terça-feira, 27 de outubro de 2009

6IGA A BANDA! OU PODIA SER SLB 6 EVER!

Ontem fui á Luz!

Devo dizer que é um prazer reencontrado. Gostei de quase tudo. Depois de fazer as filhotas sócias estive com elas no centro do relvado. Os olhos da Mariana a olhar para aquela grandiosidade deixa qualquer pai babado. Antes do jogo cantámos várias vezes o "Glorioso SLB" e elas sempre a cantar.

O Benfica está uma equipa muito forte. Consegue a proveitar com quase máxima eficácia as primeiras oprtunidades que cria. E isso faz a diferença ao mais alto nível. A seguir deparámo-nos com rastilhos do Sistema. E a diferença foi só uma: com a nossa qualidade e de uma forma tranquila arrasamos o adversário. Com muita qualidade. Quero realçar um ou outro jogador mas nao consigo. Tinha de destacar todos.
Estamos em primeiro lugar, algo que nao nos deve fazer deslumbrar. Continuem a trabalhar assim, que nós gostamos. Aliás quero referir e dar o devido destaque ao público na Luz. Aquilo é pressao positiva. Mesmo depois do golo do Nacional (ilegal) o público recomeçou logo a puxar pela equipa. Vê-se que é um público com muita vontade de vencer. E todos juntos conseguiremos!!!
Carrega Benfica

domingo, 25 de outubro de 2009

Ó Lucílio, se aquilo não é falta....(Por Rogério Azavedo)

Há quem não goste(eu!) do futebol do Inter, há quem prefira o futebol inglês(eu!), há quem aprecie muito mais o futebol espanhol(eu!) , mas há quem ache(eu!) que José Mourinho continua a ser um dos melhores treinadores do Mundo. Tem dois pontos de avanço sobre o 2º classificado(Sampdoria), melhor ataque da liga italiana(21 golos em 9 jogos) e melhor defesa da prova(5 golos sofridos). Anteontem, na véspera do jogo com o Catania, disse qualquer coisa como isto: "Não me interessa a opinião dos outros." Bom, aí estou ao nível do homem de Setúbal...

Há quem não goste(eu!) de ler tanta crítica sobre arbitragens, há quem não suporte(eu!) ver árbitros transformados em bodes expiatórios de tantas derrotas, há quem ache(eu!) que eles têm tanto direito ao erro como um guarda-redes frangueiro ou um avançado perdulário, mas deve haver quem sinta(eu!) que o 1-0 de João Tomás ontem, frente ao Sp. Braga é de arrepiar. E como também "não me interessa a opinião dos outros", como a do meu camarada Vitor Queirós, cronista do Rio Ave-Sp. Braga, aqui fica o meu comentário ao golo de João Tomás: "Ó Lucílio, francamente, se aquilo não é falta, será falta o quê?"

Há quem não goste(eu!) do estilo extrafutebol de Cristiano Ronaldo, há quem ache(eu!) que ele deveria aligeirar a arrogância que, por vezes, se nota em algumas declarações, mas quem considere(eu!) que há um Real Madrid com ele e outro sem ele. Ontem mesmo com Kaká, Raul,Xabi Alonso, Drenthe e Diarra em campo, empate a zero em Gijon. "Ó Pellegrini, francamente, aquilo é muito pobrezinho sem o CR9, não é?"

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Amo-te Benfica...

Depois de ouvir o último som, e porque estou sem nada de importante para fazer, apeteceu-me ver mais qualquer coisa...

Desafio a que um benfiquista me diga que fica indiferente ao video...




abraço,
Gonçalo Cabecinha

Para quem quiser ouvir um bom som...

Depois da bonita vitoria de ontem.. Acordei com vontade de ouvir uma música.

E a minha escolha foi esta:



Abraço,
Gonçalo Cabecinha

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Tem o Benfica uma boa equipa?

O que diferencia uma "boa equipa" de uma equipa que "joga bem" é a capacidade dos jogadores e fundamentalmente do treinador em perceber os diversos momentos do jogo.
Durante 90 minutos é normal que o adversário possa ter o domínio de jogo. Perceber esse domínio e "não abanar" é fundamental para se ser uma boa equipa.
Vem isto no seguimento do jogo Benfica-Everton. Durante a primeira parte o Benfica jogou mais atrás do que certamente os adeptos desejariam. Mas a capacidade dos jogadores perceberem que isso era "apenas" um momento do jogo, e que mais tarde ou mais cedo o Benfica iria ter o "seu momento", fez com que o Benfica partisse para mais uma goleada.
Não fosse o Benfica consistente, e certamente hoje com aquela primeira parte o Benfica iria ter muita dificuldade em ganhar o jogo.
Mais do que os jogos em que corre tudo bem e que o Benfica não passa por dificuldade alguma, são estes jogos que me deixam tranquilo. São os jogos em que o Benfica passa por momentos menos bons, e que mesmo assim acaba por ganhar, que me deixam convencido que mais que uma equipa que joga bem, esta época temos uma boa equipa.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A caminho de mais uma vitória

Tenho andado afastado aqui do blog por motivos profissionais pois ando com um novo projecto lá no trabalho.
Curiosamente coincidiu com a paragem do campeonato e dos jogos do Glorioso.
Para mim e para milhões de pessoas estar tanto tempo sem ver o Benfica (sim, porque o jogo do passado sábado não deu para aquecer) é algo que não pode acontecer e parece que nem nos sentimos tão bem, ficamos mais deprimidos lol
Bem, mas agora com o regresso ao futebol a sério para amanhã prevejo um jogo complicado.
Cada vez que me lembram equipas inglesas o que me vem logo à memória são as vitórias em Anfield Road (2-0 ao Liverpool) e em Highbury Park (3-1 ao Arsenal). 2 jogos em que foi demonstrado o que é o Benfica e que grandes alegrias nos deu!!
Em termos estatísticos os jogos com equipas inglesas nunca são fáceis para nós mas o que interessa é o momento em que estamos, a forma como jogamos, como marcamos, como dominamos os adversários!! Algo que não acontecia à muito tempo e vamos desfrutar destes tempos.

Força Benfica a caminho de mais uma vitória!!

domingo, 18 de outubro de 2009

Rogério Azevedo

Leio a "A Bola" há muitos anos, talvez por influência do meu pai, não sei, sei é que se não a comprar parece que me falta algo. Parece que há qualquer coisa de importante que se passou e que não tomei conhecimento.
Confesso, no entanto, que cada vez há menos colunas que me interessam. Esta moda de pôr a escrever Eduardos Barrosos e Ruis Moreiras chateia-me. Não gosto de opiniões tendenciosas. Não gosto de ler opiniões sobre futebol de alguém que apenas escreve porque é conhecido, ou porque aparece em programas de paineleiros.
Gosto de ler colunas e opiniões de verdadeiros jornalistas, de gente que acrescenta algo.
Isto tudo para chegar a Rogério Azevedo.
Há muito tempo que descobri a coluna Meio anjo, meio diabo. Ao tê-lo feito, descobri também Rogério Azevedo. E são estes e não os outros que mandam umas "larachas" em tons de verde, de azul ou de vermelho que me fazem comprar o jornal.
A coluna, normalmente refere-se a situações que todos viram mas que poucos se lembraríam que tinham algo em comum. A forma simples e o ritmo com que Rogério as descreve e relaciona são, para mim, uma das razões de comprar a "A Bola" ao Domingo.
Por este motivo passamos a transcrever a coluna todos os domingos.
Espero que gostem tanto como eu...

Meio Anjo, meio diabo por Rogério Azevedo (in "A Bola", 18 de Outubro de 2009)

Carlos Queiroz faz-me lembrar Dave Wottle. Sim, bem sei que apenas 0,0000001 da população portuguesa saberá quem é Dave Wottle. Por isso, aqui fica uma dica: vão ao youtube e coloquem <<1972 Olympic 800m Final>>. Cliquem e observem. Aos 14 segundos do filme verão um rapazola magríssimo, branquíssimo, com os calções a baloiçarem-lhe na cintura e um chapéu ridículo por cima dos cabelos louros. Agora, vejam o vídeo até ao fim: é (como já perceberam) a final dos 800 metros dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972. Vejam lá se o bom do Wottle não parece o Carlos Queiroz. Parte bem, mas depressa fica sem esperança, sempre a correr atrás de todos e, de repente, pertinho do fim da prova, talvez pelos 550 metros, começa a passar adversários atrás de adversários e, pimba, em cima da linha de meta, sagra-se campeão olímpico. É assim que vejo a qualificação portuguesa para o 'play-off', aqui personificada em Carlos Queiroz. Agora, o seleccionador nacional está como Wottle estava ao minuto 2,15 do vídeo do youtube: pertinho de ganhar a qualificação para a África do Sul, mas sem aínda a ter ganho. Falta o 'play-off'.

Carlos Queiroz faz-me lembrar, por outro lado, os Monthy Pyton. Corrijo: quem me faz lembrar os Monthy Pyton são os 'adoradores' e os 'detractores' do actual seleccionador nacional: alegram-me a vida. Tão obcecados andam com a figura de Queiroz que quase parecem Maradona, que não quer ser cinzento, apenas branco ou preto. Alguns são acrobatas tão talentosos que, como Pessoa, chegam a fingir que é dor a dor que deveras sentem. Queiroz é bom? Sim, é. Mas não é Deus. Erra? Sim, erra. Mas não é Diabo. É, apenas, um treinador.

Link do vídeo da final dos 800 metros da final dos Jogos Olímpicos de Munique:
http://www.youtube.com/watch?v=5LHid-nC45k&NR=14

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Benfica , o clube do regime (onde é que eu já ouvi isto???)



Uma das coisas que mais me perturbam é aquela velha máxima de que uma mentira contada muitas vezes passa a ser verdade. E isso acontece muitas das vezes em casos que nós presenciamos, imaginem então o que pode acontecer com casos que já vêm de há décadas a esta parte e que passam de gerações em gerações.
Vem isto na sequência daquela velha mentira de que o Benfica era o clube do regime. O clube do Salazar.
Vamos então a factos.

António de Oliveira Salazar, governou com mão de ferro Portugal de 1933 a 1968 (35 anos).
O Benfica nesse periodo foi campeão 16 vezes.
O sporting foi campeão 12 vezes.
Depois do Salazarismo:
O Sporting ganhou 6 campeonatos.
O Benfica ganhou 15.

A época dourada (em termos internos) do Benfica coincide com o período mais esquerdista de Portugal, 1970-1980. Em 10 edições do campeonato, na década de 70, o Benfica conquistou 6 e conseguiu fazer dois campeonatos sem perder um único jogo. De realçar, que nos 20 anos seguintes à revolução de Abril, o Benfica venceu 10 campeonatos e 7 Taças de Portugal, contra 8 campeonatos e 5 taças ganhas pelo Porto e 2 campeonatos e 2 taças conquistadas pelo Sporting.
Elucidativo…

Na história do Benfica contam-se imensos dirigentes que lutaram contra o fascismo de Salazar.
Manuel Conceição Afonso!
Félix Bermudes (o autor do hino censurado) foi perseguido pela PIDE! Foi o verdadeiro autor do hino oficial do Benfica que se chamava “Avante Benfica” e foi censurado por Salazar por ser entendido como uma afronta ao seu poder.
No consolado de Tamagnini Barbosa o clube chegou a correr o risco de ser encerrado pelo governo por alegadamente estar tomado por "conspiradores"!
Júlio Ribeiro! Este declarou publicamente que não se recandidataria à presidência do clube porque sabia estar a prejudica-lo junto do poder central dada a sua forte conotação política com a oposição!
José Magalhães Godinho, conhecido opositor do regime, foi o primeiro director do jornal do Benfica.
O Benfica chegou a ter um presidente operário (Manuel Afonso, também, naturalmente, oposicionista), e foi, de longe, o clube desportivo que mais problemas criou a Salazar, como de resto seria de esperar numa agremiação tão marcadamente popular desde a sua fundação.

Os órgãos sociais do Benfica sempre foram eleitos democraticamente, o que por diversas vezes foi alvo do olhar recriminador da PIDE, que acompanhou os actos eleitorais e assembleias-gerais bem de perto. Durante muitos anos foi o Benfica a única das grandes instituições do país onde o poder era escolhido através de voto livre e democrático. Nem o Jornal do clube escapou à perseguição, sobretudo quando tinha à sua frente José Magalhães Godinho.

Quanto ao Sporting, saibam que esse clube foi fundado porque a elite aristocrática não se queria misturar com a ralé vermelha. Esse sim era o clube preferido da nobreza fascista. A vergonha chegou a este ponto: o Benfica sagrou-se campeão na época 1954/55 mas foi o Sporting, o clube escolhido para representar Portugal na recém-criada “Taça dos Campeões Europeus”, não fossem os dirigentes desse clube todos membros da "Legião Nacional" e da "União Nacional" (partido único de então).

Do FC Porto, basta dizer que o Estádio das Antas foi inaugurado no dia 28 de Maio de 1952, numa cerimónia pomposa que contou com a presença do General Craveiro Lopes. Sabem o que alguma facção da nossa sociedade celebra nessa data? O golpe de 28 de Maio de 1926 que pôs termo à Primeira República Portuguesa, levando à implantação da auto-denominada Ditadura Nacional, depois transformada, após a aprovação da Constituição de 1933, em Estado Novo.

Pelo contrário, o antigo Estádio da Luz foi construído (muitas vezes literalmente) pelos sócios do Benfica, sem recurso a quaisquer subsídios, e permitiu ao clube acabar com os sucessivos despejos a que foi sujeito e a que foi estoicamente resistindo. Curiosamente, o estádio que o Benfica utilizava antes tinha sido arrendado pelo Sporting (clube da aristocracia lisboeta), que então lhe chamava Estádio 28 de Maio. O Benfica não só fez questão de o inaugurar num dia 5 de Outubro, como lhe mudou o nome, designando-o apenas por "Campo Grande".

Fontes:
http://www.benfiquismo.com/2009/08/
http://www.zerozero.pt
http://jopabasa.blogspot.com/2009/03/os-clubes-do-regime-salazarista.html
http://marvermelho.blogspot.com/2006/02/o-verdadeiro-clube-do-regime.html
http://benficapower.blogs.sapo.pt/31455.html
http://otribunaldaluz.blogspot.com/2009/10/fcporto-protegido-pelo-antigo-regime.html

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ser salvo ou anunciar o maior clube do Mundo?




Força Benfica!!
Abraço,
Gonçalo

p.s Beijinho para a minha Inês que me enviou o video. Um dia ainda vais ser fanática como eu!

sábado, 10 de outubro de 2009

3 Semanas é muito!

Hoje escrevo no blog pela primeira vez. Costuma-se dizer que a primeira vez é sempre a mais difícil. Confesso que nao me sinto muito á vontade mas, tal como o SLB, darei o máximo.
Apercebi-me que só jogamos daqui a 3 semanas. Só veremos o Glorioso daqui a 3 semanas?! Mas estao a brincar com isto? Um gajo pode passar 3 semanas sem ver a mulher, 3 semanas sem ver o filhote, até aguento 3 semanas sem...., mas 3 semanas sem o Glorioso???
Temos de mandar um sms ao Dr Herminio em relaçao á proxima calendarizaçao. Nunca mais se atreva a uma situaçao destas.
Em relaçao á Selecçao lá ganhamos!!! Com 2 golos do Grande Simao!! Nao podemos considerar já a hipótese do seu regresso? É muito bom o nosso capitao!!
E pronto fica aqui o primeiro contributo. Sinto-me bem. Sinto-me cómodo. Este sabor que sentem todos os benfiquistas é muito bom!!!
P.S. Vai começar o jogo que realmente vou seguir com atençao. Força Di Maria. Força Pablito!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Maradona elogia Aimar: «Vê-lo jogar é uma delícia»

Diego Armando Maradona fez rasgados elogios ao nº 10 do Benfica, na antecâmara dos jogos decisivos que a Argentina vai enfrentar, para alcançar um lugar no Mundial.

«O Payasito (alcunha de Aimar) é a minha fraqueza. Vê-lo jogar é uma delícia. Tem toques incríveis, mudanças de velocidade, entrega a bola de bandeja. Era um desperdício se não o chamássemos», disse El Pibe...
Pablo, Pablito Aimar...
Que lá glória volverá
Como Kiempes e Piojo
Otro Pibe imortal...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Benfica 3 - Paços 1

Adivinhava-se um jogo complicado. Porque o Benfica havia perdido contra o AEK, porque o Paços costumava causar problemas ao Benfica, porque se previa uma noite chuvosa e porque naturalmente o 2º maior clube de Portugal, composto por 6M de pessoas, estava ansioso para que fosse a noite má para o Benfica.

Porém, este ano temos um Benfica à Benfica, um treinador à Benfica, jogadores à Benfica e adeptos à Benfica. Num estádio onde o vermelho voltou a predominar, o Benfica entrou muito forte e fez por merecer a vitória.

Voltei a gostar imenso do nosso Benfica. Um futebol rápido, pressionando o adversário, com imensas oportunidades criadas e, como frisou o nosso treinador, que nos poderia ter dado um resultado ainda mais folgado no final da primeira parte.
Na segunda parte, perante o cansaço e a imensa chuva, os jogadores baixaram a intensidade e limitaram-se a controlar o jogo.

Destaco nesta vitória 3 jogadores. O carlos Martins que após longa pausa apareceu muito bem. Normalmente é difícil entrar na dinâmica da equipa e jogar, após lesão, com a qualidade que ele jogou. Saviola que criou imensos desequilíbrios, sempre rápido com a bola, um quebra cabeças para a defesa do paços... Javi Gacria, pela sua categoria no desarme, muito forte no jogo aéreo, rápido e esclarecido quando o Benfica sai a jogar nas transições ofensivas (para mim esta é a maior revelação de todas as contratações).
Seria injusto não referir Cardozo. Livre cobrado com excelência, muito mais solto do que o costume e uma referência no ataque do Benfica.

Agora que já pouco há a dizer em relação à qualidade do futebol deste Benfica, e já se perdeu o tema de que o treinador do benfica tem dificuldades de comunicação, existe uma novo assunto para os comentadores desportivos. Até quando aguentam os jogadores do Benfica o desgaste provocado pela pressão alta, rapidez a atacar, agressividade para recuperar a bola e quantidade de jogadores que aparecem na área na hora de atacar ? Faz-me sorrir este novo tema...

Assuntos novos, assuntos velhos, assuntos descabidos -veja-se que até o Benfica Stars Fund incomoda- tudo serve como pretexto para falar sobre o Glorioso!

Força Benfica!!
Abraço,
Gonçalo Cabecinha

P.S. Comentem também vocês quais os jogadores que destacam na última vitória.

sábado, 3 de outubro de 2009

José Eduardo Bettencourt

Ao ler as recentes declarações do presidente JEB fiquei preocupado. Quando JEB foi eleito pelos associados do Sporting fiquei contente. Disse para os meus amigos que os sócios do Sporting tinham cometido dos maiores erros da história do nosso histórico rival. Mas aos poucos tenho-me apercebido que o homem não é parvo de todo. As suas últimas declarações deixaram-me apreensivo.

JEB diz que "A equipa sofre muito desde que começou esta época, pois sentiu, desde muito cedo, a pressão da onda que nasceu em torno do Benfica".(http://www.record.pt/noticia.aspx?id=f8427674-9cbe-4735-9fef-a9af7bef0ce1&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024)

É a primeira vez que um presidente do Sporting assume publicamente aquilo que é óbvio para muitos há muitos anos, ou seja, que o Sporting anda a reboque do Benfica, que o Sporting gira em torno do Benfica.
Alguém duvida que Paulo Bento AINDA está no Sporting porque tem ficado à frente do Benfica?!
Alguém duvida que um dos males do Sporting este ano é a pujança com que o Benfica está?!

Pois é malta, o homem não é parvo, e pior, o homem tem coragem, tem coragem de dizer aquilo que muitos pensam mas não dizem.

Por isso, Parabéns Presidente!!!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Deita cá para fora....


O Presidente é um ser humano normal, com objectivos e ambiçoes como qualquer outra pessoa. Tem desejos secretos como qualquer um de nós. Apoiado por uma imprensa que o apoia com um simples piscar de olho, acaba por relatar os seus maiores anseios.
Sempre com ironia que o caracteriza. Como pessoa hospitaleira que sabemos que é, e que até em tribunal o conseguiu provar, alberga nao árbitros mas desejos recalcados. Nao se iniba. Nunca. Saia do seu armário. Relate tudo o que lhe assalta a alma. Deite cá para fora. Tudo. Ou quase tudo.
Sao vitórias consecutivas? É o facto de este ano se marcarem as grandes penalidades que no ano passado nao se marcaram? É o facto de termos tanta gente num mero Benfica - Leixoes, como quase num clássico Porto - Sporting? Ou será o animo que se vai sentindo aí pelos benfiquistas de todo o país de todo o mundo?
As suas tiradas costumam dizer o que sente pelos seus rivais. A indiferença com que trata o Sporting é comprovativo disso. Agora o Benfica nao. Porque o Sr Presidente sabe bem a diferença entre um e o outro.
Por isso cada vez que fale de nós já saberemos que o estamos a incomodar. Que está preocupado com a Onda Vermelha. Mas este ano daremos a resposta dentro de campo. Com golos impossiveis de invalidar, sem casos a nosso favor, apenas o resultado da nossa superioridade. Sim pode acreditar, a nós o que nos custa mais é ganharmos algum jogo através de alguma casca de banana ou outra fruta descabida.
E sempre que lhe apetecer, vá a uma janela e com a cara tapada pode sempre utilizar uma bandeira nossa e cantarolar: Ninguém pára o Benfica....