5 ou 6....

Estou de rastos. Sinto-me como se tivesse corrido os 90 minutos. Para subir as escadas foi uma carga de trabalhos. Por ser tao difícil foi tao comemorado.

Carrega Benfica!!

Desculpem mas nao posso mais. Vou dormir, mas com um sorriso bem grande.

O Benfica vai ser campeao!!!!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Benfica - Naval

Mais um jogo, mais uma vitória!!

A Naval já é sina, provoca sempre grandes dificuldades ao Benfica, desde que chegou à Liga são já imensos jogos que não conseguimos ganhar-lhes que até mete raiva!!
Mas este jogo foi diferente... À muito que não via uma equipa tão atrás na Luz, foi tudo a defender, um muro. Como jogam de amarelo até parecia que colocaram um autentico autocarro da Carris em frente à área.
Foi uma vitória incontestável, da única equipa que quis ganhar contra uma que não queria perder. Jogámos bem, houve atitude e esperança até ao fim e agora que venha a lagartada!!
Estes jogos são muito importantes e são vitórias em encontros destes que me dão confiança na conquista do título.
Nestas partidas contra uma defesa cerradissima, e a bola não querer entrar ou naquelas em que uma equipa não joga tão bem, ou faz um jogo menos conseguido é que são as vitórias importantes e os pontos que "dão" campeonatos. Quantas vezes eu me lembro do porto em jogos menos conseguidos terem aquelas preciosas ajudas (penaltys em muitos casos), de modo a que no fim do campeonato já ninguém se lembrasse. Já agora, este fds mais uma vítima no extenso rol do Bruno Alves... Sem comentários!!

Carrega Benfica, rumo ao título!!

Abraços

domingo, 8 de novembro de 2009

Ser grande...

Na sequência da crónica de Rogério Azevedo fiquei eu próprio a pensar como se pode definir "um grande".
E para a grandeza de uma instituição, neste caso de um clube, o que realmente conta é o peso que tem na sociedade. E este peso ganha-se, ganha-se com história, ganha-se com vitórias, ganha-se com o saber reagir a derrotas, ganha-se com grandes jornadas europeias, ganha-se com a história individual dos seu grandes jogadores e ganha-se sobretudo com o respeito das pessoas.
E em Portugal realmente só Benfica, Sporting e Porto preenchem estes requisitos.

Claro que o Benfica se destaca dos seus dois rivais. Porque o Benfica tem a capacidade de mobilizar não só os seus milhões de adeptos como de mobilizar os seus anti-adeptos, ou seja tem a capacidade de mobilizar o país. Tem por isso a capacidade de monopolizar as primeiras páginas dos jornais desportivos e a de abrir telejornais. Qualquer notícia sobre o Benfica vende.
Não esquecendo que o Benfica vem do maior período de crise da sua história, mostrar esta capacidade nesta altura só mesmo à altura de um GRANDE clube.

Não é por acaso que Paulo Bento disse que o Sporting tem de deixar de ter complexo de inferioridade em relação ao Benfica. Que para mim é o maior pecado do Sporting. Clube que eu aprendi a gostar e a respeitar. A minha familia é toda sportinguista, excepção feita ao meu pai e a um tio, o resto é tudo lagarto. Em miudo ía muitas vezes a Alvalade, tinha a sua mistica. Mas com o passar dos anos foi perdendo carisma, os adeptos passaram a ser muito mais anti-Benfica do que propriamente sportinguistas, passaram a ser mais pelo Porto e o clube foi perdendo identidade.
Para os sportinguistas desde que a equipa acabe à frente do Benfica está tudo bem, e foi esse "está tudo bem porque ficámos 4 anos à frente do Benfica" que lhes está a custar, provavelmente, das piores épocas de sempre.

Em relação ao Porto, é um clube grande, não duvido, pelos seus recentes êxitos, mas é o único clube que eu não consigo respeitar.
É um clube que está onde está com base na corrupção, com base na violência, com base numa mentalidade do "está tudo contra nós" e com base num anti-benfiquismo primário.
Aínda hoje assisti à vitória do Maritimo contra o Porto, um jogo em que o Porto jogou NADA, ZERO. O que é que os comentadores da SportTv disseram sobre o Porto? NADA,ZERO. Se fosse o Benfica a fazer o jogo que o Porto fez, não demorava 5 minutos, começava no guarda-redes e só parava no Jorge Jesus, "rasgavam" tudo e todos, começavam logo a pôr em causa tudo o que foi feito.
Pergunto, porquê a diferença de tratamento a um jogo do Benfica e do Porto?
Penso que todos nós sabemos....

Apenas 8 campeonatos desde 1958!!! Por Rogério Azevedo ("A Bola - 08/11/2009")

Ganhar duas taças e duas supertaças é muito ou pouco? Se for o FC Porto é normal, se for o Benfica recente é anormal, se for o Sporting recente é normalíssimo. E ganhar três campeonatos nos últimos 30 anos? Se for o FC Porto é muuuuuito mau, se for o Benfica é muito mau, se for o Sporting é normal. Isto tudo para chegar onde? Ao seguinte: o Sporting ainda é um clube grande? Ou, por outras palavras, como se mede a grandeza de um clube?

Se for por pelo número de sócios, o Automóvel Clube de Portugal é forte candidato a ser grande. Mas não é. Ou seja, não basta ter muitos sócios, como Benfica, FC Porto e Sporting, para um clube ser grande. Riquíssimo passado? Sim, é uma perspectiva interessante. Deste modo, porém, os únicos veradeiramente grandes seriam Benfica e Sporting, pois, o FC Porto só começou a ganhar a sério há 30 anos. O peso do passado na grandeza de um clube tem, pois, de ser relativizado.

Falemos, então, de passado recente, presente e futuro. Reduzamos o passado recente a, digamos, 20 anos, ok? Quantos campeonatos ganhou o Boavista nas duas últimas décadas? Um. E o Sporting? Dois. E o Benfica? Três. E o FC Porto? Catorze. Por aqui, o Boavista teria de estar ao nível dos chamados três grandes e, como se sabe, não está. Falemos do futuro: o FC Porto continua estável ao mais ao alto nível, o Benfica mostra grande poder de voltar a ter a força que já teve.

Então e o Spo‌rting, é ou não grande? Claro que sim. Mas, para isso, teremos de falar talvez de atletismo e não de futebol. Quem ganhou oito campeonatos desde 1958 não é verdadeiramente grande.

sábado, 7 de novembro de 2009

Já Sabíamos

"Nunca me ouviram dizer que o nosso objectivo era ser segundo nem nos deu um gosto especial ficar à frente do Benfica. Mas talvez por algum complexo de inferioridade que deve deixar de existir, o que deprimiu os sportinguistas foi a pré-época do Benfica, isso criou muitos anticorpos e mais condicionantes à equipa do Sporting".

Obrigado Paulo Bento, mas já sabiamos há muito tempo.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Semana negra

O Ramires lesionou-se, o Paulo Bento acaba de se demitir e só demos 2 ao Everton.
É o que eu chamo de semana negra.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Everton - Benfica

Só tenho um desejo para esta noite... ver bom futebol. Estou ansioso para que o jogo comece!

Carrega Benfica!!!

Abraço,
Gonçalo Cabecinha

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Lobo Antunes - testemunho sobre GUERRA DO ULTRAMAR

Excerto de uma entrevista de António Lobo Antunes (ALA) à revista Visão onde, às tantas, se evoca a dita "guerra do Ultramar", em Angola, em que o ilustre Autor tomou parte. Não é em vão que este senhor é justamente considerado um dos maiores escritores portugueses vivos. [...]

V: Ainda sonha com a guerra?

ALA: (...) Apesar de tudo, penso que guardávamos uma parte sã que nos permitia continuar a funcionar. Os que não conseguiam são aqueles que, agora, aparecem nas consultas. Ao mesmo tempo havia coisas extraordinárias. Quando o Benfica jogava, punhamos os altifalantes virados para a mata e, assim, não havia ataques.

V: Parava a guerra?

ALA: Parava a guerra. Até o MPLA era do Benfica. Era uma sensação ainda mais estranha porque não faz sentido estarmos zangados com pessoas que são do mesmo clube que nós. O Benfica foi, de facto, o melhor protector da guerra. E nada disto acontecia com os jogos do Porto e do Sporting, coisa que aborrecia o capitão e alguns alferes mais bem nascidos. Eu até percebo que se dispare contra um sócio do Porto, mas agora contra um do Benfica?

V: Não vou pôr isso na entrevista...

ALA: Pode pôr. Pode pôr. Faz algum sentido dar um tiro num sócio do Benfica?

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Lacaios, moços de recados e cobardolas

O Benfica perdeu em Braga. Nao foi nada inferior ao adversário. Antes pelo contrário. Sem fazer um jogo deslumbrante mostrou qualidade como equipa. Foi um jogo equilibrado, até pela qualidade do Braga, mas volto a dizer nao fomos inferiores.

Há certos aspectos que o Benfica ainda tem de melhorar. Como clube. Foi evidente que fomos vítima de uma planeada confusao. Os lambe-botas sao uma espécie que se vao adaptando aos tempos. Os dirigentes do Braga estao a revelar-se uns tubos de ensaio. Para os patroes supremos. Mas o Benfica tem de ser mais esperto. Sugiro que a partir de agora e para evitar surpresas, a equipa regresse em bloco á cabine. Assim se houver molhadas reagimos em bloco. Nao podemos é deixar que nos voltem a surpreender. Imaginem que isto se passava no Dragao. Assim estamos prevenidos. Quando alguém se armar aos cucos....

Agora falemos do dito cujo. Aquele que assopra e faz barulho (merda também ficava bem). Caro Jorge tu nao me conheces, mas eu felizmente tenho uma memória bem viva e longíqua. Sabes onde me chamaste a atençao? Nao sabes mas eu digo. Num Guimaraes-Benfica. Foi na época 2004-05. Na altura assinalaste um penalty dos mais estranhos que já ví. O Romeu (outro anormal dos quadros dos corruptos) mandou-se para o chao e tu..... assopraste e pronto. Na altura quem te lixou foi o Geovanni com um livre fora da área que deu a vitória ao Benfica.
Mas tu és um árbitro regular. Tanto assim é que noutro Benfica-Guimaraes, para a Taça de Portugal, nao conseguiste ver o Flávio Meireles a marcar golo com a mao. Resultado: Benfica eliminado. Na época passada mantiveste o nível. O Lucho sente um sopro e tu voltas a assoprar (ou fazer merda). Aí nao estiveste ao teu nível. O Benfica acabou com 9 mas o teu clube nao ganhou o jogo.
Agora em Guimaraes dou a mao á palmatória! (sempre quis escrever isto) Como diria uma escuta do Martins dos Santos: “Bem roubadinho”. Passemos aos casos:
Actuaçao disciplinar: Joao Pereira foi perdoada a expulsao; Rodriguez foi perdoada a advertencia;
O Golo anulado é de uma aberraçao. Entao o Cardozo fez falta? Ou foi o Luisao? Javi Garcia?
Túnel: Essa foi de mestre. Entao o Cardozo levou 2 solhas e tu, espera aí que é este mesmo que vai embora.

Sem me alongar muito mais digo que estiveste brilhante. Deixa-me dizer-te uma coisa. Um dia destes vais ter azar. A malta vai achar que já chega. Tudo tem um limite. E aí Jorge, vais ver com quantos paus se faz uma canoa.

De resto entre chamadas de lagartos ressabiados e dragoes amorfos o Benfica está em 2º Lugar, contínua a ser a equipa que joga melhor e vai ser campeao nacional este ano.

domingo, 1 de novembro de 2009

E o Benfica perdeu....

Finalmente fez-se a vontade dos adeptos do 2º maior clube português, o Benfica perdeu. Mas não foi fácil perder. Conjugaram-se diversos factores para que isso acontecesse.
Como o Luisão muito bem deixou claro no final do jogo, além do suor dos jogadores da equipa do Braga, que actualmente é a 2a melhor equipa portuguesa, é preciso criar uma onda "contra" criada fora do campo.
Juntando a essa onda o Benfica não teve uma pontinha de sorte nalgumas boas oportunidades criadas. Por tão pouco Keirrisson e Ramires não fizeram o golo. Jogadas houve que não chegaram a ser verdadeiras oportunidades por muito pouco.
Quanto ao árbitro nada que não se estivesse à espera, então quando vi o CRAC perder 2 pontos 6a feira suspeitei logo do que estava a ser preparado.
Vamos a factos:
- Durante o jogo em 4 ou 5 bolas na mão dos jogadores do Braga apitou ZERO. Nem uma.
-O golo anulado ao Luisão é um autêntico roubo. "Agarrões" daqueles há em todos os lances dentro da área. Quantas vezes anulam eles estes lances?? Quando lhe interessa...Óbvio.
- O João Pereira já com cartão amarelo faz falta sobre Di Maria, quando este já ía a entrar na área. 2º amarelo? Não. Não convém...
- Com a bola em jogo, um jogador do Braga derruba Di Maria. Penalty. Não, marcaram um a semana passada sobre o Aimar que não existiu, agora só se partir a perna.
- Para compôr o ramalhete, conseguiu expulsar o Cardozo, o goleador do cameponato. Ou seja, no tunel estavam mais de 30 pessoas. Quem é expulso? O melhor marcador da equipa.

O que gostei mais:
Ver que o Benfica tem um estilo de jogo definido, esteja o jogo a correr de feição ou não, o Benfica sabe o que faz como equipa. Cada jogador sabe o seu papel.
Gostei da forma como a equipa reagiu ao 1º golo do Braga.
Gostei da entrega da equipa, da crença que a equipa teve em chegar ao empate.

O que não gostei:
Da entrada da equipa em campo. Apesar de o Braga ser uma boa equipa, não lhe podíamos ter dado aqueles 5 minutos de moral.

Mas esta derrota serviu mais uma vez para comprovar a nossa grandeza.
Quando durante esta semana ouvi e li que iriam ser preparados por um grupo de adeptos várias manifestações de desagrado em relação à equipa do Sporting, qual não é o meu espanto quando vejo que os tais adeptos descontentes guardaram os cartazes de "RUA" e receberam a equipa leonina com uma estrondosa salva de palmas.
A razão?
O Benfica perdeu e os perus incharam.